Metro de Lisboa reforça contributo para a mobilidade sustentável

21-09-2022

No âmbito do serviço público de transporte que o Metropolitano de Lisboa presta, a empresa tem vindo a implementar medidas e projetos que visam a redução progressiva dos consumos de água, energia e emissões de CO2, bem como uma gestão racional desses mesmos recursos.

Com vista à racionalização e redução do consumo de energia na rede, encontra-se em curso um plano de alteração e substituição da iluminação existente na estações por tecnologia LED, cujo baixo consumo, durabilidade e período de vida útil permite reduzir o consumo. Atualmente, 25 das nossas 56 estações estão totalmente remodeladas e o Metropolitano de Lisboa irá equipar gradualmente todas as estações da rede com tecnologia LED, dando assim mais um passo no caminho da sustentabilidade.

Em 2024, o Metro de Lisboa prevê colocar em serviço uma central fotovoltaica no Parque de Material e Oficinas das Calvanas, com capacidade para produzir 2 MW de energia por ano, uma medida que permitirá reduzir a dependência dos nossos fornecedores de energia em 5%.

O Metropolitano de Lisboa destaca-se por ser um meio de transporte amigo do ambiente que utiliza a mobilidade elétrica com uma elevada eficiência energética, através de um baixo consumo de energia por passageiro transportado.

Assim, o Metropolitano de Lisboa tem conseguido alcançar os seus objetivos relativamente à redução de consumos. No final de 2021, comparativamente com o ano de referência 2010, o Metropolitano de Lisboa tinha já atingido:

Redução de 22% no consumo de eletricidade;

Redução de 39% no consumo de gás;

Redução de 49% no consumo de água;

Redução de 69% em emissão de CO2

Redução de 69% no consumo de papel;

Erradicação do uso de plástico de uso único nos refeitórios e bares;

Promoção da economia circular e redução dos resíduos enviados para aterro;

Certificação do Sistema de Gestão Ambiental pela norma 14001:2015.

Adicionalmente, o Metro tem vindo a desenvolver um conjunto de práticas sustentáveis através da implementação do Plano Integrado de Sustentabilidade Ambiental - PISA 2030, onde consolida a sua contribuição para a descarbonização da economia e para a melhoria da mobilidade em toda a Área Metropolitana de Lisboa, com efeitos na redução do congestionamento e na sinistralidade, e no aumento da qualidade de vida.

Também o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa, atualmente em curso, constitui um importante contributo para a mobilidade sustentável. A linha circular reorganizará a mobilidade metropolitana com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos. Com um impacto estimado da procura, no primeiro ano, de 9 milhões de novos passageiros na linha Circular e de 5,3% em toda a rede, este novo anel no centro da cidade vai retirar da superfície 2,6 milhões de veículos de transporte individual por ano e reduzir 4,2 toneladas de CO2.

O prolongamento da linha Vermelha entre São Sebastião a Alcântara contribuirá com um acréscimo de 11 milhões de passageiros à rede do Metropolitano de Lisboa e uma redução de 3,7 mil viaturas individuais a circular diariamente na cidade. Esta nova extensão permitirá, ainda, uma redução de 6,2 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de operação.

O Metropolitano de Lisboa contribui, assim, de forma efetiva, para a sustentabilidade da área metropolitana de Lisboa em que se insere, ao proporcionar diariamente um serviço de transporte público de qualidade e com um reduzido impacto ambiental.