Metro garante limpeza e desinfeção regular de carruagens e estações

19-07-2021

O Metropolitano de Lisboa deu por concluída no dia 15 de julho a 17.ª ação mensal de desinfeção por nebulização elétrica em toda a sua rede.

Numa altura em que os dados da pandemia se voltam a agravar, o Metro de Lisboa continua a reforçar as medidas de limpeza e higienização deste meio de transporte, demonstrando que é um operador de transporte higienizado e seguro, em que todos podem viajar com confiança.

Esta ação de desinfeção é efetuada por nebulização elétrica, através da aplicação de um produto que cumpre a norma europeia EN14476 para várias estirpes de coronavírus e outros, que revela uma eficácia superior a 99,99%. O produto que tem sido aplicado mantem ativo o efeito biocida por 30 dias, a contar da sua aplicação.

A desinfeção das estações é feita nos corrimãos das escadas fixas e mecânicas, mobiliário de estação, máquinas automáticas de venda de títulos, cabinas e postos de venda, linhas de controlo e canais de validação, elevadores e outras instalações.

A nebulização elétrica nos comboios é efetuada através de aplicações diárias que ocorrem com os comboios estacionados nos cais e/ou términos de algumas estações, a partir das 21h00 e 22h00, respetivamente, nos dias úteis, sendo aplicado o produto em cerca de oito unidades triplas (24 carruagens) por dia, continuando a manter um intervalo de 30 dias entre a carruagem limpa no "dia 1" e a próxima aplicação do produto no mês seguinte.

A empresa está a realizar, igualmente, o reforço diário da limpeza no interior dos comboios, no que respeita às pegas e varões e outras superfícies de maior contacto, no período compreendido entre a hora de ponta da manhã e a hora de ponta da tarde, em todas as linhas.

Face à atual situação pandémica, o ML continuará a realizar este tipo de ações de higienização enquanto se verificar necessário. As ações de higienização por via do sistema de nebulização no combate à pandemia de Covid-19 permitiram que durante todo o período de pandemia o Metropolitano de Lisboa nunca interrompesse a atividade, continuando a assegurar o transporte de passageiros nos termos do contrato de serviço público em vigor e a monitorizar a evolução da situação no âmbito do seu Plano de Contingência, adequando as medidas em vigor sempre que necessário.

Pode encontrar mais informação sobre as medidas implementadas pelo Metropolitano de Lisboa com vista à prevenção e redução de risco de contaminação e contágio da COVID-19 em:

https://www.metrolisboa.pt/institucional/comunicar/covid-19/