Motor e-Skyactiv X é a maior novidade na gama Mazda para 2021

05-05-2021

A Mazda apresentou as novidades da gama para o mercado nacional, assente na introdução do revolucionário motor e-Skyactiv X no Mazda 3 e no CX-30. O SUV CX-5 aposta agora na melhoria dinâmica e na conectividade através da edição especial Homura, enquanto o ícone MX-5 apresenta-se em três versões soft-top e RF e na edição especial centenário.

A versão mais evoluída do motor a gasolina e-Skyactiv X SPCCI (Spark Controlled Compression Ignition) da Mazda marca as gerações 2021 dos modelos Mazda3 e CX-30.

O novo bloco e-Skyactiv X assume-se como uma fantástica conquista da engenharia, explorando os benefícios da ignição por compressão dos motores Diesel compatibilizando-os com a tradicional tecnologia. Assim, nasce o primeiro motor a gasolina que tem a economia, o binário e a resposta de um Diesel, mantendo a reação a alto regime e as emissões de uma unidade a gasolina.

Face à versão anterior, o e-Skyactiv X tem 6 CV adicionais de potência e mais 16 Nm de binário. O binário e potência vêem-se melhorados em todas as gamas de rotações, sendo o binário mais destacado em aceleração a baixas rotações. O Mazda3 e o Mazda CX-30 e-Skyactiv X debitam agora 186 CV (137 kW) às 6.000 rpm e um binário máximo de 240 Nm às 4,000 rpm.

Em complemento, as médias de consumos e de emissões de CO2 viram-se reduzidas em 0,5 l/100 km e 10 g/km, respectivamente. Sob a norma Euro 6d, o Mazda3 e-Skyactiv X regista agora uma média de consumo combinada (WLTP) de 6,5-5,0 l/100 km, com emissões de CO2 médias de 146-114 g/km. Quanto ao Mazda CX-30 e-Skyactiv X regista agora uma média de consumo combinada (WLTP) de 6,6-5,7 l/100 km, com emissões de CO2 médias de 149-128 g/km1,2.

Mazda CX-30

Para além da nova motorização e-Skyactiv X, de 186 cv, que se apresenta em dois níveis de equipamento (Evolve e Excellence), com preços a partir de 37.018€, o Mazda CX-30 mantém em linha as duas versões do motor e-Skyactiv G, de 122 e 150 cv, com dois níveis de equipamento, com preços a partir de 29.939€. Para a versão Evolve Pack i-Active, de 150 cv, a Mazda propõe uma campanha de financiamento que disponibiliza o modelo por 28.175€ (-5000€).

Mazda3

Quanto ao Mazda 3, para além do novo motor 2.0, igualmente com 186 cv e 240 Nm, com preços a partir de 33.433€, mantém as duas versões de carroçaria (HB e CS), dois níveis de equipamento e potências de 122 e 150 cv da motorização anterior, com preços a partir de 28.515€.

Mazda CX-5

O portfólio nacional da Mazda para 2021 introduz uma edição especial ao SUV CX-5. Denominada Homura, junta-se às versões já em comercialização, distinguindo-se por alguns pormenores estéticos, como as jantes em preto, e sobretudo pelo nível de equipamento e de conectividade. Com preços entre 37.003€ e 50.099€, o CX-5 Homura beneficia ainda de uma campanha de financiamento capaz de reduzir o preço final para 33.329€.

Mazda MX-5

Quanto ao icónico roadster MX-5, apresenta-se em três versões soft-top e RF, com motores 1.5 de 132 cv e 2.0 de 184 cv, e na edição especial centenário entregue ao motor 1.5 de 132 cv, mas a um nível de equipamento sem precedentes, que eleva o preço final para 37.577€.

A juntar a estes modelos, a Mazda continua a apostar na comercialização do seu primeiro veículo cem por cento elétrico, o MX-30, que recorre a uma nova tecnologia de propulsão elétrica, adoptando a designação e-Skyactiv. Com uma potência máxima de 107 Kw/145 CV e um binário máximo de 270,9 Nm, o MX-30, de tração dianteira, acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 140 km/h.