Na quinta-feira, o Metro de Lisboa só começa a funcionar às 10h15 devido a greve
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa realizam na quinta-feira uma greve parcial para exigirem valorizações salariais, estando previsto que a circulação de comboios se inicie apenas a partir das 10h15, alertou hoje a empresa.

A greve da generalidade dos trabalhadores do Metropolitano decorre até às 09:30, estando previsto que o serviço de transporte seja iniciado nesse dia a partir das 10:15, segundo o Metropolitano de Lisboa.
Já o setor administrativo e técnico fará greve entre as 09:30 e as 12:30, sem impacto na circulação do metropolitano, disse à Lusa Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS).
O pré-aviso de greve foi entregue após uma reunião com o Conselho de Administração da empresa, realizada em 02 de junho, na qual não foi possível chegar a um entendimento sobre o estrito cumprimento e a prorrogação da vigência do Acordo de Empresa.
A valorização dos salários, as progressões nas carreiras e o preenchimento imediato do quadro operacional são outras exigências dos trabalhadores, que denunciam uma situação de bloqueio da contratação coletiva, acrescentou Anabela Carvalheira.
Saiba sempre do que se fala.
Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.
Estes foram também os motivos de uma greve parcial realizada pelos trabalhadores do Metropolitano em 25 de maio.
O serviço de transporte da Transtejo/Soflusa (TTSL), responsável pelas ligações fluviais entre Lisboa e Setúbal, também irá ter paralisações na quarta e na quinta-feira, no âmbito de plenários de trabalhadores para fazer "o balanço das lutas até agora desenvolvidas e como continuar a mobilização pela revisão dos Acordos de Empresa", revelou a FECTRANS.
Os plenários decorrem, na quarta-feira, das 10:00 às 12:00 e, na quinta-feira, das 14:30 às 17:30.