Nissan e Galp juntam-se para instalar novos pontos de carregamento rápido

06-11-2020

Sintra, Cascais, Loures, Odivelas, Almada e Seixal são as zonas da AML beneficiadas por este plano. Os novos pontos de carregamento rápido reforçam a rede pública na Grande Lisboa, Grande Porto e distritos de Braga, Leiria e Coimbra. 

A Nissan e a Galp acabam de assinalar a instalação e início de entrada em funcionamento dos 20 novos postos de carregamento rápido para automóveis elétricos em Portugal, um compromisso comum assumido com o objetivo de desenvolver a mobilidade sustentável em Portugal.

A instalação destes 20 novos pontos de carregamento rápido cobre grande parte do território nacional com foco em Lisboa, Porto, Odivelas, Sintra, Leiria, Coimbra, Braga, Guimarães, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Loures, Cascais, Almada e Seixal. Uma parte significativa destes pontos de carregamento está já em operação e os restantes aguardam apenas a conclusão dos, infelizmente morosos, processos de aumento de potência pelo operador da rede elétrica.

Para além do investimento nestes postos, a Nissan alargou também a sua rede própria, disponibilizando aos seus clientes a possibilidade de carregamentos rápidos, sem custos, em 18 dos seus concessionários nacionais.

Antonio Melica, diretor-geral da Nissan em Portugal refere que «para acelerar o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal é fundamental expandir a rede de carregamento rápido, pelo que é com grande entusiasmo que inauguramos os postos instalados ao abrigo desta parceria e que, a par dos já instalados na nossa rede de concessionários, são representativos da nossa forte aposta nas infraestruturas de carregamento rápido e do nosso compromisso para permitir aos clientes Nissan uma mobilidade cada vez mais acessível. Assumimos o ano passado o compromisso de encontrar parceiros que nos ajudem a instalar postos de carga rápida em Portugal e encontrámos na Galp um parceiro com a mesma visão».

Sofia Tenreiro, administradora da Galp, sublinha que «a Galp tem vindo a realizar uma forte aposta na mobilidade elétrica e no reforço da capilaridade dos pontos de carregamento. Temos vindo a assumir investimentos significativos na transição energética sabendo do papel relevante da mobilidade sustentável. O rápido crescimento da rede, onde se integra a parceria com a Nissan, é uma das faces visíveis desta aposta que inclui também a instalação de novos pontos de carregamento em centros comerciais, parques de estacionamento e empresas."

No âmbito desta parceria, todos os clientes de automóveis elétricos Nissan passam a beneficiar de condições mais vantajosas com o cartão GalpElectric/Nissan, com um nível de desconto de 25% nos carregamentos efetuados em todos os pontos de carregamentos integrados na rede pública de carregamento (Mobi.e) e que pode ainda chegar aos 33% caso os clientes tenham um contrato de fornecimento de eletricidade para a sua casa com a Galp.

Como pioneira e líder da Mobilidade de Zero Emissões, a Nissan está a contribuir ativamente para a construção de um Ecossistema Elétrico que permita aos seus clientes uma experiência plena dos benefícios da mobilidade sustentável, quer através do incremento da rede de carregamento rápido, quer com o desenvolvimento de projetos piloto em V2G que vão permitir às empresas reduzir, significativamente, os seus custos em energia (ou, até, torná-los em proveitos).

«A Nissan quer continuar a marcar o ritmo da Mobilidade Elétrica e, por isso, vai lançar a breve prazo mais produtos totalmente elétricos - de que o recentemente anunciado crossover coupé totalmente elétrico Nissan ARIYA é o expoente máximo - mas também tecnologias de eletrificação como o Nissan e-Power e mais conectividade e serviços para os nossos clientes», concluiu Antonio Melica.

O Nissan LEAF é o automóvel elétrico mais vendido desde sempre em Portugal, com mais de 5.000 unidades nas estradas nacionais, reforçando a liderança da Nissan na mobilidade elétrica no nosso país, o que, com o comercial e-NV200, significa que a Nissan tem mais de 5.500 automóveis 100% elétricos nas estradas, ou seja, um em cada 4 automóveis 100% elétricos a circular em Portugal são um Nissan LEAF ou uma Nissan e-NV200.