Nissan Leaf e+ 62 kWh: Já é possível chegar ao Algarve com um único carregamento

25-06-2020

O desafio era exigente: Levar o novo Nissan Leaf a um dos pontos mais distantes do Algarve, tendo Lisboa como ponto de partida, com um único carregamento elétrico. A missão foi superada sem grande dificuldade, graças à autonomia de 385 km do Leaf e+ 62 kWh, e a um cumprimento rigoroso do código da estrada.

Sexta-feira, 18 horas. Av. D. Carlos I, em Lisboa. À saída da redação comprovamos o êxito do carregamento gratuito (é assim até 30 de junho) no posto público da rede Mobi-e. O mostrador do computador de bordo do Leaf aponta para os 385 km de autonomia. Em teoria, mais do que suficiente para chegar ao destino traçado, Cabanas de Tavira, a cerca de 324 km do ponto de partida.

Preparados para uma viagem mais demorada do que o habitual, propusemo-nos, no entanto, a não ser empatas na estrada e a cumprir apenas os limites de velocidade estabelecidos nas diferentes classificações de estrada do percurso.

Assim, depois de atravessar a ponte 25 de Abril percorremos a A2 até à saída da Marateca, com o cruise-control a ajudar a uma velocidade estável, onde chegámos com um desgaste de 25% da autonomia, mas ainda assim com energia suficiente para o resto do percurso.

Ao entrar no IC1, com um limite de velocidade de 90 km/h fora das localidades, utilizámos todas as técnicas de regeneração de energia, com destaque para a ajuda do e-Pedal, que dispensa a utilização do travão, desacelerando o carro com fornecimento de carga à bateria.

Felizmente, a tarde estava fresca e não foi preciso recorrer ao sistema de climatização do Leaf, o que se traduz sempre em poupança de energia, e o aproveitamento do túnel de vento formado na traseira dos muitos camiões que faziam o mesmo percurso também ajudou na poupança.

Para que a coisa não fosse tão monótona, de quando em vez ensaiámos algumas ultrapassagens, desligando o modo de condução Eco e tirando partido dos 214 cv do motor elétrico síncrono com um binário inigualável de 340 Nm. Um prazer que não pudemos prolongar ou repetir por muitas vezes, sob risco de ver baixar consideravelmente a carga da bateria.

Bom! A chegada à "fronteira" que separa o Alentejo do Algarve deu-se por volta das 20 horas, com oportunidade para uma foto que comprovasse o feito.

A entrada na Via do Infante deu-se já debaixo de um luar intenso e a ansiedade começou a apoderar-se de nós, quando o computador de bordo indicava que a bateria estava abaixo dos 30 por cento da sua capacidade, embora com os quilómetros suficientes para chegar a Cabanas.

Ao calibrar o 'cruise-control' para os 120 km/h permitidos na Via do Infante rapidamente nos apercebemos que a manter tal velocidade dificilmente chegaríamos ao destino. Baixámos então para os 100 km/h e o consumo baixou consideravelmente.

Mesmo assim, passados alguns quilómetros surgiu um sinal de alerta. A autonomia era já inferior à distância para o posto de carregamento mais próximo. Sinal de que a rede de postos de carregamento na zona mais turística do País ainda está muito do longe dos objetivos traçados.

Sabíamos disso. O posto mais próximo de Tavira ficava em Faro (a mais de 70 km) ou num centro comercial situado em Loulé, quase à mesma distância. Pretendíamos, contudo, carregar o Leaf numa ficha doméstica da garagem do hotel que reserváramos, cientes já de que tínhamos autorização para o fazer.

Continuámos então até à saída de auto-estrada em Tavira e daí pela "125 Azul" até Cabanas, onde acabámos por chegar 4h27 depois da partida de Lisboa, isto é, pelas 22h27. O mais engraçado foi que, com tanta poupança ainda nos restava 8% de bateria e autonomia para mais 33 km, o que permitia, por exemplo, chegar a Espanha, através de Aya Monte.

No Hotel, o Leaf carregou durante toda a noite, mas 12 horas depois tinha apenas 55% da capacidade da bateria. Deu para os passeios e para uma ida à praia e no regresso, durante a noite de sábado para domingo, completámos a recarga.

O regresso a Lisboa haveria, no entanto, de se tornar mais penoso. Dada a ausência de trânsito, optámos por não fazer a Via do Infante, percorrendo a N125 até Alcantarilha. Um engano em Faro levou-nos a fazer mais 10 quilómetros do que o previsto e quando entrámos no IC1 estavam esgotados 25% da carga com o indicador de autonomia a dizer-nos que esta era inferior à distância referida pelo GPS. Opção: reduzir velocidade nas subidas e regenerar energia nas descidas, de modo a compatibilizar os dois valores.

Não foi fácil, porque logo percebemos que, pelo menos até Ourique, no sentido Algarve-Lisboa, as subidas são mais desgastantes e a regeneração não se dá da mesma forma.

Sem camiões para aproveitar o túnel de vento, restou-nos levantar o pé para conseguir chegar a Lisboa sem sobressaltos. Tal opção custou-nos mais uma hora de percurso. 5h30 para fazer o mesmo trajeto e deixar o Leaf a ganhar novo fôlego no posto de carregamento da D. Carlos I, que por acaso se encontrava livre de veículos TVDE (principais utilizadores destes postos).

Resta dizer que este desafio poderia ter sido ultrapassado com maior facilidade e em menos tempo, caso recorrêssemos aos carregamentos rápidos (pagos) disponíveis nalgumas das áreas de serviço da A2.

Em 30 minutos seria possível chegar aos 80% de carga e fazer o resto do percurso de forma mais rápida.

A mais recente tecnologia de bateria de elevada autonomia da Nissan fez a sua estreia na apresentação do Nissan Leaf e+ 3.ZERO Limited Edition em janeiro de 2019. Este modelo possui uma autonomia estimada de até 385 km numa única carga e uma impressionante potência máxima de 217cv, o que lhe permite acelerações de 0 a 100km/h em apenas 7,1s. Estas versões estão equipadas de série com o avançado sistema de assistência à condução Nissan ProPILOT, que se aproxima ao máximo da condução autónoma e permite estacionar o carro automaticamente e sem tocar no volante.

O Leaf apesenta também uma série de atualizações ao nível da conetividade e da tecnologia. Dotado da nova geração do NissanConnect, o sistema de navegação inclui as informações de trânsito e otimização de rota do TomTom LIVE, proporcionando uma assistência à navegação abrangente, incluindo a funcionalidade porta-a-porta. A nova app NissanConnect para telemóveis inclui várias funções de controlo remoto para carga e estado da bateria.

Paulo Parracho

Nissan Leaf e+ 62 kWh:

MOTOR: elétrico síncrono. Potência máxima: 214 cv; Binário máximo: 340 Nm.; TRANSMISSÃO: Tração dianteira; Caixa automática de relação única; Suspensão: Independente, tipo McPherson; Eixo de torção. DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.490/1.788/1.540; Distância entre eixos: 2.700 mm; Largura de vias: 1.555/1.545 mm; Travões: Discos vent./Discos; Peso (kg): 1.670; Capacidade da bagageira: 435 l; Pneus: 215/50 R17; PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h 7,3 seg.; Velocidade máxima: 157 km/h; CONSUMOS: 18 kWh/100 km; Autonomia: 385 km (NEDC);

PREÇOS:  Unidade ensaiada e+ 62 kWh Tekna: 46.550€; Versão base 40 kWh Acenta): 35.400€; Versão base e+ 62 kWh N-Connecta): 43.000€

             

Desconto de 9000€ na compra de um LEAF

A Nissan Portugal acaba de lançar uma forte campanha de incentivo à mobilidade sustentável, triplicando* o incentivo do estado para a compra dos seus modelos Leaf com bateria de 40kWh e e-NV200, o que representa um valor total de 9.000 euros. (6000€ da parte do Estado e mais 3000€ da Nissan).

A Mobilidade Inteligente Nissan é a visão da marca sobre a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e ligados à sociedade.

Para reforçar ainda mais este seu compromisso com uma mobilidade mais inteligente e integrada, a Nissan inclui no equipamento de série dos seus modelos Nissan LEAF, quer com bateria de 40kWh, como de 62kWh, uma wallbox com preços de instalação convencionados ao abrigo do seu Programa Instala Fácil.

A Nissan desenvolveu recentemente várias soluções para uma maior comodidade dos seus clientes, com especial destaque para a Nissan WebStore, onde é possível escolher, financiar e finalizar a compra em apenas 7 cliques. O concessionário selecionado pelo cliente fará o acompanhamento do processo e entregará o automóvel em casa do cliente, cumprindo todas as regras de segurança. Outra funcionalidade introduzida no sítio web da Nissan é a opção de agendamento prévio da visita ao espaço de exposição do concessionário.

Todos os concessionários Nissan estão preparados para receber os clientes em conformidade as medidas preconizadas pelo Protocolo Sanitário para o sector automóvel.