Nova geração do Nissan X-Trail revela-se na variante europeia

06-09-2022

Estilo musculado e moderno, com tecnologia avançada; Sensação de condução suave de um VE graças à tecnologia e-POWER. Controlo preciso do movimento com o inovador sistema de tração integral e-4ORCE; Único SUV eletrificado de sete verdadeiros lugares no seu segmento.

A próxima etapa da ofensiva de produtos eletrificados da Nissan ganha forma hoje, com a estreia da versão europeia da quarta geração do X-Trail. Quase sete milhões de unidades de X-Trail foram vendidas globalmente, tornando-se um dos automóveis de aventura familiar mais populares do mundo.

Para esta nova iteração, a Nissan baseou-se no ADN bem definido que percorre as três gerações anteriores do X-Trail: estilo musculado, utilitário flexível e capacidades avançadas de tração integral. O novo X-Trail estará disponível em configurações de cinco e sete lugares, oferecendo uma opção conveniente para dias de evasão com a família ou um grupo de amigos.

Graças à nova plataforma CMF-C da Aliança, caraterizada pela sua engenharia avançada, inovação e alta tecnologia, o novo X-Trail vai voltar a elevar a fasquia no segmento dos Crossover. Os clientes com gosto pela aventura vão saborear o desempenho dinâmico e as tecnologias avançadas de eletrificação que a nova geração X-Trail oferece.

«Substituir um ícone como o X-Trail é uma enorme responsabilidade. Estabeleceu-se como um automóvel para as famílias partilharem aventuras, por isso sabemos o que os nossos clientes apreciam. Para a quarta geração do X-Trail, vamos dar-lhes a capacidade de aventura, com uma motorização de tração integral eletrificada avançada, combinada com tecnologia intuitiva e conveniente», referiu François Bailly, vice-presidente sénior e responsável de planeamento para a região AMIEO da Nissan.

Estilo moderno e musculado
Central para o apelo da X-Trail ao longo das três gerações anteriores tem sido o seu estilo distintivo, que projeta uma sensação reconfortante de solidez e robustez, sem ser agressivo.

Os exterior e interior do novo X-Trail refletem o espírito do automóvel: versátil e aventureiro. O exterior é sublinhado por elementos características da assinatura de design da Nissan, tais como o tejadilho flutuante e a grelha V-motion. O visual frontal é emoldurado por faróis marcantes que parecem moldados dentro da própria carroçaria e do para-choques dianteiro, com faróis diurnos e indicadores de direção aninhados ao longo da linha de fecho do capô.

Do lado, arcos de roda musculados na frente e na traseira dão mais presença ao X-Trail na estrada, enquanto na base das portas, um vinco subtil traz uma sensação de fluidez às superfícies puras das portas.

A forma do pilar C faz lembrar uma barbatana de golfinho, trazendo tensão para a retaguarda, onde as luzes de envolvente completam o aspeto traseiro de três quartos.

Na traseira, encontramos uma linha horizontal logo acima e abaixo do local onde a placa de matrícula é montada, enquanto as luzes traseiras divididas asseguram uma abertura larga para o acesso à bagageira. Um painel prateado curva sob o para-choques traseiro, refletindo o caráter aventureiro de X-Trail.

As principais características aerodinâmicas incluem deflectores "3D" para os pneus na fáscia frontal inferior, um obturador ativo da grelha para controlar o fluxo de ar para o compartimento do motor, forma especial de pilares A, coberturas inferiores para gerir o fluxo de ar sob o automóvel e uma "cortina de ar" única que direciona precisamente o fluxo de ar da frente para os lados do X-Trail.

Os clientes apreciam os toques pessoais, por isso o novo X-Trail estará disponível em 10 cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, criando 15 variações entre as quais podem escolher.

Motopropulsor e-POWER
O novo X-Trail será o segundo modelo da gama europeia da Nissan a ser equipado com a inovadora motorização e-POWER da marca. Exclusivo da Nissan, o sistema e-POWER é uma abordagem única à eletrificação, oferecendo a sensação de condução de um VE sem a necessidade de recarregar.

Introduzido pela primeira vez no Japão no Note em 2017, fez com que este modelo se tornasse no automóvel mais vendido naquele mercado, com os clientes a adorarem a sua combinação de desempenho suave e sem esforço e a não necessidade de cabos de carregamento.

O novo sistema e-POWER do X-Trail é composto por uma bateria de alta potência e motor de arranque integrados com um motor a gasolina de relação de compressão variável, que funciona apenas como gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150kW. Esta motorização única significa que a potência das rodas provém apenas do motor elétrico, o que resulta numa resposta instantânea e linear ao acelerador.

Para satisfazer as exigências típicas dos consumidores europeus e da sua condução diária, a motorização e-POWER foi significativamente atualizada para o novo X-Trail. A aplicação no Note japonês recorre a um motor a gasolina de 1.2 para carregar a bateria, com uma potência final de 106cv. Para a Europa foi atualizado para um motor a gasolina de 1,5 litros turbo com tenologia exclusiva de compressão variável, com uma potência final de 150kW (204cv).

O elemento distintivo da tecnologia e-POWER é que o motor a gasolina é utilizado exclusivamente para gerar eletricidade, enquanto as rodas são completa e unicamente conduzidas pelo motor elétrico. Isto significa que o motor pode sempre funcionar dentro da sua gama ideal, levando a uma maior eficiência de combustão.

Graças à unidade de motor elétrico puro, não há atrasos como com um motor de combustão interna ou híbrido tradicional. A resposta instantânea proporciona uma aceleração estimulante e aceleração ágil, para tornar as ultrapassagens ou entrada numa autoestrada mais fáceis e confiantes.

Integrante do desenho da instalação e-POWER é a "melodia linear", que regula o funcionamento do motor a gasolina, garantindo que gira a uma velocidade adequada em relação à velocidade na estrada, evitando o efeito "rev-up" dos híbridos tradicionais aquando de uma aceleração mais forte. Um benefício secundário é o requinte que disponibiliza, garantindo que o motor funciona apenas à velocidade necessária, que é tipicamente baixa em condições urbanas e suburbanas.

Além destes benefícios, o sistema e-POWER garante uma condução tranquila; por exemplo, a 40 km/h o som no automóvel reduz em 8db em comparação com os seus concorrentes.

e-Pedal Step
Dado que 70% do tempo de condução é provável que seja gasto em áreas suburbanas, a Nissan desenvolveu uma experiência de condução inteiramente nova chamada e-Pedal Step. Projetado para tirar os movimentos repetitivos da condução urbana em pára-arranca, onde o condutor está frequentemente a mover o pé entre o acelerador e o travão, o e-Pedal Step permite que os condutores acelerem e travem usando apenas o acelerador.

O sistema deve primeiro ser ativado pelo interruptor da consola central e uma vez ligado, o acelerador proporciona aceleração como de costume. Mas, após a libertação do acelerador, o e-Pedal Step travará o X-Trail a 0,2g, o suficiente para iluminar as luzes do travão e reduzir a velocidade para uma velocidade "residual", mas não uma paragem completa. Isto garante que as manobras de estacionamento de baixa velocidade são o mais suaves possível. Os condutores adaptarão rapidamente a sua atuação no pedal do acelerador para manter um progresso suave, garantindo que a condução urbana é mais intuitiva e menos exigente.

Versão híbrida suave
Embora a versão e-POWER da nova geração do X-Trail recolha a grande maioria da procura, também estará disponível uma motorização baseada no motor de 1,5 litros turbo comprimido e com relação de compressão variável, mas com tração tradicional. Gerando 120kW (163cv) e 300Nm de binário, será oferecida apenas em configuração de tração a duas rodas, associado a uma transmissão continuamente variável Xtronic. Em cenários de condução descontraída e aceleração leve, o motor muda para uma elevada relação de compressão para a eficiência otimizada do combustível, enquanto em situações em que é necessário mais desempenho, a relação de compressão é ajustada para um nível baixo.

O motor também está equipado com tecnologia híbrida suave de 12v. O sistema fornece assistência ao binário, a paragem prolongada, reinício rápido e desaceleração, com benefícios tanto para a economia de combustível, como para a emissão de CO2.

Ao desacelerar, a energia é recuperada através da regeneração e armazenada na bateria de iões de lítio. Esta energia é então usada para manter em funcionamento os sistemas do automóvel enquanto o motor está parado, por exemplo, enquanto espera num sinal vermelho. Adicionalmente, um aumento de binário de cerca de 6Nm pode ser gerado em fase de aceleração.

e-4ORCE
Um novo sistema de tração integral projetado para funcionar com as motorizações eletrificadas da Nissan é introduzido no novo X-Trail na Europa. O "e" no e-4ORCE significa o sistema de motor 100% elétrico da Nissan. "4ORCE" refere-se à potência física e à energia do automóvel, com "4" representando o controlo das quatro rodas. Será também introduzido no próximo crossover elétrico Ariya, mais tarde em 2022.

O potente sistema com dois motores elétricos tem uma potência total de 157kW (213cv) graças ao motor traseiro de 94kW que permite uma aceleração mais forte, com 0-100km/h em 7 segundos. Tem uma resposta 10.000 vezes mais rápida do que um sistema mecânico 4WD. Além disso, a redistribuição constante do binário e o equilíbrio de peso quase perfeito contribuem para tranquilizar o manuseamento e o conforto do passeio, gerando uma poderosa, mas suave, experiência de condução.

Ao gerir especificamente o desempenho da potência e da travagem para cada roda, o e-4ORCE proporciona suavidade e estabilidade, aumentando a confiança do condutor ao seguir fielmente a linha de condução pretendida sobre quase qualquer superfície da estrada, sem que ele precise de alterar o estilo de condução ou de fazer correções. Ao evoluir em estradas cobertas de neve, por exemplo, o automóvel pode manter-se na trajetória definida pelo condutor graças ao motor de alta precisão, à distribuição do binário e ao controlo dos travões. Com a confiança para lidar com uma grande variedade de superfícies rodoviárias, a condução torna-se mais agradável e o condutor sente-se mais seguro em vários cenários de condução.

Os engenheiros afinaram a tecnologia de controlo de precisão e os motores elétricos duplos do e-4ORCE para proporcionar um conforto de passeio inigualável. O levantamento da frente em aceleração e o mergulho em desaceleração ou travagem são minimizados graças à travagem regenerativa do motor traseiro e do motor dianteiro.

Além da alocação de binário dianteiro e traseiro otimizado, o sistema controla independentemente a travagem em cada uma das quatro rodas para maximizar a força gerada por cada uma em curvas. Isto proporciona curvas que seguem fielmente as intenções do condutor com ajustes mínimos de direção.

«O X-Trail com e-POWER e e-4ORCE ocupará um lugar único no segmento, sendo o único com motorização eletrificada para uma família de 7 pessoas. O X-Trail é precisamente o tipo de automóvel que as famílias modernas aventureiras procuram», disse Cliodnha Lyons, vice-presidente para o planeamento de produtos da região AMIEO da Nissan.

Ambiente interior de topo
O habitáculo do Nissan X-Trail estabelece um novo padrão no segmento para ambiente a bordo, design distinto e usabilidade melhorada.

As avançadas tecnologias de Mobilidade Inteligente Nissan estão na ponta dos dedos do condutor, com conforto e qualidade em cada toque. Novos materiais premium, funcionalidades inteligentes e detalhes concebidos para realçar um habitáculo que oferece design de topo e praticidade em todas as dimensões.

Foi dada uma atenção particular à qualidade ergonómica e táctil do comando de velocidades e interruptores. A informação recolhida junto dos clientes tem mostrado claramente a sua preferência por funções centrais fáceis de usar, por isso o X-Trail tem controlos simples e intuitivos de aquecimento/ar condicionado, bem como botões que regem as funções do ecrã central, como áudio e navegação.

Na consola central flutuante encontramos o e-shifter, o seletor de acionamento da caixa e os suportes de copos duplos, bem como o tapete de carregamento sem fios de 15w para smartphones.

Há um descanso combinado do cotovelo para os ocupantes do assento dianteiro, que tem uma abertura "borboleta", para revelar um espaço de armazenamento generoso. Os elementos de abertura laterais permitem um fácil acesso aos passageiros do banco traseiro, ao contrário de uma tampa articulada clássica.

O nível superior da consola flutuante é armazenamento ideal para itens como uma bolsa ou tablet. Facilitar a armazenagem de itens menores e o uso ideal do espaço nunca é demais num automóvel familiar.

Criando um ambiente reconfortante e relaxante, a nova iluminação ambiente branca é usada em toda o habitáculo, com a sua uniformidade a conferir um ambiente premium e harmonioso.

Prático e flexível
Para facilitar a carga de objetos, instalar uma cadeira para crianças ou aceder confortavelmente ao X-Trail, o acesso aos bancos da segunda fila é agora ainda mais fácil graças às portas traseiras que abrem a quase 90 graus.

A segunda fila de bancos divide-se numa configuração de 60:40, além de contar com uma escotilha central tão generosa que esquis, por exemplo, podem ser facilmente transportados sem a necessidade de deixar cair qualquer secção da segunda fila dos bancos. Esta também pode deslizar longitudinalmente para maximizar o espaço da mala e permitir um fácil acesso à terceira linha de assentos na configuração de 7 lugares.

Os passageiros da segunda fila têm à disposição controlos dedicados para o sistema de aquecimento/ar condicionado, contribuindo para o conforto dos ocupantes, vital num automóvel familiar. Um componente fundamental para garantir uma viagem familiar harmoniosa é um fornecimento constante de energia para manter os dispositivos eletrónicos em funcionamento. Para os ocupantes da segunda fila, existe um uma tomada USB tipo A e um ponto de carregamento USB tipo C. Os pais de bebés e crianças vão apreciar a inclusão de persianas-solares com uma operação fácil e integradas nas portas traseiras dos passageiros, oferecendo proteção em dias ensolarados.

Graças à eficiência da plataforma CMF-C da Aliança, o novo X-Trial está disponível com uma terceira fila de bancos na bagageira. Os assentos individuais que desaparecem sem esforço no chão são projetados para acomodar passageiros até 160cm de altura, colocando-o entre os mais generosos do segmento. O espaço foi otimizado para garantir que os passageiros da terceira fila podem colocar os pés debaixo da segunda fila de bancos.

O acesso à terceira fila requer uma operação simples de deslizamento do banco exterior da segunda fila para a frente, permitindo uma passagem fácil para trás.

Quando os dois bancos traseiros não estão a ser usados, o espaço da mala coloca o X-Trail entre os primeiros na sua categoria em espaço de bagagem, com uma capacidade total de 585 litros, um aumento de 20 litros face à atual geração, graças a um comprimento de piso que é o melhor da classe e também à largura entre as cavas das rodas. As melhorias no acesso da área de bagagem facilitam as operações de carga e descarga e também o armazenamento de pequenos itens é mais conveniente. Além disso, a modularidade das duas placas de bagagem oferece 16 disposições diferentes, para uma utilização ideal do espaço.

A porta traseira mãos-livres elétrica é uma grande vantagem quando as mãos estão tudo menos livres. Na versão de cinco lugares, o sistema flexível de placa de bagagem permanece e é melhorado na nova geração, com placas remodeladas, bem como um tapete resistente de um lado e em plástico para facilitar a limpeza, do outro.

Plataforma CMF-C
Tal como o novo Qashqai, o seu irmão na formação europeia da Nissan, o novo X-Trail baseia-se na plataforma CMF-C, que representa uma estrutura automóvel de última geração e de reconhecida arquitetura tecnológica.

Em termos de construção, o monobloco faz uso de material mais leve, bem como técnicas avançadas de estampagem e soldadura para aumentar a rigidez, mas também para reduzir o peso. Pela primeira vez, a porta traseira do X-Trail é feita de material composto. As portas dianteiras e traseiras, para-choques dianteiro e capô, são em alumínio.

Isto contribui para o requinte, conforto de marcha e prazer de condução tipicamente encontrados num segmento mais elevado, além de uma segurança excecional em caso de acidente, bem como contribuem para benefícios na eficiência global do automóvel.

Nova arquitetura de suspensão e direção
O novo X-Trail continuará a oferecer uma experiência de condução gratificante, baseando-se na sua reputação como uma unidade refinada e confortável, mas, no entanto, divertida quando a estrada se torna sinuosa.

Graças à plataforma CMF-C, o novo X-Trail adota uma solução atualizada de estruturas Macpherson na frente, enquanto atrás conta com uma suspensão avançada multibraços.

A configuração da direção assistida foi reformulada, oferecendo uma melhor resposta, melhor sensação em torno do ponto central e atrito reduzido.

Controlo conectado com 35 polegadas de infotenimento
Para aumentar o conforto e tornar a condução mais divertida, o novo X-Trail oferece um sistema de infotenimento avançado com um vasto portefólio de serviços conectados, incluindo integração de smartphones, Wi-Fi no automóvel para até sete dispositivos e serviços NissanConnect, com uma app dedicada para interagir e monitorizar o automóvel.

O ecrã NissanConnect de 12,3 polegadas e de maior resolução é uma porta de entrada digital para a navegação, entretenimento e configurações do automóvel e é compatível com o Android Auto® e Apple CarPlay®, sendo o Apple CarPlay® sem fios.

Um novo ecrã de alta definição, totalmente eletrónico e de 12,3 polegadas, oferece uma escolha de layouts configuráveis para exibir informações de navegação, entretenimento, tráfego ou automóvel, tudo controlado a partir de um novo interruptor de marcação táctil no volante. Uma textura de vidro tradicional "Kiriko" também é adicionada ao fundo digital do TFT, numa referência ao ADN japonês da Nissan.

Um novo ecrã projetado no para-brisas (HUD - Heads-up Display) de 10,8 polegadas inovador fornece o maior tamanho de imagem no segmento. Dados chave de navegação, assistência ao condutor e da informação rodoviária, são projetadas dentro da linha de visão do condutor.

As funcionalidades home-to-car são compatíveis com dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa. O sistema suporta uma vasta gama de comandos, incluindo a capacidade de os condutores enviarem destinos para a navegação do automóvel, falando com o seu dispositivo inteligente, minimizando o tempo necessário para inserir o destino.

Através da aplicação para smartphones NissanConnect Services, estão disponíveis funções de controlo do automóvel, tais como buzina, luzes, fecho e desbloqueio das portas remotos. Os alertas inteligentes também podem ser definidos, incluindo velocidade, tempo e raio de condução com notificações na aplicação caso o automóvel exceda os parâmetros definidos. Quando no automóvel, os condutores podem ativar a função de Controlo de Voz para utilizar facilmente uma variedade de funções e equipamentos através de comandos de voz, sem tirar os olhos da estrada.

Se não utilizarem a navegação do seu telemóvel, os condutores podem aceder aos mapas 3D trânsito em direto, que inclui funcionalidades avançadas de navegação, como atualizações de mapas over-the-air, condições de tráfego em tempo real, Google Street View e preços dos combustíveis. A navegação porta-a-porta também está disponível através da app, incluindo uma função My Car Finder.

A conectividade estende-se a todos os ocupantes com a central que agora oferece ligações USB dianteiras e traseiras com portas USB-A e USB-C.

Assistência ao condutor ProPILOT melhorada
O novo X-Trail está equipado com a última geração de assistência ProPILOT, trazendo um maior apoio ao condutor num leque mais alargado de circunstâncias. Denominado ProPILOT com NaviLink, o sistema foi projetado para reduzir a fadiga e o stress durante a condução, ao mesmo tempo que é muito intuitivo de usar.

O ProPILOT com NaviLink é capaz de acelerar e travar o automóvel dentro de uma única faixa de rodagem numa autoestrada. O sistema pode acelerar o X-Trail para viajar a uma velocidade definida e pode travá-lo até 0 km/h em tráfego de pára-arranca. O sistema pode ser retomado automaticamente se o X-Trail estiver parado durante menos de três segundos e o trânsito à frente se afastar.

No novo Nissan X-Trail, o sistema atualizado é agora capaz de adaptar a velocidade de acordo com circunstâncias externas adicionais: quando o X-Trail entra numa zona de limite de velocidade mais baixa na autoestrada, o sistema é capaz de ler sinais de trânsito e ter em conta os dados limite de velocidade do sistema de navegação para desacelerar o X-Trail até à velocidade adequada, o que significa que o condutor não precisa de ajustar a velocidade de controlo do cruzeiro manualmente.

O sistema também pode usar dados do sistema de navegação para ajustar a velocidade ao aproximar-se de curvas na autoestrada que têm um raio mais apertado.

Além disso, o ProPILOT com NaviLink pode agora comunicar com os radares de ângulo morto do X-Trail para ajudar a intervir com uma correção de direção se houver um automóvel na zona e assim ajudar a prevenir uma manobra de mudança de faixa.

Graças a uma nova atualização do alerta de deteção de objetos móveis, pode aplicar os travões para parar o X-Trail se for detetado um objeto em movimento na frente. E se um automóvel em movimento ou um objeto estacionário for detetado quando em marcha atrás, ele para o X-Trail.

Segurança ativa e passiva
A segurança adicional vem sob a forma da Travagem de Emergência Avançada Inteligente da Nissan com função preditiva. Graças à avançada tecnologia de radar, os sensores são capazes de ler a estrada para além do automóvel na frente e detetar se um automóvel trava repentinamente. Nestes casos, o sistema aplicará os travões para reduzir a probabilidade de colisão.

A segurança à noite é potenciada pela avançada tecnologia de montagem dos faróis que permite que a unidade luminosa seja estreita, o que ajuda a eficiência aerodinâmica do X-Trail, e que ajusta a forma do seu feixe de acordo com o tráfego que se aproxima. Utilizando uma série de unidades de matriz de LED que gerem a direção do feixe, as luzes LED individuais são desativadas à medida que o tráfego em curso é detetado, deixando efetivamente o resto da estrada bem iluminado, mas não encandeando o condutor do automóvel que se aproxima.

Outra característica do elevado conjunto de tecnologia de segurança a bordo do novo X-Trail é o airbag central, que se desdobra entre os dois bancos dianteiros, para evitar que os ocupantes da primeira fila entrem em contacto em caso de impacto lateral. O airbag central complementa os airbags do condutor e do passageiro, bem como os laterais e as cortinas, equipamentos de série no novo X-Trail.

«O novo X-Trail é uma clara demonstração da tecnologia inovadora da Nissan. Desde o e-POWER - a motorização eletrificada que dá aquela sensação inconfundível de condução VE, com resposta instantânea e confiança - ao nosso sistema e-4ORCE, passando pelos avançados sistemas de assistência ao condutor disponíveis em todas as categorias, até à flexibilidade do interior, o novo X-Trail torna muito claro que foi pensado e projetado desde o início para atender às necessidades muito exigentes dos nossos clientes. Há mais de 20 anos que o X-Trail é sinónimo de conforto, conveniência, segurança e confiança. Adicionámos tecnologia intuitiva e um estilo poderoso e estamos confiantes que o novo X-Trail irá repetir o sucesso das gerações anteriores», disse Leon Dorssers, vice-presidente sénior de marketing e vendas para a região AMIEO da Nissan.