Novo DS 3 chega a Portugal e traz versão elétrica com autonomia reforçada

07-02-2023

Apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, o novo DS 3 tem o seu lançamento em Portugal neste mês de fevereiro.· A versão DS-3 E-TENSE apresenta o novo motor elétrico de 115 kW (156 cv) e nova bateria de 54 kWh capaz de alcançar uma autonomia de 404 km.

Uma referência no seu segmento em termos de estilo, de tecnologia e de eletrificação, o DS 3 CROSSBACK torna-se, assim, no novo DS 3. Caracteriza-se por uma nova secção frontal, mais eficiente e dinâmica, uma gama reestruturada e atrativa, a chegada de novas tecnologias e a estreia de um novo conjunto máquina elétrica/bateria para a sua versão 100% elétrica E-TENSE. Atributos que permitem ao novo DS 3 destacar-se ainda mais da concorrência.

Impulsionadas por um modelo de criação singular, as equipas da DS Automobiles têm um savoir-faire excecional que transpõem para cada uma das suas realizações. O novo DS 3 inspira-se no savoir-faire do luxo francês para tornar real um ambiente verdadeiramente exclusivo.

Os materiais são selecionados para apresentar um acabamento marcado pela excelência, a inovação e a durabilidade.

Os couros, em particular a confeção Couro Nappa com acabamento patinado Art Leather, Alcântara®, os detalhes como a costura "ponto-de-pérola" ou a técnica artística guillochage Clous de Paris afirmam os interiores singulares da DS Automobiles. Esta atenção ao detalhe, profundamente enraizada no ADN da Marca, reflete-se a bordo do novo DS 3 e é um dos principais pontos de diferenciação.

O posto de condução evoluiu com a adoção de um novo volante, que reagrupa os comandos de assistência ao condutor e os botões do sistema de infotainment, integrando as patilhas para mudança de relações das transmissões automáticas. Um novo ecrã central de alta-definição, com 10,3 polegadas, é agora de série, com uma integração específica do novo sistema de infotainment DS IRIS SYSTEM.

Os bancos do novo DS 3 beneficiam de um design e de tecnologias ao serviço da beleza e do bem-estar. Envolventes, são feitos com uma espuma inovadora de alta densidade, para um conforto ao melhor nível do mercado. Os bancos dianteiros podem ser aquecidos, contar com função massagem (lombar), bem como com regulações elétricas (longitudinal, em altura, inclinação, regulação lombar).

ESTREIA DO NOVO E-TENSE 100% ELÉTRICO 

Marca multienergias com as emissões de CO2 mais baixas da Europa desde 2020, a DS Automobiles propõe o novo DS 3 com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e Diesel.

Fruto dos dois títulos de Equipas e também de Pilotos alcançados na Fórmula E e dos recordes em termos de número de vitórias, de pole-positions e de subidas a pódios com o monolugar de segunda geração, a DS Automobiles aproveita a sua excelência na competição para apresentar ao mercado uma nova tecnologia elétrica.

O novo DS é o primeiro modelo do universo das marcas Stellantis a disponibilizar no mercado um novo motor elétrico (que é montado em Trémery-Metz), um redutor (produzido em Valenciennes) e uma nova bateria (montada em Poissy) para registar ganhos em eficiência e em autonomia.

A nova máquina elétrica síncrona híbrida (HSM) aproveita o savoir-faire adquirido na Fórmula E para alcançar uma elevada eficiência. Fornece uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor, permitindo carregamentos rápidos, uma melhor autonomia e uma vida útil da bateria de maior duração. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW em corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5 horas e 15 minutos).

O novo DS 3 também está disponível com dois motores a gasolina: PureTech 100, com caixa manual de 6 velocidades, e PureTech 130, com caixa automática de 8 velocidades. Também no catálogo está um motor Diesel BlueHDi 130 acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Nestas três configurações térmicas, estes motores cumprem as mais recentes normas antipoluição.