Novo EQS da Mercedes cumpre desafio e percorre toda a EN2 com uma única carga

21-03-2022

A ambição era grande. Cumprir a espetacular Estrada Nacional 2, de Chaves a Faro, sem parar para recarregar a bateria. O carro? Um Mercedes EQS que com a equipa do Clube Escape Livre cumpriu, com distinção, este desafio.

A vedeta foi o Mercedes EQS 450+, um automóvel equipado com jantes de 21 polegadas, um motor elétrico com 333 CV e 568 Nm, uma bateria com 107,8 kWh e uma autonomia, anunciada, de 717 km WLTP.

A iniciativa, "1ZERO2 - Uma Carga. Zero emissões. Toda a N2", propunha-se ligar Chaves a Faro através da Estrada Nacional 2 com 738 km. Queria isto dizer que sendo a matemática uma ciência exata, a missão desta iniciativa não teria final feliz. Mas, havia que tentar provar que nem sempre a matemática tem razão.

Selado o sistema de carregamento do Mercedes EQS 450+ por um representante da FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) e debaixo de temperaturas pouco amigas dos veículos elétricos e um pano de fundo alaranjado devido às poeiras vindas do Saara, preparou-se a partida oficial.

Às 07h30m, ali ao lado do marco quilométrico que assinala o Km 0 da Estrada Nacional 2 em plena cidade de Chaves, arrancou a aventura. Com o computador de bordo do Mercedes EQS 450+ a indicar uma autonomia de 715 km.

A iniciativa tinha vários objetivos e desafios a conquistar e superar ao longo dos 738 km de percurso.

O primeiro surgiu logo na Serra de Bigorne e a subida até aos seus mais de 1000 metros de altitude que, naturalmente, sugou alguma da carga da bateria do Mercedes EQS 450+, que, no entanto, e após 248 km de desafio cumpridos, apresentava um consumo de energia numa excelente média de 13,7 kWh/100 km e com 68% da bateria ainda disponível.

Recordar que o desafio "1ZERO2 - Uma Carga. Zero emissões. Toda a N2" tinha como pano de fundo o cumprimento integral do código da estrada, nomeadamente, os limites de velocidade.

Montanha acima, vale abaixo, os quilómetros iam ficando para trás e, mesmo com o imponderável de um troço da EN2 cortado para obras e que obrigou a um desvio considerável e, principalmente, à subida de mais uma serra, a viagem decorria com distinção, antes de cruzar a meta dos 50% de percurso cumpridos, na travessia do Rio Tejo em Abrantes. E para rimar, o Mercedes EQS 450+ chegou a este ponto com 50% de carga na bateria e uma média de consumo de 14 kWh/100 km.

A mudança de paisagem com a entrada no Alentejo favoreceu os consumos do EQS 450+ e a utilização do modo "roda livre". Sendo recordista aerodinâmico com um coeficiente de arrasto de 0,20, o EQS revelou-se como peixe na água na planície alentejana. Favoreceu a autonomia e com a ajuda da regeneração de energia do sistema elétrico do EQS 450+, o Mercedes chegou à marca dos 605 km e do retemperador jantar para a equipa desta iniciativa, com 20% de carga e uma média de consumo de 13,9 kWh/100 km.

A tirada final até Faro foi feita de noite com os faróis "Digital Led" a rasgarem o breu das estradas alentejanas com a eficácia dos elementos LED de elevada potência refletidos por 1,3 milhões de micro espelhos. Foi nesta ocasião, também, que se juntou à equipa do Escape Livre, Luís Coelho e Luís Celínio, o diretor geral da Mercedes-Benz Portugal, Holger Marquardt.

O derradeiro desafio foi enfrentar a Serra do Caldeirão erguida até aos 600 metros de altitude. Uma vez mais, o Mercedes EQS 450+ foi galhardo e eficiente, passando o topo da montanha com 12% de carga na bateria. Qualquer coisa como 74 km de autonomia quando a meta estava a cerca de 45 km.

Utilizando o excelente sistema de regeneração, o Mercedes EQS 450+ chegou a Faro, deixando para trás 705 km - as alterações à N2 castraram alguns quilómetros aos originais 738 km - cumpridos em 13 horas condução, com 9% de carga de bateria e 83 km de autonomia! Ou seja, aos 715 km de autonomia com que saiu de Chaves, o sistema 100% elétrico da Mercedes conseguiu adicionar espantosos 73 km!

Holger Marquardt, diretor geral da Mercedes-Benz Portugal: "Ficou provado que a mobilidade elétrica para as grandes distâncias é uma realidade. Com apenas um carregamento e zero emissões, mais de 700 km foram percorridos na EN2. A tecnologia elétrica do novo EQS permitiu superar esse desafio. Estou convencido que cada vez mais simpatizantes da nossa marca irão descobrir a condução elétrica no nosso país, tornando Portugal um país cada vez mais sustentável."

Já para Luís Coelho, do Clube Escape Livre: "Foi uma experiência de condução incrível. Ao longo da EN2 tivemos a oportunidade de percorrer troços muito distintos, das serras às planícies, que exigiam estilo de condução bem diferentes para tirar o máximo partido da autonomia do Mercedes EQS 450+. Nas zonas mais técnicas com recurso às patilhas de regeneração, noutras com recurso ao 'cruise control' e ao modo 'roda livre'. Em todas elas, o EQS mostrou-se à altura do desafio chegando a surpreender com a média final obtida. Soberbo!"