Novo Kia Stonic chega a Portugal com tecnologia híbrida e versões inéditas

11-12-2020

A nova geração Kia Stonic está a chegar a Portugal, trazendo consigo mais versões, entre as quais as novíssimas Série Especial "by Fila" e GT-Line, diferentes opções de personalização e motorizações ECOHybrid, com tecnologia híbrida de 48 V. O novo B-SUV da Kia entra no mercado nacional com preços a partir de 15 290€ (versão "by Fila").

Na sua nova geração, o Kia Stonic, que já vendeu mais de 150 000 unidades em toda a Europa, estreia um conjunto de motorizações Smartstream, orientadas para a eficiência, com inovações que permitem economizar combustível. Entre elas, conta-se o grupo motopropulsor híbrido de 48 V, que anima as versões ECOHybrid, bem como a nova transmissão manual inteligente "'clutch-by-wire".

Existem agora ainda mais opções de personalização, com novas cores e combinações para a carroçaria e tejadilho, bem como uma nova escolha de jantes. No interior, o condutor e os ocupantes podem usufruir de um sistema de navegação e infotainment com um ecrã tátil mais amplo (de 8,0 polegadas). A segurança e a comodidade de condução são ainda reforçadas por um conjunto de novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS).

No nosso país, a nova geração Kia Stonic surge com uma gama de três versões de equipamento: Stonic "by Fila" (Série Limitada a 200 unidades e um exclusivo para o mercado português), a versão Drive e, pela primeira vez no Stonic, o nível GT-Line.

No capítulo das motorizações, há também novidades relevantes: a motorização 1.2 gasolina, 84 cv foi revista, ao mesmo tempo que estreia a nova geração do 1.0 T-GDi (gasolina, turbo) de 100 cv, assim como o novo 1.0 T-GDi MHEV, de 120 cv, um híbrido de 48 V que estará disponível com a nova caixa manual inteligente de 6 velocidades ou com a 7DCT, automática de dupla embraiagem e sete relações.

Duas novas versões em Portugal

"by Fila" e GT-Line

Para assinalar a entrada da nova geração do SUV compacto Stonic no nosso país, a Kia Portugal decidiu criar uma nova versão a Stonic "by Fila" (Série Limitada a 200 unidades), bem como introduzir o nível GT-Line, que acaba de ser lançado também internacionalmente. O "by Fila" estará disponível a partir do fim do mês de dezembro, enquanto os GT-Line chegarão em janeiro.

O Stonic "by Fila" destaca-se por uma dotação de equipamento específica e orientada para a relação custo/benefício. Para além disso, os compradores desta versão recebem um welcome kit exclusivo da Fila.

Para além desta versão "by Fila", o Stonic estreia ainda no mercado português com o nível GT-Line, que oferece um toque mais desportivo à sua aparência de crossover urbano.

O GT-Line aposta em linhas marcantes que se manifestam no para-choques dianteiro reestilizados, conferindo uma presença mais afirmativa na estrada. Este elemento da carroçaria integra agora luzes de nevoeiro LED, três entradas de ar distintas e uma faixa decorativa metalizada no rebordo inferior. A grelha "nariz de tigre" apresenta-se com um design próprio, que se conjuga com os espelhos retrovisores exteriores, em preto. A versão GT Line oferece de série faróis 100% LED.

Na traseira, um para-choques mais proeminente diferencia este modelo dos outros elementos da família Stonic, com um design que simula uma saída de escape dupla. Na porta da bagageira, destaque para o difusor de ar e para o emblema GT Line. Todos os Stonic GT Line estão equipados com jantes de liga de alumínio de 17 polegadas, exclusivas desta versão.

No habitáculo, a modificação mais evidente é a adoção do revestimento com efeito de fibra de carbono no tablier, enquanto os bancos foram especificamente desenvolvidos, com revestimento em tecido preto e pele sintética, canelados decorativos e costuras de contraste em branco. Um novo volante em forma de D, com couro perfurado, ostenta o logótipo GT Line.

As novidades tecnológicas

Motores, dotações de infotainment e equipamentos de segurança

As motorizações, o infotainment e os equipamentos de segurança constituem os três grandes campos onde se registam profundas novidades.

No que diz respeito a motorizações, destaque para a ECOHybrid, a gasolina, que conjuga um o novo motor de combustão Smartstream de 1.0 T-GDi (turbo com injeção direta de gasolina) com um sistema híbrido de 48 V, denominado MHEV. Este conjunto oferece maior eficiência no consumo, fornecendo e recuperando energia elétrica de forma impercetível para o condutor. Uma bateria de polímero de iões de lítio compacta, de 48 V, reforça a potência do motor de combustão com energia elétrica.

O próprio motor 1.0 T-GDi foi revisto, substituindo o anterior 1.0 T-GDi da geração "Kappa". Equipado com tecnologia de Variação Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), melhora o consumo de combustível em todas as situações. Embora o Smartstream debite a mesma potência que as anteriores motorizações da linha "Kappa" (100 ou 120 cv), oferece um pico de binário ligeiramente superior, consoante a caixa de velocidades montada. Por exemplo, o pico de binário das versões de 120 cv equipadas com caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (7DCT), aos 200 Nm, é 16% superior.

Os ECOHybrid estão disponíveis com a nova Caixa de Velocidades Manual Inteligente (iMT) da Kia, cujo sistema "clutch-by-wire" contribui para aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões de CO2, mantendo o comando tradicional de uma caixa de velocidades manual convencional. Em vez de recorrer a ligações mecânicas, a embraiagem da iMT funciona eletronicamente. Quando o veículo abranda para parar, esta caixa de velocidades conjuga-se com o gerador semi-híbrido (MHSG) para desligar o motor mais cedo do que aquilo que acontece com o sistema de paragem e arranque Idle Stop & Go, sem que o condutor se aperceba. Tanto esta caixa iMT como a 7DCT, automática de dupla embraiagem, oferecem períodos mais extensos de circulação com o motor de combustão desligado, favorecendo assim a economia de combustível.

Em Portugal, o ECOHybrid está disponível na versão de 120 cv, exclusiva do nível de equipamento GT-Line.

No que diz respeito ao conforto a bordo, o Stonic apresenta um sistema de navegação e infotainment com ecrã tátil melhorado. O monitor, agora com 8,0 polegadas, é fornecido de série em todas as versões portuguesas, incluindo a navegação no nível GT-Line. O sistema oferece ainda multiligações Bluetooth, que permitem a ligação de dois dispositivos móveis em simultâneo (um para chamadas mãos-livres e multimédia e outro para multimédia). Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto estão igualmente disponíveis.

Outra das áreas onde a nova geração Stonic marca a diferença é na inclusão de muitos dos mais recentes Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) da Kia. Entre estes, contam-se a Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (FCA) com reconhecimento de peões, veículos e (agora também) ciclistas, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA), Aviso de Atenção do Condutor (DAW), e Assistente de Fila de Trânsito (LFA).

Na gama portuguesa, estes equipamentos são fornecidos de série logo a partir do nível de equipamento Drive.

Design e personalização

Novas opções de cores e jantes, para maior potencial de personalização

Quer no interior, quer no exterior, o design do renovado Stonic mantém-se basicamente inalterado, à exceção dos novos faróis totalmente em LED, que apresentam linhas novas e apelativas. Com o estilo de crossover compacto deste modelo a permanecer atual desde o seu lançamento, a Kia optou por não fazer alterações à carroçaria, oferecendo em vez disso aos clientes mais formas de personalizarem o seu Stonic.

No exterior, destacam-se as novas jantes de alumínio de 16 polegadas, exclusivas da versão "by Fila" e as duas novas cores para a carroçaria: Perennial Grey e Sporty Blue. A palete de cores disponível oferece nada menos de nove opções aos clientes. As novas cores da carroçaria e tejadilho criam a oportunidade para uma escolha mais ampla de combinações de contraste.