Novo Mercedes Classe B: Versatilidade tecnológica

20-03-2019

Mudou e para melhor. O novo Mercedes-Benz Classe B apresenta-se maior, ainda mais versátil e confortável, assumindo-se como autêntico carro de família. É quase um Classe A aumentado, aproveitando muita da sua tecnologia, nomeadamente o já popular sistema MBUX que coloca a Mercedes a falar com o condutor.

Em Portugal, a marca germânica propõe, para já, três motorizações: uma a gasolina (B200), com um bloco 1.6 de 163 cv (caixa manual ou 7G_DCT), e duas diesel, com o 200 CDI de 150 cv, e o 180 CDI, de 116 cv, porventura a escolha mais acertada para o mercado nacional. A motorização menos potente está também disponível com caixa auto de sete velocidades, ficando a nova 8G-DCT reservada para o 200D e para o 220D, de 190 cv, que só mais tarde chegará ao nosso mercado.

Face ao modelo anterior, o novo Classe B é mais comprido e mais alto. Algo que se reflete na posição de condução elevada, no reforço da habitabilidade e na capacidade da bagageira.

Com bancos climatizados e multicontorno com função de massagem, o novo Classe B está disponível com extras opcionais até aqui reservados apenas a segmentos mais altos.

Quatro pessoas podem viajar com todo o conforto no Classe B, mas para o quinto passageiro fica reservado um lugar menos cómodo, no meio, sujeito ao sobrelevado túnel da transmissão. Talvez a única nota negativa registada no bem cuidado interior do B 180 CDI testado pelo JR, onde a qualidade de construção tão característica da Mercedes-Benz e o excelente nível de acabamentos também habitual na marca são por demais evidentes. Os plásticos utilizados no habitáculo são todos de alta qualidade, os bancos têm um desenho excelente e permitem uma combinação de cores adequada ao gosto do utilizador.

Os encostos dos bancos traseiros têm divisão 40:20:40 de série. Consoante a versão, a partir de meados de 2019, os bancos traseiros poderão ser movidos 14 centímetros e o encosto poderá ser rebatido até uma posição mais inclinada, para variar a capacidade do compartimento de bagagem atrás dos assentos traseiros entre 455 e 705 litros.

Ainda no interior, destaque para o novo painel de instrumentos que se funde com o monitor central, numa combinação de imagem digital que pode variar entre 7+7 polegadas, 7''+10'' e 10''+10''. Ali estão patentes todas as informações do computador de bordo, sistema de som e a navegação, para além do MBUX, que garante "interessantes" conversas com uma voz chamada Mercedes.

O novo Classe B é o segundo veículo, após o Classe A, a apresentar o sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User eXperience), que abriu as portas a uma nova era com o sistema de conectividade Mercedes me. O sistema tem capacidade de aprendizagem graças à Inteligência Artificial, o que o torna único. (ver vídeo).

Sistema Intelligent Drive: as funções do Classe S

O novo Classe B vem com sistemas de assistência de condução, fornecendo assim um dos mais altos níveis de segurança ativa neste segmento com funções oriundas do Classe S. Pela primeira vez, o Classe B tem capacidade semiautónoma de condução, em determinadas situações. Para isso, o veículo usa sistemas aprimorados de câmara e radar para antecipar o tráfego até 500 metros à sua frente, bem como dados cartográficos e de navegação para as funções de assistência. Por exemplo, o Assistente Ativo de Controlo da Distância DISTRONIC, como parte do pack de Assistência à Condução, consegue dar ao condutor suporte cartográfico em numerosas situações de condução e ajustar a velocidade de forma preditiva e conveniente, por exemplo, na aproximação às curvas, cruzamentos ou rotundas. Como parte do equipamento também encontramos, por exemplo, o Assistente Ativo de Travagens de Emergência e o intuitivo Assistente Ativo de Mudança de Faixa de Rodagem.

O novo Classe B está equipado com o Assistente de Travagem Ativo de funcionalidades aumentadas que pode ajudar a atenuar as consequências de uma colisão na traseira de veículos parados ou em movimento lento - e agora até mesmo com peões ou ciclistas - ou até mesmo evitar de todo estas situações.

Recheado de tecnologia, o Classe B pode ainda dispor de um sistema de estacionamento activo - capaz de arrumar o carro quase sem intervenção do condutor -, muito do agrado do público feminino, sendo que o alerta de colisão, com sinais sonoros e visuais e influência no sistema de travagem em caso de emergência já vem de série.

Quanto à motorização 180 CDI de 116 cv, associada a uma caixa manual de seis velocidades revela grande competência para um carro com estas características, surpreendendo pela suavidade, pelo desempenho a baixa rotação (binário de 250 Nm) e pelos consumos muito moderados. Em cidade, beneficiando do 'Start/Stop', o Classe B não gasta mais do que 6,8 l/100 km, fazendo menos de 5l/100km em estrada. O preço base está nos 35.100 euros, mas o valor de extras e o pack desportivo AMG podem elevar os custos para lá dos 40 mil euros.

A proposta de entrada na gama a gasolina (200CDI, de 163 cv) que havemos de testar em breve, tem um preço inicial mais baixo (34.750€), pelo que será alternativa a considerar.

Paulo Parracho

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