Novo Peugeot 2008 chega a Portugal em Janeiro e já pode ser reservado

17-12-2019

Assente numa gama de quatro níveis de equipamento e três energias possíveis, com três motores PureTech a gasolina, dois motores diesel BlueHDi e a versão 100% elétrica e-2008 (em abril), o novo Peugeot 2008 chega em janeiro com preços a partir de €21.500. (veja o vídeo)

As linhas equilibradas e as proporções gerais são tipicamente SUV, com um para-brisas recuado que permite um capô mais horizontal e um conjunto com um visual muito mais forte. O carro apresenta-se bem assente sobre as suas rodas, musculado e gerador de confiança.

Estatutária e com identidade, a frente integra uma grelha vertical (na cor da carroçaria nas versões elétricas), um capô esculpido e luzes diurnas LED colocadas abaixo dos faróis.

O perfil audaz atrai imediatamente a atenção, com diversas linhas triangulares. O resultado é um estilo ousado e incisivo, que representa uma proeza técnica do ponto de vista da estampagem das peças devido à volumetria inédita dos flancos. Estas linhas terminam no portão da bagageira, conferindo uma grande coerência e homogeneidade ao conjunto.

A robustez do estilo é ainda reforçada pelas rodas de grande diâmetro (690 mm) que preenchem na perfeição as respetivas cavas. As jantes de 18" apresentam inserções específicas que facilitam a personalização e diminuem significativamente o peso em nada menos do que 4 kg no conjunto das quatro rodas.

A subida em gama e a elegância são confirmadas pelo tejadilho bicolor em preto Black Diamond e pelo pilar "C" com inserções em serigrafia nas versões GT Line e GT.

A traseira musculada, graças à linha de cintura elevada, integra grupos óticos interligados por uma faixa preta; nas versões equipadas com as motorizações PureTech 130/155 e BlueHDi 130, a estética traseira é reforçada por dupla saída de escape.

A assinatura de 3 garras LED apresenta uma nova expressão. Acesa de dia e de noite, esta assinatura luminosa está presente na traseira de todas as versões, bem como nas óticas dianteiras das versões topo de gama. Dependendo dos mercados, os faróis dianteiros utilizam tecnologia LED em todos os níveis de equipamento.

O interior, onde se destaca o PEUGEOT i-Cockpit® 3D, apresenta cores e materiais que foram alvo de particular atenção, combinando habilmente materiais nobres e cores originais.

Nas versões GT Line e GT, o interior assume o patamar máximo do conforto e é animado por decorações luminosas que dispõem de 8 cores selecionáveis no touchscreen.

A habitabilidade dos bancos traseiros (a melhor registada até agora na nova plataforma CMP) faz do novo SUV PEUGEOT 2008 um SUV particularmente versátil. O seu comprimento de 4,30 m e a sua distância entre eixos de 2,60 m conferem-lhe também um excelente volume de bagageira, com 434 litros (norma VDA V210), independentemente da motorização e incluindo a versão 100% elétrica. A modularidade é assegurada por um piso duplo (duas posições), consoante as versões, que oferece um piso quase 100% plano após o rebatimento dos bancos traseiros.

Inúmeros e, em alguns casos, inéditos, os espaços de arrumação a bordo permitem colocar e guardar todos os objetos do dia-a-dia. Às tradicionais bolsas nas portas e ao porta-luvas juntam-se um amplo espaço de arrumação sob o apoio de braço central dianteiro e um outro à frente da alavanca da caixa de velocidades. Adicionalmente, existe um espaço de arrumação mais discreto, na zona inferior da consola central, que também acolhe a base de carregamento por indução (wireless); com a sua tampa aberta, pode facilmente acolher um smartphone.

Os passageiros podem também desfrutar de um interior irradiado de luz graças ao teto de abrir opcional. A sua abertura para o exterior mantém a habitabilidade e o espaço ao nível da cabeça nos lugares traseiros.

Ainda mais tecnológico: o novo PEUGEOT i-Cockpit® 3D

O PEUGEOT i-Cockpit® mantém os seus princípios fundamentais e propõe uma ergonomia que favorece os sentidos:

- um volante compacto, para melhor maneabilidade e aderência,

- um grande touchscreen HD ao alcance da mão e do olhar,

- e agora também um inovador cluster de instrumentos 3D head-up display.

As informações estão posicionadas no campo de visão do condutor. Dependendo das versões, o cluster Estreado no novo PEUGEOT 208, o PEUGEOT i-Cockpit® 3D constitui uma verdadeira inovação, em estreia mundial no segmento. Melhora significativamente todos os aspetos da condução: a eficácia, a facilidade de leitura e a segurança estão num nível nunca antes alcançado.

Consoante as versões, o touchscreen pode ter até 10 polegadas, sendo comandado por atalhos táteis colocados junto aos Toggle Switches.

Alguns inéditos, e outros raros neste segmento, os equipamentos e as ajudas à condução são herdados dos segmentos superiores e situam-se ao melhor nível do savoir-faire da marca PEUGEOT. O arsenal tecnológico implementado é impressionante, com destaque para:

  • O Drive Assist, que inicia a via da condução semiautónoma, e que combina:

ajuda à manutenção ativa da posição dentro da faixa de rodagem, associada ao Lane Positionning, cabendo ao condutor escolher a posição na via,

regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go com a caixa automática EAT8,

  • Park Assist, que gere automaticamente a direção para entrar e sair de um lugar de estacionamento, com apenas 60 cm de espaço entre os veículos, depois de estacionado,
  • travagem automática de emergência de última geração, que deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, de 5 km/h a 140 km/h,
  • alerta ativo de transposição involuntária de faixa(ou do limite),
  • alerta de atenção ao condutor, aconselhando, se necessário uma pausa na condução,
  • comutação automática das luzes de circulação, para melhor concentração ao volante,
  • reconhecimento alargado de sinais de trânsito (sentido proibido, stop), com recomendação para os sinais de velocidade,
  • vigilância de ângulo morto,
  • travão de estacionamento elétrico.

Verdadeiros parceiros do nosso dia-a-dia, os smartphones terão a mesma função no novo PEUGEOT 2008. Os seus dados e informações são apresentados no ecrã central graças à compatibilidade MirrorScreen, que inclui os protocolos de conectividade MirrorLink™, Apple CarPlay™ e Android Auto™.

Além do local de recarga por indução (wireless), estão disponíveis, consoante as versões, até 4 fichas USB (2 à frente, incluindo um USB-C, e 2 atrás).

As viagens são otimizadas com a navegação 3D conectada TomTom Traffic®, que fornece informações de trânsito em tempo real, e recalcula automaticamente os percursos. O condutor é informado das zonas de risco e dos pontos de interesse nas proximidades, podendo recorrer ao sistema atualizado de comandos por voz.

A gama é composta por 4 níveis de equipamento: Active, Allure, GT Line e GT, praticamente todos disponíveis nas versões 100% elétrica, gasolina ou Diesel.

As versões topo de gama GT Line e GT apresentam atributos estéticos distintos:

  • faróis Full LED com assinatura luminosa com 3 garras,
  • jantes em alumínio de 18' diamantadas, com inserções,
  • habitáculo com detalhes específicos: revestimento do tejadilho em preto, costuras na cor "Adamite", iluminação do ambiente, bancos dinâmicos, pedais em alumínio.

Eficientes e responsáveis: motores térmicos compatíveis com as normas Euro 6

Respeitando as mais recentes normas Euro 6, as motorizações térmicas dispõem dos últimos avanços tecnológicos da marca PEUGEOT e estão todas equipadas com Start & Stop e filtro de partículas.

Para maior prazer e conforto de condução, algumas destas motorizações podem ser associadas à caixa automática de 8 velocidades (EAT8) de última geração.

As motorizações a gasolina estão articuladas em torno do motor de 3 cilindros, com uma cilindrada de 1,2 litros em conformidade com a norma Euro 6d:

  • PureTech 100 S&S CVM6,
  • PureTech 130 S&S CVM6 ou EAT8,
  • PureTech 155 S&S EAT8 (unicamente na versão GT).

A oferta Diesel está a cargo do motor de 4 cilindros com 1,5 litros de cilindrada (normas Euro 6d-TEMP no lançamento):

  • BlueHDi 100 S&S CVM6,
  • BlueHDi 130 S&S EAT8.

Para uma condução personalizada e à medida de cada situação, o novo SUV PEUGEOT 2008 dispõe, consoante as versões, de um seletor de modos de condução: "Eco", "Normal" e "Sport".

Para quem quer aventurar-se ainda mais longe, o Grip Control, opcional associado ao sistema de controlo de descida (HADC), permite total domínio e segurança do veículo, e da sua trajetória, nas inclinações mais acentuadas.