Novo Peugeot 3008: Renovado para manter a liderança

A Peugeot apresentou esta semana o renovado 3008, com o objectivo de manter a liderança no mercado dos SUV Compactos, em que a versão anterior registou mais de 800 mil unidades produzidas desde o seu lançamento, em 2016, conquistando também o galardão "Carro do Ano 2017". Veja o vídeo:

O novo design dá o tom para uma nova era de modernidade, apostando numa frente redesenhada, novas luzes traseiras Full LED, novas cores de carroçaria e uma opção inédita "Black Pack".

As versões GT / GT Pack têm uma grelha específica, de padrão com design mais evoluído, acentuando a subida em gama das diferentes versões do modelo em termos de estilo.

O novo 3008 incorpora a nova filosofia "power of choice" da marca e oferece motores híbridos plug-in, com tração às duas ou quatro rodas, e motores térmicos, a gasolina ou diesel, que combinam prazer de condução e eficiência.

As tecnologias inteligentes são outra das bandeiras deste SUV, com um vasto conjunto de ajudas à condução de última geração, bem como um novo PEUGEOT i-Cockpit®, que contempla painel de instrumentos digital de elevada qualidade e um novo touchscreen de 10 polegadas, de alta definição.

Para sublinhar o nível de modernização do sistema i-Cockpit, a subida em gama reflete-se no interior através de novos estofos, contribuindo para o nível de qualidade percebido e a atratividade do interior.

Ao nível da consola central, todas as motorizações térmicas equipadas com caixa de velocidades automática estão, a partir de agora, equipadas de série com um seletor de modo de condução, optando-se entre Normal, Sport e Eco.

Para as versões dotadas de motores híbridos plug-in, o seletor de modo de condução alterna entre os modos Eletric (por defeito no arranque) / Hybrid / Sport / 4WD (apenas na variante HYBRID4 300cv).

Os motores

No âmbito da filosofia 'Power of Choice' da marca, são propostas duas motorizações Híbridas Plug-in no novo SUV Peugeot 3008:

  • HYBRID4 300 cv e-EAT8 / 4 rodas motrizes / a partir de 29 g/km de C02 e 59 km de autonomia 100% elétrica (segundo o protocolo WLTP),
  • HYBRID 225 cv e-EAT8 / 2 rodas motrizes / a partir de 30 g/km de C02 e 56 km de autonomia 100% elétrica (segundo o protocolo WLTP).

Notavelmente eficiente e com elevado desempenho, a versão HYBRID4300 e-EAT8 resulta da associação entre um motor PureTech de 200 cv (ou 147 kW) e dois motores elétricos, um na frente, de 110 cv (ou 81 kW) acoplado à caixa de velocidades automática e-EAT8, e o segundo posicionado sobre o trem traseiro, desenvolvendo 112 cv (ou 83 kW).

O modo 4WD, também disponível no modo Electric, permite uma motricidade melhorada sobre estradas ou terrenos difíceis. O resultado traduz-se numa aderência impecável, seja sobre pisos molhados, enlameados, com neve ou sinuosos, sendo a energia distribuída eletrónica e uniformemente pelas quatro rodas do veículo.

A versão de duas rodas motrizes HYBRID de 225 cv (ou 165 kW) associa um motor PureTech de 180 cv (ou 132 kW) a um motor elétrico de 110 cv (ou 80 kW), acoplado à caixa e-EAT8.

A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 13,2 kWh, podendo usar-se dois tipos de carregadores: monofásico de 3,7 kW, de série, e 7,4 kW, igualmente monofásico, opcional.

Os tempos de recarga estimados são os seguintes:

  • a partir de uma Wall Box 7,4 kW: permite uma carga completa em 1h45 com o carregador monofásico a bordo (7,4 kW),
  • a partir de uma tomada reforçada (16A): permite uma carga completa em 4h com o carregador monofásico a bordo (3,7 kW),
  • a partir de uma tomada standard (8A): permite uma carga completa em 7h com o carregador monofásico a bordo (3,7 kW).

Gasolina:

  • Motores de 3 cilindros de 1.2 L de cilindrada:
    • PureTech 130 cv CVM6,
    • PureTech 130 cv EAT8.

Diesel:

  • Motores de 4 cilindros de 1.5 L de cilindrada:
    • BlueHdi 130 cv CVM6,
    • BlueHDi 130 cv EAT8.

O novo Peugeot 3008 contempla três níveis de equipamentoa somando-se em cada um deles um suplemento de denominado "Pack".

Ainda sem preços anunciados, chegará a Portugal no final do ano.