Novo Renault Austral: Design assertivo, maior conforto e eficiência híbrida
Lançado, em 2022, o Renault Austral é um SUV único. Compacto no exterior, espaçoso e modular no interior, é o automóvel mais polivalente no segmento C. Posicionado ao lado dos novos Renault Espace e Renault Rafale, apoia a vertente híbrida da gama Renault na ofensiva aos segmentos C e D, anunciada no Plano Estratégico Renaulution.

O Novo Renault Austral foi objeto de uma renovação contemporânea, com uma frente totalmente transformada. Os traços da nova linguagem de design da Renault são visíveis na maioria dos elementos da carroçaria, conferindo-lhe um aspeto global que é coerente com os outros modelos dos segmentos C e D da gama híbrida, o Rafale e o Novo Espace.
O ambiente interior reflete a elegância do estilo exterior, com novos bancos dianteiros e estofos. O modelo ganha também tecnologias que rivalizam com os segmentos superiores, como o reconhecimento do condutor, e novas aplicações disponíveis através do sistema OpenR Link, com Google integrado.
Versátil, o Novo Renault Austral proporciona uma experiência de condução excecional, tanto nos trajetos mais longos, como nas deslocações diárias. Com o grupo propulsor full hybrid E-Tech de 200 cv e a caixa de velocidades automática multimodo, sem embraiagem, oferece uma das melhores relações potência/consumo/conforto de condução do mercado.
O 4Control Advanced, o Multi-Sense e os 32 ADAS de última geração contribuem, igualmente, para um nível de conforto de condução e de segurança a bordo ao nível dos melhores.

O Novo Renault Austral está disponível em dois níveis de equipamento: Techno e Esprit Alpine.
Design exterior elegante e moderno
Uma transformação completa
O design exterior do Novo Renault
Austral foi objeto de importantes alterações. O novo capot, o para-choques e a
grelha ganham mais carácter, à semelhança do Rafale e do Novo Espace. Refletindo
as novas linhas de design da marca, o para-choques apresenta pequenos diamantes
3D, em relevo, espalhados à volta do logótipo central. A precisão destes
pormenores é acompanhada pelo design de alta tecnologia dos novos faróis
dianteiros e traseiros.
A atualização do estilo também se estende a muitas outras caraterísticas da
carroçaria. Na traseira, em particular, as seções superior e central da porta da
bagageira ganham linhas mais elegantes.Ainda disponível em Cinzento Shiste, Preto Estela, Branco Nacarado e Vermelho Flamme,
o Novo Renault Austral propõe duas novas cores de carroçaria, o Azul Naxos e o
Branco Nacarado Acetinado. O Cinzento Shiste Acetinado e o Branco Nacarado
Acetinado estão reservados para o acabamento Esprit Alpine.
O acabamento bi-tom, com tejadilho Preto Estrela, muito apreciado pelos
clientes, está agora disponível a partir da versão Techno.
Novas faixas em preto brilhante integram-se nas proteções laterais inferiores
da carroçaria, protegendo os guarda-lamas traseiros das projeções de gravilha.
O seu desenho contribui para o carácter desportivo do Novo Renault Austral.As cavas das rodas e as proteções inferiores da carroçaria são igualmente em Preto
Brilhante, enquanto a grelha do radiador é estilizada, em Cinzento Metalizado,
no acabamento Techno e em Ice Black (preto metalizado brilhante) no acabamento
Esprit Alpine.

Assinatura luminosa totalmente nova
A assinatura luminosa do Novo Renault Austral é única, tanto de dia como de noite, com novos faróis dianteiros e traseiros e luzes diurnas (DRL) tipo "meio diamante" no para-choques.
Os faróis incluem a tecnologia Adaptive LED Vision, de série. A tecnologia Matrix Vision controla um maior número de segmentos de feixes de LED, para um desempenho de iluminação avançado e um maior conforto visual para o condutor, sem afetar os condutores dos veículos que circulam em sentido contrário. O condutor pode continuar a utilizar os máximos para obter uma maior cobertura, independentemente do tráfego circundante.
Quando os faróis traseiros estão ligados, assumem a forma de um quadrado cortado em sete partes, inspirado nos puzzles chineses de tangram. Quando desligadas, assemelham-se a "cubos de gelo flutuantes", um visual altamente contemporâneo.
Interior com maior conforto a bordo e tecnologias ainda mais úteis
Sistema inovador de reconhecimento do condutor
Pela primeira vez nesta gama, o Novo Renault Austral está equipado com um sistema de reconhecimento do condutor, através de uma câmara situada no pilar esquerdo do habitáculo (pilar A). Para ativar esta função, o condutor deve primeiro criar um perfil no ecrã multimédia. As seguintes configurações personalizadas podem ser ativadas automaticamente quando o condutor entra no automóvel: menu inicial, estações de rádio e multimédia favoritas, posição de condução (comandos elétricos do banco do condutor e dos espelhos retrovisores exteriores) e aplicações Google através do sistema OpenR link.

A câmara efetua uma leitura de reconhecimento sempre que a porta do condutor é aberta. Para utilizar esta função, o utilizador deve primeiro criar um perfil com o ecrã multimédia e fazer um scan facial com a câmara de bordo. Os dados não são enviados para os servidores, sendo apenas armazenados no automóvel.
Habitáculo mais acolhedor com melhor insonorização
Para além do seu aspeto agradável, os novos bancos dianteiros proporcionam um melhor apoio lateral e ao nível dos ombros. Os bancos também ganharam novos revestimentos, incluindo o tecido "Egée", 98% reciclado, que está disponível na versão Techno.
O isolamento acústico foi melhorado com os novos vedantes nas portas, um novo design para a base do espelho retrovisor, que visa reduzir o ruído do vento e, no acabamento Esprit Alpine, vidros laminados nas portas dianteiras.
Sob o capot foi instalado um sistema de insonorização mais eficaz e novos suportes do grupo propulsor para uma condução mais silenciosa.
O Novo Renault Austral é único no segmento C, com um banco bipartido/dobrável 60/40 na segunda fila, que desliza 16 cm e reclina em três posições (25°/27°/29°). Os passageiros traseiros beneficiam de um espaço para os joelhos de até 27,4 cm e de um espaço para a cabeça superior a 90 cm, para uma posição adaptada às longas viagens.
Uma porta traseira elétrica permite um acesso mais fácil à bagageira. A capacidade de carga varia consoante o grupo propulsor: de 555 litros a 1761 litros com o grupo propulsor Mild Hybrid de 160 cv (dependendo da configuração do banco corrido) e de 527 a 1736 litros com o grupo propulsor full hybrid E-Tech de 200 cv. Além disso, está disponível uma tomada de 12V na bagageira.
Duas versões com caraterísticas específicas
A versão Techno inclui barras de tejadilho cromadas, inserções interiores cromadas acetinadas nos painéis das portas e um conjunto de ajudas à condução como: o alerta de ângulo morto, travagem de emergência em marcha-atrás, alerta de tráfego cruzado traseiro.
Em 2022, o Renault Austral tornou-se no primeiro modelo da gama Renault a ser comercializado com dois níveis de equipamento Esprit Alpine (Techo e Iconic) para um acabamento mais desportivo. No novo Austral, o Esprit Alpine passa a ser um nível único de acabamento, com barras de tejadilho pretas, vidros escurecidos e novas jantes "altitude" de 20 polegadas, com um design inspirado em flocos de neve.
O ambiente interior tem um toque desportivo. Os estofos "Twill" inspirados na fibra de carbono são acompanhados de pespontos nos bancos e debruados nos cintos de segurança, no icónico azul Alpine. Com um A bordado no encosto do banco, os bancos dianteiros são aquecidos e possuem comandos elétricos.
Para completar esta apresentação exclusiva, o interior apresenta ainda acabamentos em Alcantara na parte superior dos bancos, na parte inferior do volante, no painel de instrumentos e nos painéis das portas, soleiras das portas com o selo Alpine e um conjunto de pedais desportivos em alumínio.
Conectividade avançada a bordo
O ecrã duplo OpenR combina um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, com um ecrã multimédia de 12 polegadas. Com o head-up display de 9,3 polegadas, a área de visualização totaliza 1.000 cm², equivalente a três tablets com ecrã tátil.
Para além da conetividade Bluetooth, Apple Carplay e Android Auto melhorada, o sistema multimédia ganha novos grafismos e uma música de boas-vindas desenvolvida em colaboração com Jean-Michel Jarre.
A consola central inclui um carregador por indução, duas portas USB-C e uma tomada de 12V. Os passageiros traseiros têm acesso a duas portas USB-C e a uma tomada de 12V na parte de trás do apoio de braços central.
O sistema multimédia OpenR link, com Google incorporado, oferece o melhor dos serviços e aplicações Google, incluindo a navegação Google Maps, o controlo por voz Google Assistant e o Google Play com mais de 50 aplicações.
Atualizada regularmente, a aplicação Google Maps inclui agora:
• Uma função que lhe permite enviar o seu destino para o automóvel, a partir do seu telemóvel.
• Planeamento de itinerário multiponto, que lhe permite alterar o seu itinerário enquanto está na estrada e, por exemplo, acrescentar ou alterar pontos de paragem.
• Planeamento de rotas ecológico: a rota com o menor consumo de combustível está agora incluída na lista de possibilidades.
• Tal como no Waze, os condutores podem comunicar incidentes na estrada e partilhá-los com a comunidade de utilizadores (radares de velocidade, presença policial, encerramento de estradas, etc…).
A Renault também disponibiliza, regularmente, novas funcionalidades exclusivas, como a "Faça uma pausa!". Uma câmara de reconhecimento facial deteta se o condutor está a fechar os olhos, a pestanejar frequentemente ou a bocejar. Se for esse o caso, o sistema emite um alerta, encorajando o condutor a parar e a fazer uma pausa.
Grupo propulsor Mild Hybrid de 160 cv
O grupo propulsor Mild Hybrid de 160 cv é composto por um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,3 litros, turbo, de injeção direta, assistido por um alternador de arranque, e por uma bateria de iões de lítio de 12V, associada a uma caixa de velocidades automática do tipo CVT.
Este grupo propulsor regista um consumo combinado de 6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 143 g/km*.
*homologação pendente
Grupo propulsor totalmente full hybrid E-Tech de 200 cv
O grupo propulsor full hybrid E-Tech de 200 cv, totalmente híbrido, está acoplado a uma caixa de velocidades automática inteligente, multimodo, sem embraiagem. Equipada com um novo software, a caixa de velocidades é mais reativa, eliminando os pontos mortos no arranque ou na aceleração.
O grupo propulsor full hybrid E-Tech 200 cv, totalmente híbrido, é composto por um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turbo, com 130 cv (96 kW) e 205 Nm de binário, e dois motores elétricos
• o motor elétrico principal tem uma potência de 50 kW (70 cv e 205 Nm) e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V. Este motor destina-se à condução elétrica.
• o motor elétrico secundário ou gerador de arranque de alta tensão (HSG) desenvolve 25 cv e 50 Nm de binário. Este motor põe em marcha o motor de combustão interna e gere as mudanças de velocidades.
Já em conformidade com a futura norma de emissões Euro 6 E bis, o grupo propulsor full hybrid E-Tech de 200 cv tem um consumo de combustível em ciclo combinado WLTP de 4,8 litros/100 km (108 g de CO² por km*).
*homologação pendente
A caixa de velocidades automática inteligente seleciona, automaticamente, o modo de funcionamento do grupo propulsor full hybrid E-Tech de entre os seguintes:
• totalmente elétrico (apenas o motor elétrico aciona as rodas);
• híbrido dinâmico (o motor de combustão e o motor elétrico acionam as rodas em conjunto);
• e-drive (o motor elétrico aciona as rodas, enquanto o motor de combustão interna carrega a bateria);
• combustão (o motor a gasolina aciona as rodas e/ou carrega a bateria);
• recuperação de energia (as rodas acionam o motor elétrico que carrega a bateria).
Graças à rapidez das passagens de caixa e à gestão inteligente, a caixa de velocidades automática multimodo permite um arranque muito convincente (0-100 km/h em 8,4 segundos) e excelentes recuperações (80-120 km/h em apenas 5,6 segundos). As mudanças de velocidade são otimizadas para proporcionar elevados níveis de desempenho, sem comprometer o conforto.

Regulações 4Control Advanced e Multi-Sense, para a agilidade e o prazer de condução
Com a opção 4Control Advanced, o Novo Renault Austral é mais dinâmico em estrada e mais ágil em cidade. Única no segmento C, esta função associa a suspensão traseira multi-link à tecnologia de direção às quatro rodas, para um maior prazer de condução e segurança, e um círculo de viragem mais pequeno. O comportamento é, ao mesmo tempo, tranquilizador e dinâmico, com um melhor controlo do rolamento nas curvas ou nas mudanças de direção.
A direção progressiva na traseira otimiza o posicionamento das quatro rodas em estradas irregulares ou acidentadas. Proporcionando novos níveis de estabilidade, um atuador de direção vira as rodas traseiras muito ligeiramente na mesma direção que as rodas dianteiras (até 1 grau), a velocidades elevadas ou em curvas a velocidades superiores a 50 km/h. A baixa velocidade, as rodas traseiras são rodadas na direção oposta, até 5 graus, para uma agilidade inigualável, particularmente nas cidades.
Acessível a partir do ecrã multimédia, a função Multi-Sense permite ao utilizador selecionar as suas preferências de condução (esforço da direção, resposta do motor, agilidade do chassis), bem como a cor da iluminação interior e do visor do painel de bordo, com base em quatro modos: Eco, Sport, Comfort e MySense.
Assistência ativa ao condutor, condução autónoma de nível 2
Com o Active Driver Assist, o Novo Renault Austral é capaz de analisar a estrada à sua frente. Esta função combina o regulador de velocidade adaptativo, com a assistência à centralização na faixa de rodagem e dados de geolocalização provenientes de mapas específicos.
Integrada no Active Driver Assist, a função de reconhecimento de sinais de trânsito com aviso de excesso de velocidade também pode ser utilizada, isoladamente ou em conjunto, com o limitador de velocidade ou regulador de velocidade.
Safety Score e Safety Coach, duas ajudas para uma melhor condução
O Safety Score analisa os dados relativos à velocidade, à manutenção na faixa de rodagem e à manutenção da distância na estrada. No final de cada viagem, apresenta uma pontuação de 0 a 100, com sugestões personalizadas para melhorar o seu estilo de condução em segurança.
O Safety Coach utiliza dados dos sensores do veículo para avaliar os riscos encontrados pelo condutor em tempo real, com base principalmente na velocidade, na manutenção da distância, na manutenção da faixa de rodagem e nas mudanças de faixa. Vencedor do Prémio de Inovação em Segurança Rodoviária 2024, o Safety Coach visa as causas profundas dos acidentes rodoviários, como a velocidade excessiva ou inadequada ou a distração do condutor.
• Para a segurança: Sistema de Travagem Ativa de Emergência com a função de cruzamento (AEBS e AEB traseiro) / Alerta de ângulo morto (BSW) / Assistência à centralização na faixa de rodagem (LKA) / Aviso de saída da faixa de rodagem (LDW) / Aviso de mudança de faixa (LCW) / Alerta de atenção do condutor (DAA) / Assistência à estabilidade do reboque (TSA)
• Para a experiência de condução: Regulador e limitador de velocidade / Regulador de velocidade adaptativo (ACC) com Stop & Go / Aviso de distância de segurança (DW) / Assistência ao arranque em subida (HSA)
• Para as manobras de estacionamento: Sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais, Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) / Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE).