Novo Toyota Corolla: Ícone regressa com três versões distintas

15-03-2019

Salvador Caetano trouxe o Toyota Corolla para Portugal no final da década de 60 e prometeu que aquele que viria a ser o carro mais vendido em todo o mundo vinha para ficar. E ficou mesmo! Esta semana marca a chegada da 12.ª geração do Corolla, para ocupar o lugar até aqui assumido pelo Toyota Auris.

A gama Corolla está baseada em três carroçarias diferentes de forma a cativar públicos distintos. Para os mais conservadores e habituais clientes do popular modelo da Toyota, mantém-se o requinte e o conforto da versão Sedan. Ao familiar topo da gama juntam-se a versátil carrinha Touring Sports e o mais desportivo e compacto Hatchback.

Todos assentes na recém-adotada plataforma GA-C da Nova Arquitetura Global Toyota (TNGA), garante de superior dinâmica de condução e de níveis de segurança aumentados, proporcionando ainda aos designers da Toyota a liberdade de conferir a cada carroçaria uma aparência distinta e individual.

Assim, o Sedan apresenta imagem e pormenores únicos face ao cinco portas e à carrinha.

E o porquê desta aposta? A explicação é dada pelo engenheiro-chefe da Toyota, Yasushi Ueda:

Porque razão o Sedan tem um design frontal e traseiro diferente do Hatchback e da Touring Sports?

"Com base nos estudos com clientes que levámos a cabo no início do projeto concluímos com clareza que os potenciais compradores do Hatchback e da Touring Sports estão realmente interessados em ter um veículo de aparência dinâmica, enquanto os proprietários do Sedan tendem a preferir um veículo com um visual mais executivo. Visualmente, os três tipos de carroçaria estão claramente relacionados através dos seus traços globalmente desportivos, ainda que tenhamos adicionado um toque mais executivo ao design exterior do Sedan".

Aposta nas motorizações híbridas com duas opções

A nova gama Corolla alarga a aposta da marca nipónica nas motorizações híbridas. O Hatchback e a Touring Sports são os primeiros modelos a permitir optar entre dois propulsores eletrificados com a tecnologia self-charging hybrid - um renovado 1.8 litros com 122 cv ou a novíssima unidade de 2.0 litros com um rendimento de 180 cv - assinalando a estreia da dupla estratégia híbrida da Toyota. Pela primeira vez, o Sedan está disponível com motorização híbrida self-charging de 1.8 litros.

Como alternativa, esta nova geração da gama Corolla disponibiliza apenas uma motorização convencional; turbo a gasolina de 1.2 litros com 116 cv para as carroçarias Hatchback e Touring Sports. O motor 1.6 de e 132 cv para o Sedan. não está disponível em Portugal.

Apontando ao núcleo duro do segmento C europeu, o novo Hatchback, a Touring Sports e o Sedan são modelos dinâmicos e elegantes que atendem a todos os requisitos de deslocações diárias e uso mais diversificado ao fim de semana, combinando prazer de condução em todas as condições da estrada com a paz de espírito e os baixos custos operacionais exclusivos da tecnologia de propulsão híbrida self-charging da Toyota.

A versátil Touring Sports para a Europa

Com um tipo de carroçaria exclusivo na Europa, a nova Touring Sports foi desenhada no recém-inaugurado Centro de Design em Zaventem, na Bélgica. Graças à adoção da plataforma TNGA, a nova carrinha foi desenvolvida em paralelo com o Hatchback e o Sedan e, como tal, tornou-se um modelo independente. Embora partilhe o mesmo estilo frontal dinâmico e distinto e uma redução de 25 mm na altura total com o novo Corolla Hatchback, cada painel da nova Touring Sports a partir do pilar B é exclusivo desta versão, conferindo-lhe a aparência refinada e sensual e o teto esvoaçante de uma elegante mas robusta shooting break.

Na traseira, o tema de design da Touring Sports partilha os ombros musculados do Hatchback e os grupos óticos com lâmpadas full-LED amplamente espaçadas. O óculo traseiro tem uma inclinação 12 graus maior do que o da geração anterior.

Embora as projeções de carroçaria tenham sido encurtadas à frente e atrás, a nova Touring Sports é 55 mm mais comprida que o Auris. Mas mais significativo é o facto de ter uma distância entre-eixos 100 mm superior (2700 mm) e a distância do banco dianteiro para o traseiro ter aumentado 48 mm para 928 mm, proporcionando o mais amplo espaço para pernas dos passageiros traseiros.

A Touring Sports estará disponível na mesma escolha de 11 cores de carroçaria do Hatchback e contará também com a mesma gama opcional de quatro esquemas de cores de dois tons.

O prestígio do Sedan

Com base no design elegante e dinâmico do Hatchback compacto e no da versátil Touring Sports, o novo Sedan beneficia da mesma postura ampla e baixa inerente à nova plataforma GA-C. No entanto, a sua própria individualidade dentro da família Corolla é refletida por um design exterior com mais prestígio, com design específico na dianteira e na traseira.

Com interiores renovados e com 'upgrade' de qualidade e requinte, já muito perto do segmento premium, o novo Corolla apresenta também uma lista de equipamentos, logo na versão de entrada na gama, que o coloca em vantagem face à concorrência mais direta.

Faróis LED, Sistema de Máximos Automático Adaptativo, Ecrã TFT a cores com efeito 3D, Head-Up Display (HUD), Sistema Multimédia Toyota Touch, Chamada de Emergência eCall, Sistema de som Premium JBL, Carregador sem fios para telemóvel, Abertura da porta traseira ativada pelo sensor de pé, Assistência Simples e Inteligente ao Estacionamento com Travagem Automática (SIPA), são algumas das opções disponíveis nos diferentes pacotes de equipamento.

Segurança Ativa

As três variantes do novo Corolla estão equipadas de série com a versão mais recente do Toyota Safety Sense; um conjunto de tecnologias de segurança ativa projetadas para ajudar a evitar ou atenuar as consequências de colisões numa ampla gama de situações de tráfego.

O Toyota Safety Sense passa a incluir versões atualizadas do Sistema de Segurança Pré-colisão (PCS), Cruise Control adaptativo (ACC), Alerta de Saída da Faixa (LDA), Reconhecimento dos Sinais de Trânsito (RSA) e Sistema de Máximos Automático (AHB). Além disso, introduz um novo Cruise Control adaptativo inteligente (iACC) e o Assistente de Condução Inteligente (LTA) para ajuda avançada à condução.

Nas suas diversas variantes, o novo Corolla tem preços para todos os gostos. Começam nos 21.299 euros  para o 1.2T hatchback, com a carrinha a custar apenas mais mil euros. As versões híbridas 1.8 têm preços a partir de 25.990 euros ou 27.199 euros, respectivamente.

O Sedan, com motorização híbrida, tem preços a partir de 28.500 euros.

Saiba mais sobre o novo Toyota Corolla e veja o vídeo promocional: