Novos Peugeot 3008 e 5008: Leões reforçam matriz de qualidade

13-01-2021

Colecionador de títulos e campeão de vendas em toda a Europa, com mais de 800 mil unidades vendidas desde 2016, o Peugeot 3008 apresenta-se renovado para mais uma época de sucesso. A par com o 5008, o seu irmão de sete lugares, tem novo desenho dianteiro, mais equipamento e muita tecnologia. A versão híbrida plug-in garante 56 km em modo elétrico.

Começamos pela maior diferença entre os dois SUV da Peugeot. Mais familiar, de sete lugares e para viagens mais longas, o 5008 não integra versões com motorização híbrida plug-in. Ao invés, mantém o consagrado 2.0 BlueHDI de 180 cv (que agora abandona o 3008) associado a caixa automática EAT8.

O 5008 apresenta-se ainda com propulsores a gasolina Puretech 1.2 (130 cv) e 1.6 (180 cv) e Diesel BlueHDI 1.5 (130 cv).

Quanto ao 3008, para além das motorizações convencionais, a principal novidade reside nas duas versões do Hybrid Plug-in, de 225 cv, com tração dianteira, e de 300 cv, com tração integral. Ambas oferecem uma autonomia em modo elétrico de 56 km, emissões de CO2 abaixo de 50 g/km e isenção de 75% do ISV, para além de outros incentivos fiscais para as empresas.

Nos dois modelos, as maiores novidades estéticas estão na secção dianteira, totalmente redesenhada, com uma grelha sem moldura que se prolonga sob os faróis e que junta todos os elementos. Nas versões GT e GT Pack a grelha tem um desenho ainda mais elaborado, acentuando o topo da gama.

Os faróis, com tecnologia LED, também são totalmente novos e as luzes diurnas dão uma espécie de garra a este leão. Na traseira, os farolins usam tecnologia Full LED enquanto os "piscas" são agora progressivos.

O interior continua a ser bastante espaçoso, tanto no 3008 como no 5008, notando-se uma evolução do já conhecido i-cockpit. Aqui sobressai o painel de instrumentos digital e personalizável de 12,3'' e o ecrã tátil de 10'' colocado ao centro do tablier.

Destaque também para o reforço da qualidade e dos materiais utilizados, que dão uma maior sensação de conforto a bordo e contribuem para o estatuto "premium" que a marca quer conquistar para os seus SUV.

Nesse aspeto, a tecnologia, mais concretamente, os sistemas e dispositivos de ajuda à condução, estão num patamar bastante elevado.

Consoante os três níveis de equipamento, embora muitos já estejam disponíveis desde as versões de entrada, os novos 3008 e 5008, dispõem, entre outros, de sistema de visão noturna, cruise control adaptativo com stop&go, ajuda à manutenção na faixa de rodagem, travagem de emergência automática de última geração e reconhecimento de sinais de trânsito.

Os preços começam nos 32.500€ para a versão base 1.2 PureTech do 3008, conforme a tabela seguinte:

Paulo Parracho

Saiba mais sobre estes modelos: