Os elétricos mais baratos do mercado: Renault Twingo e Dacia Spring

29-10-2020

De uma assentada, Renault e Dacia, marcas do mesmo grupo, apresentam os modelos elétricos mais baratos do mercado. O novo Renault Twingo Electric vai custar cerca de 22.200€, enquanto o Dacia Spring Electric será ainda mais barato, mas apenas destinado a plataformas de partilha automóvel.

A poucos meses de chegar ao mercado nacional, já estão definidos os preços para o Renault Twingo Electric: apenas 22.200€ (com bateria incluída) e, claro, pouco mais de 18.000€ para clientes empresariais (por beneficiarem da dedução integral do valor do IVA). Ou seja, valores que conferem ao Renault TWINGO Electric o estatuto do automóvel 100% elétrico mais acessível do mercado!

O Renault Twingo Electric é mais uma proposta da Renault que beneficia da experiência de mais de uma década da marca na mobilidade zero emissões. A plataforma da versão elétrica é a mesma das existentes versões a gasolina. Desde a sua conceção a plataforma do Twingo foi concebida para poder receber versões 100% elétricas.

Tanto no design exterior como, no interior, as diferenças em relação às versões equipadas com o motor a gasolina revelam-se em pormenores específicos das propostas elétricas da Renault.

O Twingo Electric também reivindica o melhor raio de viragem do mercado (uma caraterística tão importante nas manobras na cidade) e graças à bateria de 22 kWh oferece uma autonomia de cerca de 270 quilómetros em ciclo WLTP City e de 190 quilómetros no ciclo WLTP Completo (225 quilómetros com utilização do modo Eco). O suficiente para uma semana de utilização sem carregamentos, para quem percorre uma média de 30 quilómetros diários.

Mas para além da autonomia perfeitamente adaptada à utilização quotidiana urbana, destaque para a rapidez de carregamento, uma vez que carrega até quatro vezes mais depressa do que os seus concorrentes, nos postos de carregamento mais frequentemente encontrados no espaço público.

Uma referência final para o facto dos mais recentes serviços conectados desenvolvidos para a gama também estarem disponíveis no TWINGO Electric, incluindo funções específicas dos automóveis elétricos Renault que facilitam a vida do condutor.

O Renault Twingo Electric já está disponível para encomenda em toda a Rede de Concessionários com preços a partir dos 22.200€ e com a bateria incluída. As entregas terão início em janeiro de 2021. Para os clientes empresariais, que podem usufruir da dedução integral do IVA, estará disponível a partir dos 18.050 €, aproximadamente.

Dacia Spring aposta na mobilidade partilhada

A Dacia revelou o Spring Electric, apresentado em duas variantes nunca antes vistas, que visam uma mobilidade mais sustentável: uma versão adaptada à partilha de automóvel, para mobilidade elétrica partilhada, e uma versão comercial denominada Cargo, que se destina às entregas de último quilómetro (last mile), sem emissões poluentes.

Com look de SUV, apresenta uma habitabilidade referencial, uma motorização elétrica simples e fiável, como é apanágio da Dacia.

A Dacia adaptou o conceito de mobilidade elétrica à sua filosofia, de oferecer automóveis contemporâneos, que respondam a necessidades essenciais: o Spring Electric é um pequeno automóvel elétrico espaçoso, robusto e proposto a um preço verdadeiramente imbatível (pouco mais de 15.000€ em França).

O início das encomendas do Novo Dacia Spring Electric está previsto para a primavera de 2021, com uma gama e uma oferta comercial simples: bateria já incluída no preço de aquisição e dois níveis de equipamento.

O equipamento de série inclui a direção de assistência variável 100% elétrica, o fecho centralizado com comando à distância e os quatro vidros elétricos.

Um écran numérico de 3,5" marca presença entre os mostradores principais e o reconhecimento vocal, através do Google ou da Apple, pode ser ativado, facilmente, através de um comando colocado no volante.

Porém, o ar condicionado manual, o sistema multimédia, o comando elétrico dos retrovisores e uma verdadeira roda suplente estão disponíveis como opção.

Com um raio de viragem de apenas 4,8 metros, o Spring Electric serpenteia facilmente em ambiente urbano. O sistema de auxílio ao estacionamento, que está disponível como opção, oferece avisos sonoros e visuais, graças ao recurso a três radares de ultrassons colocados no para-choques traseiro e a uma câmara de marcha atrás que transmite a imagem para o écran do sistema multimédia e que inclui, ainda, as linhas-guia dinâmicas para melhor avaliar o posicionamento do Spring.

O equipamento multimédia Media Nav, com écran de 7'' também só está disponível em opção.

A motorização 100% elétrica, com 33 kW (equivalentes a cerca de 44 cv), está acoplada a uma bateria de 26,8 kWh de capacidade.

Para uma maior liberdade de ação, o Spring oferece uma alargada escolha de formas de recarga: numa tomada doméstica de 220V, graças ao cabo fornecido de série, numa Wallbox (com o cabo proposto em opção) ou numa ligação DC (em opção).

A duração da carga da bateria de iões de lítio é de:

  • Menos de 1 hora para uma carga de 80% numa ligação DC 30 kW
  • Menos de 5h para uma carga de 100% numa Wallbox de 7,4 kW
  • Menos de 8h30 para uma carga a 100% numa Wallbox de 3,7 kW
  • Menos de 14h para uma carga de 100% numa tomada doméstica de 2,3 kW

  • O Spring Electric oferece uma autonomia de 225 km no ciclo WLTP e de 295 Km no ciclo WLTP City (ciclo de homologação que compreende apenas o trajeto urbano homologado), o que lhe garante uma grande versatilidade de utilização, tanto em circuito urbano como extra-urbano.
  • Na Europa, neste segmento A (citadinos), a distância média percorrida diariamente é de 31 km. Tendo em atenção este dado, o Spring não precisaria de mais do que uma carga por semana.
  • A autonomia pode ainda aumentar em quase 10% se pressionar o botão ECO no tablier, uma função que, quando ativada, limita a potência aos 23 kW (em vez dos habituais 33 kW) e a velocidade máxima aos 100 km/h.