Novo Peugeot 508: Design e tecnologia em nível premium

17-06-2019

Eleito em Portugal como Carro do Ano, somando títulos idênticos por toda a Europa, o novo Peugeot 508 distingue-se pela sua arquitetura bela e moderna e pelo arsenal tecnológico que ostenta.

Salta à vista de qualquer um. Decorridos seis meses do seu lançamento em Portugal, o novo Peugeot 508 ainda desperta olhares de admiração. A nova arquitetura, rebaixada e compacta - apenas 1,40 m de altura - completa o design exterior fluido e musculado, cortando com a silhueta clássica do passado e assumindo morfologia de berlina/coupé de 5 portas, ao melhor estilo fastback. O interior integra a mais recente interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®, um exclusivo tecnológico do Leão.

Assume-se, assim, como o novo porta-estandarte da marca francesa para marcar pontos entre os modelos de gama mais elevada.

Entre nós, o novo 508 apresenta-se com cinco níveis de equipamento e seis motorizações já sob a norma Euro 6.2d-temp. Na passada semana foi também lançada a versão SW, sobre a qual nos debruçaremos mais tarde.

Voltando ao que mais distingue esta berlina estilo coupé, a secção dianteira é impressionante. A grelha estreita e trabalhada num padrão quadriculado impõe-se entre as óticas Full LED, com o Leão posicionado no centro da grelha e o logótipo "508" na extremidade do capot.

As superfícies vidradas, perfeitamente integradas, tornam a silhueta ainda mais perfeita e revelam portas sem moldura. Na traseira, encontramos uma faixa horizontal em preto brilhante, enquadrada pelas óticas traseiras, característica da expressividade dessa secção nos mais recentes modelos da marca. Mas o destaque vai para as óticas traseiras Full LED tridimensionais, grupos óticos resultantes do trabalho realizado para os mais recentes concepts da Peugeot.

Esta secção revela ainda uma das originalidades do modelo: um portão habilmente dissimulado, que concilia estilo e funcionalidade com acessibilidade facilitada à bagageira, com 487 litros de capacidade.

Com um comprimento total de 4,75 m, o novo 508 posiciona-se entre as berlinas mais compactas do mercado 'mainstream', aproximando-se da concorrência 'premium'.

Habitabilidade otimizada

Graças à sua arquitetura otimizada, o 508 apresenta, simultaneamente, dimensões compactas e um habitáculo adaptado ao segmento. Assim, se o espaço ao nível da cabeça é comparável à de um Audi A5 Sportback, a largura ao nível dos cotovelos nos lugares dianteiros atinge 1,455 m, ou seja, mais 5 cm do que no modelo alemão. O mesmo se passa nos lugares traseiros, onde o espaço disponível ao nível dos joelhos dos passageiros é mais generoso em 3 cm.

O habitáculo revela originalidade e elevada qualidade. O olhar é prontamente captado por um painel de bordo espetacular e topo de gama, com touchscreen HD capacitivo de 10'' e painel de instrumentos tipo head-up display, digital e de alta resolução com 12,3'', associados a um volante compacto com vários botões de comando.

Os sistemas de ajuda à condução estão lá todos:

Sistema de visão noturna (Night vision) inédito no segmento;

Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e Alerta de risco de colisão;

Alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma);

Alerta de atenção do condutor por câmara;

Assistente automático de máximos;

Reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação;

Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (Stop, sentido proibido);

Cruise Control adaptativo com função Stop & Go (com caixa automática EAT8);

Ajuda à manutenção da posição na via de circulação (associado ao ACC Stop & Go);

Sistema ativo de vigilância do ângulo morto

Inédito no segmento, o sistema de visão noturna utiliza uma câmara de infravermelhos e permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a deteção até aos 200/250 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização da visão de infravermelhos na instrumentação digital, no campo de visão do condutor.

Em condução urbana, o condutor dispõe, também, de sistemas de assistência para algumas manobras, como o Visiopark 2 (visão a 360°) ou mesmo a última geração do Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, acelerador e travões para entrar e sair do lugar de estacionamento.

Seis motores

Na oferta a gasolina são duas as novas propostas elaboradas com base no motor 1.6 PureTech, de 180 e 225 cv e caixa EAT8.

Na gama Diesel estão disponíveis quatro opções construídas com base nas motorizações 1.5 e 2.0 BlueHDi, com caixas manuais de seis velocidades ou EAT8 e potências entre os 130 e os 180 cv.

Um conforto topo de gama e uma qualidade irrepreensível

A escolha e a qualidade dos materiais, tanto ao nível da decoração como dos revestimentos dos bancos, e o cuidado colocado nos acabamentos estão conjugados de modo a mergulhar os ocupantes num ambiente tranquilo, moderno e requintado.

O banco do condutor (e o do passageiro a partir do nível Allure Business) obteve a certificação AGR (Aktion für Gesunder Rücken, associação independente alemã de especialistas em ortopedia e ergonomia), em reconhecimento da sua ergonomia e das suas múltiplas regulações que, em opção a partir do nível Active, incluem regulação longitudinal e da inclinação do assento, bem como do apoio lombar (4 vias com comando pneumático elétrico).

Ambos os bancos dianteiros podem, também em opção, incluir sistema de massagem pneumática de 8 bolsas, com 5 programas diferentes. Em opção, podem também dispor de regulações elétricas de 8 vias com duas memórias.

O novo 508 em Portugal

A gama em Portugal é constituída pelos níveis Active, Allure, GT Line e GT.

Logo desde o nível de entrada, o Active apresenta de série o Touchscreen de 8'' com Bluetooth e entrada USB, sensor de luz e chuva, Jantes em liga leve de 17", Cruise Control Programável e Ajuda ao estacionamento traseiro. O coração de gama Allure acrescenta, entre outros, equipamentos como o touchscreen de 10", Navegação Conectada 3D, ajuda ao estacionamento à frente, Pack Safety Plus, câmara de visão traseira. Versões mais desportivas, o GT Line e GT, apresentam um design exclusivo e ainda mais equipamento de série como Faróis Full LED, i‑Cockpit Amplify e jantes de 18'' (GT Line) ou 19'' (GT).

Versão B2B - Novo 508 Business Line

Especialmente concebido para as empresas, o nível Business Line (base Active) surge recheado de equipamentos de série como as jantes de liga leve 16" (JLL 17" no caso do motor 2.0 BlueHDi de 160cv EAT8) com roda suplente, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, Navegação Conectada 3D com sistema de chamada de emergência eCall, sensor de luz e chuva e Pack Safety Plus (Pack Safety + Assistente automático de máximos + reconhecimento dos painéis de velocidade e preconização+ sistema ativo de vigilância do ângulo morto + sistema de alerta de fadiga por análise de trajetória).