Porto de Lisboa recebe GreenPort Congress & Cruise 2023

18-10-2023

O Porto de Lisboa recebe na Gare Marítima de Alcântara a 18ª edição do GreenPort Congress & Cruise, entre os dias 18 a 20 de outubro, integrado nas comemorações dos seus 136 anos. Este evento internacional, dedicado ao tema "Equilibrar os desafios ambientais com as exigências económicas", reúne toda a comunidade portuária e marítima europeia em Portugal.

O primeiro dia do congresso conta com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, na Sessão de Boas Vindas, e com a participação de Isabel Moura Ramos, Administradora do Porto de Lisboa, no painel "Climate Change: Energy efficiency, GHG emissions reduction & adaptation". No segundo dia, o Chefe de Divisão Logística do Porto de Lisboa, Tiago Fernandes, integra o painel sobre o crescimento da Economia Azul, com o tema "Porto de Lisbon – HUB2BLUE".

O GreenPort Congress & Cruise é um ponto de encontro para a partilha sobre as mais recentes práticas sustentáveis, de forma a auxiliar portos, comunidades e terminais portuários a reduzir as suas pegadas de carbono e a tornarem-se mais sustentáveis.

Durante os três dias de congresso, os participantes vão debater temas como as Mudanças Climáticas, o Green Bunkering e Offshore Renewables, a Eficiência Energética, a Gestão de Resíduos e a Economia Circular, os Portos Neutros em Carbono, o Crescimento Azul, a Digitalização e Inovação e o Desenvolvimento da Infraestrutura, abrangendo o segmento da carga e cruzeiros.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, "a presença do GreenPort Congress & Cruise 2023 em Lisboa é uma oportunidade única de refletir e discutir sobre o novo papel do portos na transição energética e digital, olhando à agenda emergente da sustentabilidade e às praticas e experiências europeias nesta matéria, tendo em vista o ecossistema portuário de Lisboa, mais verde, digitalizado e descarbonizado".

O Porto de Lisboa é um dos principais portos do país, visitado por mais de 2000 navios todos os anos e com capacidade para mais de 1 milhão de TEU de contentores. Com uma localização única no estuário do Tejo, integrando vastas áreas da rede Natura 2000, e rodeado por 11 concelhos, congrega interesses económicos, sociais, culturais e ambientais.

Conta com 14 terminais que movimentaram mais de 11 milhões de toneladas em 2022, oferece uma rede completa de ligações com os principais portos mundiais pela capacidade para receber diversos tipos de cargas (contentores, granéis líquidos, granéis sólidos e carga fracionada). O terminal de cruzeiros, de última geração, recebeu, em 2022, cerca de 500.000 passageiros e 327 escalas.