Portugal Mobi Summit 2019: Carcavelos recebe evento internacional dedicado à mobilidade urbana

23-10-2019

Depois do sucesso do Lisbon Mobi Summit 2018, a Câmara Municipal de Cascais, o Global Media Group e a EDP apresentam a segunda edição do Portugal Mobi Summit, evento internacional dedicado à mobilidade urbana sustentável, na Nova SBE de 24 a 27 de Outubro.

Uma cidade sem carros é ainda uma utopia? E o hidrogénio? Quanto tempo vai levar a transição do motor a combustão para o elétrico e deste para a verdadeira mobilidade limpa do hidrogénio? E como usar a tecnologia para criar cidades mais inteligentes, mas também mais ética e socialmente mais justas? A Europa está preparada para uma transição energética responsável, aceite por cidadãos e comunidades? Será possível chegar à neutralidade carbónica em 2050 sem limites de emissões mais rigorosos ou novos impostos sobre veículos e combustíveis?

Conheça de perto, contados na primeira pessoa, exemplos do que está a ser feito e sonhado nestes e noutros domínios pelo mundo fora, no palco do PMS/2019. A Câmara Municipal de Cascais (CMC), que está também a co-organizar o evento, estará presente através do MobiCascais, o sistema integrado de gestão da mobilidade sustentável de Cascais, assente numa plataforma integradora de vários operadores de serviços de transporte e numa rede de infraestruturas e equipamentos.

O stand da MobiCascais irá refletir o ecossistema que torna o concelho pioneiro na mobilidade, com os parceiros já confirmados: ACIN; CEIIA; CIRC; EFACEC; IBERICA; PARK-CAR.

Nos primeiros dois dias do evento (24 e 25 de outubro) vão estar em palco protagonistas mundiais em temas como descarbonização, mobilidade elétrica, economia circular, soluções multimodais de transporte urbano, infraestruturas e redes inteligentes, smart cities, inteligência artificial e Big Data ao serviço da mobilidade, condução autónoma e segurança rodoviária. No painel de intervenções, marcarão igualmente presença o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e o Vice-Presidente da CMC, Miguel Pinto Luz.