Portugueses estão a comprar telemóveis cada vez mais caros

24-05-2018

Os portugueses estão a comprar telemóveis de maior dimensão e de maior valor, segundo dados da GfK relativos ao 1.º trimestre de 2018. Repete-se assim a tendência registada no ano passado, caracterizada pelo crescimento do preço médio dos telemóveis adquiridos, impulsionado pela escolha de écrans maiores.

Nos primeiros três meses do ano, o preço médio dos smartphones subiu 16% face a idêntico período do ano passado. Esta preferência dos consumidores portugueses por smartphones premium contribuiu, conjuntamente com os aparelhos utilizáveis no corpo (wearables), para que a categoria Telecomunicações tivesse registado um aumento assinalável de +19,8% em valor, face ao mesmo período do ano anterior.

Em linha com a maior propensão à compra em Portugal, regista-se um forte crescimento na aquisição de bens tecnológicos de consumo no primeiro trimestre do ano (mais 8,7%, correspondendo a uma faturação de 664 milhões de euros).

Embora a categoria Eletrónica de Consumo tenha registado um ligeiríssimo decréscimo, quando se compara os dois trimestres, os televisores têm mantido uma tendência de crescimento. O mesmo acontece com os Backing Mini Speakers e os Sound Bars, igualmente positivos.

Já nos Grandes Eletrodomésticos, as aquisições crescem 9,2% no primeiro trimestre quando comparado com o período homólogo do ano passado, com os eletrodomésticos encastráveis a continuarem a ganhar quota de mercado, impulsionados pelo bom momento do mercado imobiliário. Para o upgrade dos lares tem contribuído também o bom crescimento registado nas compras de secadores de roupa.

As compras de Pequenos Eletrodomésticos crescem 8,3%, na comparação do 1.º trimestre de 2018 com o mesmo período em 2017. Os aspiradores têm sido o principal motor deste crescimento. O aumento das vendas no cuidado pessoal tem beneficiado, por sua vez, com as compras em equipamentos para o cuidado dental e em secadores de cabelo.