Praias de Cascais já deram início à época balnear

02-05-2024

Cascais volta a ser o primeiro concelho de Portugal continental a abrir a Época Balnear que irá prolongar-se até 15 de outubro.

Na passada quarta-feira, 1 de maio, a Praia de Carcavelos (junto ao Surf Center) foi palco da cerimónia oficial de abertura da Época Balnear de Cascais em 2024, na qual participaram o Capitão do Porto de Cascais, José Coelho, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e o Diretor Municipal de Ambiente e Sustentabilidade do concelho, Luís Capão, além de várias entidades ligadas ao Dispositivo Municipal de Sensibilização e Fiscalização da Época Balnear de Cascais.

Durante 5 meses e meio mais de 50 nadadores-salvadores regressam em força às 11 praias balneares do concelho, 10 com bandeira azul. Salientamos que durante o Inverno a autarquia garante nadadores-salvadores em seis praias de Cascais.

Neste dia serão divulgados os vários equipamentos utilizados nas praias, como o trator de limpeza de areias da Cascais Ambiente e as Moto 4 da BraveHeart

Os jovens Maré Viva também vão voltar às praias em breve, continuando a assegurar o apoio na manutenção dos acessos e outras iniciativas ligadas à época balnear.

O programa já tem inscrições abertas para os jovens munícipes ou que estudem em Cascais: 

Maré Viva | CASCAIS JOVEM

Destaque ainda para o programa Praia Acessível, Praia para Todos, que este ano vai estar nas praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição. Estes locais contam com zonas de sombra exclusivas a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, cadeira de transporte de criança no areal, painéis de praia com áudio-guia acessível através de QrCode e folhetos informativos em braille nos postos Maré Viva.

Sensibilização para os mais novos a 3 de maio

Na sexta-feira, 3 de maio, entre as 14h00 e as 16h00, a Praia de Carcavelos vai receber mais de 200 alunos das escolas de Cascais para participarem em várias atividades de sensibilização e segurança nas praias: os nadadores-salvadores da BraveHeart vão mostrar aos mais novos como se realiza uma operação de salvamento e outros jogos que promovem a segurança e o bom ambiente na praia.

Já a Plástico Zero vem até Carcavelos apresentar uma atividade sobre a poluição, sensibilizando para a não utilização ou redução do uso de plásticos.

Viu um golfinho na costa? Nesta tarde, também contamos com a Rede de Arrojamentos de Lisboa e Vale do Tejo (RALVT) para demonstrarem o projeto de ciência cidadã de avistamento de cetáceos, mostrando técnicas de como se deve proceder em caso de arrojamento de mamíferos marinhos (golfinhos, baleias ou focas) ou de tartarugas marinhas.

E porque a Água é Vida, as Águas do Tejo do Atlântico vão desenvolver um Jogo da Glória com perguntas sobre a importância da água e da sua preservação. Seguem-se ainda jogos sobre a reciclagem promovidos pela TratoLixo, atividades de beach tenis e dinâmicas de educação ambiental promovidas pela Câmara Municipal de Cascais.