Região de Lisboa vai ter painéis com informação sobre transportes

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai contar com 370 novos painéis de informação ao público, em tempo real, sobre os transportes públicos rodoviários.

Em comunicado, a AML avança que foi lançado um concurso público para a aquisição destes painéis, no valor de cerca de quatro milhões de euros, que decorrerá até ao dia 30 de novembro.

"Os painéis, para além de veicularem estimativas de tempo de espera, em tempo real, servirão também para a difusão de avisos e outras mensagens relevantes para os passageiros", lê-se na mesma nota.

Segundo a AML, 320 dos 370 novos painéis vão ser instalados na rua, junto às paragens e estações mais movimentadas, enquanto os restantes 50 serão colocados no interior de equipamentos públicos de grande afluência, como hospitais, polos intermodais ou lojas do cidadão.

"Os painéis informativos de rua funcionarão a energia solar, captada durante o dia e armazenada em bateria para o período noturno. Será usada tecnologia E-paper (ou E-ink), com baixo consumo energético. Os painéis informativos de interior, por sua vez, utilizarão tecnologias mais próximas da eletrónica de consumo (monitores LCD ou LED)", é destacado no comunicado.

A Área Metropolitana de Lisboa defende ainda que os novos painéis "serão uma importante componente na promoção e valorização do serviço de transporte, contribuindo para a confiança dos utentes e para a redução do 'stress' e desconforto associados à incerteza sobre o tempo de espera pelo transporte".