Renault Twingo Electric chega em janeiro e promete ser o mais barato da categoria

28-12-2020

A Renault apresenta-o como o elétrico mais barato do mercado e define-o como o rei das cidades. O novo Twingo Electric chega em janeiro, com preços na casa dos 22.200€. Para as empresas ficará por pouco mais de 18.000€, já que permite a dedução integral do valor do IVA. (Veja o vídeo).

Ágil, rápido e divertido de conduzir, o novo Renault Twingo Electric pode revelar-se um sucesso de vendas, dadas as suas características de puro citadino, mas sobretudo pelo preço de venda da versão base (Zen): 22.200€, apenas mais mil euros no caso da versão topo de gama (Intens) e já com o valor da bateria incluído.

A autonomia, situada entre os 190 e os 225 quilómetros, faz deste um carro para utilização urbana - não para grandes viagens - mas o espaço interior, a agilidade de condução e o muito aceitável nível de conforto e equipamento a bordo são atributos que se juntam ao já conhecido design jovem e radical.

O nível de equipamento ZEN integra, entre outros itens, o ar condicionado automático, os bancos traseiros com rebatimento 50/50, o elevador de vidro elétrico com função impulsional do lado do condutor, o limitador de velocidade, o porta luvas fechado, o sistema multimédia Easy Link de 7 polegadas com replicação smartphone, os retrovisores elétricos da cor da carroçaria, os sensores de chuva e luminosidade ou o volante em couro regulável em altura.

Por mais 1.000€ em relação à versão entrada de gama, o Renault TWINGO Electric Intens é enriquecido com equipamentos como o sistema Easy Link 7 de 7 polegadas com navegação, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro + câmara de marcha-atrás, o regulador e limitador de velocidade, o banco do passageiro rebatível "one touch", a bagageira modulável, os vidros traseiros sobreescurecidos e as jantes em liga leve de 15 polegadas.

O Renault TWINGO Electric com o nível de equipamento Intens estará disponível, para clientes particulares, pelo valor de 23.200€. Já os clientes empresariais, por beneficiarem da dedução integral do valor do IVA, podem adquirir a versão entrada de gama por cerca de 19.000€.

Sublinhe-se que a versão zero emissões do Renault TWINGO não resulta de uma mera adaptação da proposta com motor a gasolina. Na realidade, desde a sua conceção, que a atual geração do icónico modelo foi desenvolvida a pensar em receber uma motorização 100% elétricas.

Exteriormente, mas igualmente no habitáculo, são vários os pormenores que caraterizam a gama elétrica da Renault. No entanto, a irreverência, a personalidade cativante, o sentido prático e a diversão ao volante são as que fazem a história de sucesso do Twingo há quase três décadas.

O Renault Twingo Electric para além de ser uma proposta imbatível nos custos de utilização, também reivindica o melhor raio de viragem do mercado (uma caraterística tão importante nas manobras na cidade) e graças à bateria de 22 kWh oferece uma autonomia de 270 quilómetros em ciclo WLTP City e de 190 quilómetros no ciclo WLTP Completo (225 quilómetros com utilização do modo Eco). O suficiente para uma semana de utilização sem carregamentos, para quem percorre uma média de 30 quilómetros diários.

Mas para além da autonomia perfeitamente suficientes para as deslocações do dia a dia na cidade, destaque para a rapidez de carregamento. Na realidade, o Renault TWINGO Electric, devido ao carregador Camaleão, idêntico ao do Zoe, pode carregar até quatro vezes mais depressa do que os seus concorrentes, nos postos de carregamento mais frequentemente encontrados no espaço público.

Uma referência final para o facto dos mais recentes serviços conectados da Renault também estarem disponíveis no TWINGO Electric, incluindo funções específicas dos automóveis elétricos da marca que facilitam a vida do condutor.