Sintra reforça âmbito do projeto de venda responsável de álcool, tabaco e jogo com formação de profissionais
O projeto de apoio ao comércio e serviços do concelho de Sintra - Venda Responsável de Álcool e de Tabaco no Comércio e Serviços - existe no território desde 2015 e até à data, apesar do abrandamento causado pela situação pandémica, já visitou perto de 60 estabelecimentos comerciais.
O projeto surge da necessidade de clarificar a legislação associada à venda daquelas substâncias, proibida antes dos 18 anos, assim como da frequente ocorrência de situações de uso/abuso de álcool e de tabaco por parte dos mais jovens.
Na essência do projeto está a motivação das várias entidades que constituem o grupo de parceiros, em promover a venda responsável de álcool, tabaco e jogos a dinheiro, com foco na proteção da saúde dos adolescentes e jovens e com o envolvimento e o contributo essenciais dos comerciantes e agentes económicos.
A observação frequente de situações em que jovens conseguem comprar álcool ou tabaco, associadas ao uso/abuso de álcool, na proximidade de escolas ou de determinados contextos comunitários, dá corpo à operacionalização do projeto. Ao longo de todos estes anos, na zona de Sintra, o projeto tem desenvolvido ações de prevenção ao consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, em contexto escolar e em contexto comunitário.
São ações de proximidade que objetivam a promoção da venda responsável daquelas substâncias, particularmente direcionadas aos comerciantes dos estabelecimentos localizados na proximidade de estabelecimentos de ensino e de locais com concentração de adolescentes e jovens.
Os comerciantes locais cujos estabelecimentos vendem álcool e/ou tabaco, têm um papel privilegiado na proteção da saúde dos seus clientes e por isso o envolvimento destes agentes económicos é fundamental. A venda responsável implica conhecimentos e competências específicos por parte dos vendedores, bem como um compromisso social que é importante ser reconhecido e incentivado.
A intervenção junto dos comerciantes inclui ações de sensibilização, realizadas localmente pelos parceiros, que envolvem a distribuição de um desdobrável com informação sobre a lei (anexo a este comunicado). Nesse desdobrável, por exemplo, explica-se quando pedir o cartão de cidadão para verificação da idade e como lidar com clientes insistentes ou alterados. No âmbito do projeto, a Associação Empresarial de Sintra (AESintra) tem realizado ações de formação dirigidas ao seu tecido associativo.
PARCEIROS DO PROJETO
- Câmara Municipal de Sintra - Divisão de Saúde e Ação Social;
- ARSLVT através da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD);
- CRI de Lisboa Ocidental;
- Associação Empresarial de Sintra (AESintra);
- PSP - Divisão Policial de Sintra - Seção de Policiamento de Proximidade;
- Seção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Sintra;
- Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra.
DATAS IMPORTANTES
Setembro de 2017
- O Projeto foi apresentado com grande sucesso e acolhimento ao Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) -
SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências
2019
- Alargamento da intervenção do Projeto junto dos grandes comércios a retalho com a inclusão dos
estabelecimentos de apostas.
- Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra e os Agrupamentos Escolares com escolas do 3º ciclo do ensino
básico e secundárias, passam a integrar o conselho de parceiros do Projeto.
2021- 2022
- O projeto é reforçado no seu âmbito de atuação, com a introdução de um módulo sobre o tema: venda
responsável na formação de futuros profissionais das áreas de restauração, marketing e saúde.
- Em 2021 entra um novo parceiro para o Projeto: a Unidade de Saúde Pública do ACES de Sintra.
- Foi lançado o desafio aos alunos da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), do curso de