Suzuki apresenta o novo S-Cross

25-11-2021

A Suzuki apresentou o novo S-CROSS numa estreia mundial online. O novo S-CROSS acrescenta conforto e um ousado estilo SUV. Também oferece uma condução poderosa e, ao mesmo tempo, respeitadora do meio ambiente, e avançadas soluções de segurança e conectividade. Adicionalmente, como um esforço ambiental destinado ao mercado europeu, Suzuki anunciou, também, que ampliará a sua gama de veículos strong hybrid a partir do próximo ano.

O novo S-CROSS é o mais recente modelo da gama SUV 4WD que a Suzuki tem vindo a construir ao longo de 50 anos.

"Ousado, sofisticado, versátil. O novo S-CROSS é um SUV que se enquadra nestes três conceitos, e em todos num nível muito elevado", sublinhou o engenheiro-chefe Shigeru Auyama na estreia mundial.

O arrojado design transmite imediatamente, e desde qualquer ângulo, o elegante formato de um robusto SUV. Uma grelha frontal de generosas dimensões em piano-black, elegantes faróis dianteiros equipados com LED de três pontos de alta luminosidade, e guarda-lamas quadrangulares nas rodas dianteiras e traseiras, em conjunto com detalhes prateados à frente e atrás, transmitem a agressiva natureza SUV do novo S-CROSS.

O S-CROSS oferece uma sofisticada tecnologia de condução. Com um motor turbocomprimido 1.4 BOOSTERJET de injeção direta, e o sistema SHVS mild hybrid de 48V, é eficiente e poderoso. O sistema 4x4 ALLGRIP SELECT, o ecrã do sistema de informação e entretenimento de 9 polegadas, e um elevado número de tecnologias de segurança avançada adicionam diversão e tranquilidade à condução.

O interior conta com um design tridimensional, que combina com o carácter de um SUV poderoso. O espaçoso habitáculo acomoda confortavelmente cinco adultos, ao mesmo tempo que uma bagageira com 430 litros de capacidade assegura uma fantástica versatilidade para que se possa desfrutar de uma grande variedade de atividades de lazer e tempos livres. O teto solar panorâmico incrementa ainda mais o prazer da viagem.

Na apresentação mundial, o Presidente Toshihiro Suzuki declarou com orgulho: "Na Europa, todos os nossos automóveis de turismo são mild hybrid ou strong hybrid, e incrementaremos a nossa gama de strong hybrids no ano que vem". No segundo semestre do próximo ano, o novo S-CROSS terá, também, uma versão strong hybrid e serviços conectados.

O novo S-CROSS será fabricado na Magyar Suzuki, na Hungria, e será vendido na América Latina, na Oceânia e na Ásia. As vendas na Europa terão início no final do ano.

Strong Hybrid

O novo sistema Strong Hybrid da Suzuki combina um motor de combustão de novo desenvolvimento com um único motor-gerador (Motor Generator Unit, ou MGU) e uma caixa de velocidades robotizada (Auto Gear Shift, ou AGS). Funciona tanto na condução híbrida como na condução elétrica (motor térmico inativo), para reduzir o consumo de combustível.

Inclusivamente numa gama baixa de rotações, o potente e eficiente motor elétrico pode fazer arrancar e acelerar o veículo suavemente, e, também, propulsioná-lo sem recurso ao motor térmico (condução elétrica com motor de combustão inativo) enquanto desliza, circula e move-se em marcha-atrás, para realizar a manobra em silêncio e com o mínimo consumo de combustível.

Um elemento importante do novo sistema é a localização do MGU no extremo da saída da AGS, uma transmissão que opera de forma automática a caixa manual e gere a embraiagem. Graças a esta configuração, a força da MGU é transmitida diretamente ao eixo de transmissão, para preencher o vazio de binário durante a troca de mudança, o que transmite uma sensação de suavidade nesta operação. Para mais, ajuda a recuperar a energia cinética e gera eletricidade de forma eficiente, ao desligar e soltar a embraiagem durante a desaceleração. O que aumenta a autonomia em condução elétrica.

É possível escolher entre o modo standard e o modo Eco. No modo standard, o MGU assiste mais frequentemente o motor, para uma condução mais enérgica, enquanto que, no modo Eco, aumenta a frequência da condução elétrica, para melhorar a eficiência de consumo de combustível.

O novo sistema Strong Hybrid estará disponível na Europa no próximo ano, primeiro no Vitara, e logo depois no S-CROSS.