Renault valoriza Talisman com novas versões e mais equipamento

20-02-2018

A Renault apostou em grande no regresso ao segmento D, com um Talisman que tem tudo para ser precioso. A gama foi recentemente reforçada com o lançamento em Portugal de duas séries especiais recheadas de equipamento ­- Business e Executive - disponíveis no formato berlina e carrinha Sport Tourer, com quatro motorizações (três Diesel e uma a gasolina).

A versão mais acessível (Talisman Business, com motor 1.6 dCi de 130 cv ) está disponível por 35.440€. Entre o equipamento, destaque para o ar condicionado automático bi-zona, volante em couro, bancos com função de massagem, jantes em liga leve de 17'', sistema Multi-Sense, sistema multimédia R-Link 2 com ecrã tátil de 7'' compatível com o sistema Apple CarPlayTM1 e Android AutoTM2, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de nevoeiro com assistência à iluminação em curva e iluminação Full LED.

O Regiaonline testou recentemente a versão Executive da Talisman Sport Tourer, equipada com motor diesel dCi 130 cv e caixa manual de seis velocidades. Comercializada por 38.190€, também está disponível em formato berlina, com caixa de dupla embraiagem EDC e motorizações dCi 160 EDC Twin Turbo e TCe 200 EDC.

Para além do equipamento da Business, traz de série Full LED, jantes em liga leve de 18'' e vidros escurecidos. Entre o equipamento, dispõe de ecrã digital de 8,7'', bancos em tecido TEP com funções de massagem, cortinas nos lugares traseiros, detalhes em cromado e volante em couro. É possível selecionar os modos de condução Sport, Normal, Confort, Personalizado ou Eco, alterando o comportamento, performances, consumos e o conforto a bordo, sempre a nível elevado.

Entre os dispositivos de segurança, destaque para o regulador de velocidade adaptativo, a travagem ativa de emergência, o alerta de transposição involuntária de faixa, o alerta de distância de segurança, o alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, o aviso de ângulo morto, a câmara de marcha-atrás, a comutação automática dos máximos/médios e o sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral. Por mais 1100 euros é possível contar com sistema de quatro rodas direcionais 4Control.

Initiale Paris: O cúmulo da perfeição

Bonito e imponente, à sua passagem o Renault Talisman desperta todos os olhares. A impetuosidade das suas linhas, com uma frente XL, grelha e logotipo a condizer e grupos ópticos em forma de 'C' fazem toda a diferença, enquadrando-se na nova identidade estilística da marca francesa, iniciada com a Espace.

Temos assim, um modelo de dimensões generosas, espaçoso, confortável e repleto de tecnologia. Tudo isto em ambiente premium, onde nem sequer faltam luxuosas poltronas forradas em pele, com aquecimento, ventilação e massajador incorporado, bem como um conjunto de gadgets destinados a melhorar o bem-estar e a segurança dos ocupantes. Aqui destaque para o ecrã de 7 ou 8,7'' em posição vertical, associado ao sistema de info-entretenimento R-Link2.

A versão Initiale Paris representa o cúmulo da perfeição, colocando o Talisman ao nível do que de melhor há no segmento D, sem que o preço final (a partir de 40.000€ nesta versão) reflita esse estatuto.

Para tal muito contribui a menor carga fiscal assumida por um motor diesel bi-turbo que, embora de baixa cilindrada (1.598 cm3) debita qualquer coisa como 160 cv. Associado a caixa automática EDC, de funcionamento extra-suave, permite condução para todos os níveis de emoção.

Basta acionar o controlo dinâmico 'Multi-Sense' com quatro programas pré-definidos (Confort, Sport, Eco e Meutro) e um configurável (Perso), e temos um carro à medida das nossas pretensões no que a performance, consumo e conforto diz respeito.

Para além disso, o Talisman recupera também o sistema 4Control, com quatro rodas direcionais e amortecimento pilotado: abaixo dos 50 km/h as rodas traseiras viram no sentido oposto às dianteiras, numa amplitude de 3,5 graus, facilitando manobras e a circulação em cidade.

A maior velocidade, os dois eixos viram no mesmo sentido, permitindo enorme prazer e, sobretudo, muita segurança em qualquer tipo de curva.

Carrinha é ainda mais imponente

Para além da versão topo de gama, Initiale Paris, com motor 1.6 Dci de 160 cv, o Renault Espace está também disponível com motorizações 1.5 Dci de 110 e 130 cv, sendo que a versão Sports Tourer (carrinha) consegue ser ainda mais imponente.

As dimensões são semelhantes, o espaço para passageiros também e até bagageira tem praticamente a mesma capacidade (572 litros, 1700 com os bancos rebatidos). Todavia, a carrinha parece maior e ganha no capítulo da imponência, face à versão de quatro portas, apesar de tudo, mais clássica.

Com algum pendor desportivo, em especial nas versões mais potentes, a Talisman Sport Tourer assume a sua vocação familiar e posiciona-se muito bem entre as propostas 'premium' do segmento, com a vantagem de apresentar uma relação entre preço, equipamento e qualidade, praticamente inatingível pela concorrência direta.

Isto graças à utilização de uma gama de motores diesel de baixa cilindrada (1.600), com diversos níveis de potência, mais amigos do ambiente e menos onerados em termos fiscais. Neste caso, experimentámos a motorização Energy dCi 160, equipada com dois turbocompressores, exclusivamente associada à caixa EDC de dupla embraiagem de 6 velocidades.

Entusiasmante, divertida e económica, esta versão tira todo o partido tecnologia Multi-Sense da Renault, que permite adequar o comportamento do carro ao estilo da nossa condução, ao nível da resposta do motor, da suspensão e da direção.

Para além disso, o Talisman incorpora o sistema 4Control que se tornou célebre no antigo Laguna, com quatro rodas direcionais, que fazem maravilhas nas manobras e garantem eficácia total a curvar.

Para além de toda a panóplia de tecnologia e de sistemas de ajuda ao condutor, acionáveis através de uma espécie de tablet instalado ao centro do tablier, o Talisman surpreende também pela versatilidade, nomeadamente através do rebatimento facilitado dos bancos traseiros, mas sobretudo pelo conforto e até pelo ambiente luxuoso a bordo.

Quanto ao restante equipamento, a lista é extensa, mas vale a pena citar alguns: Regulador de velocidade com controlo da distância (ACC); travagem ativa de emergência (AEBS); alerta de transposição involuntária de via (LDW), alerta de distância de segurança (SDW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (TSR / OSP), aviso de ângulo morto (BSW); câmara de marcha atrás, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral e ajuda ao estacionamento em modo mãos livres, entre muitos outros.