Toyota revela o novo Yaris Cross, SUV compacto com chegada em 2021

24-04-2020

O novo Toyota Yaris Cross foi projetado e desenvolvido para a Europa, especificamente para atender aos requisitos e preferências do mercado B-SUV. Será produzido  em França, a partir de 2021, ao lado da nova geração Yaris.

Sem a presença habitual de jornalistas, o lançamento mundial do novo Yaris Cross foi feito ontem através da Internet. A Toyota assume este como "um verdadeiro híbrido, um verdadeiro SUV".

O novo Yaris Cross baseia-se na forte herança de eletrificação da Toyota com a avançada tecnologia "Full-hybrid", no design de automóveis compactos e engenharia dos SUV.

A liderança mundial da Toyota na eletrificação, com a tecnologia híbrida, inclui o pioneirismo de disponibilizar um sistema híbrido num carro do segmento B, no Yaris Hybrid original de 2012. A inigualável experiência adquirida pela marca, garante que o novo sistema híbrido de quarta geração do Yaris Cross, oferece desempenho e eficiência excecionais.

Como membro da família Yaris, o Yaris Cross foi concebido sobre a nova plataforma GA-B da Toyota para carros compactos. O Yaris Cross partilha do novo conceito de design e configuração "grande-pequeno" que caracterizou o Yaris original, apresentando um interior espaçoso apesar das dimensões exteriores compactas.

O Yaris Cross é também um SUV genuíno, beneficiando da experiência da Toyota ao criar o conceito SUV há 25 anos com o RAV4 - hoje o SUV mais vendido no mundo - e mais recentemente com a produção do estilizado e altamente eficiente C-HR. Uma posição de condução elevada e a possibilidade de tração integral inteligente AWD-i, reforçam as credenciais de SUV autêntico do Yaris Cross.

O aparecimento do Yaris Cross dará à Toyota uma gama de compactos desportivos que abrange os segmentos B, C e D.

Nova motorização híbrida

O Yaris Cross beneficia da quarta geração da tecnologia híbrida da Toyota. A Toyota foi pioneira no uso de tecnologia Full Hybrid em automóveis do segmento B com a introdução do primeiro Yaris Hybrid em 2012. Desde então, mais de meio milhão foram vendidos na Europa, tornando-se um sucesso, não só como modelo, mas na consciencialização do público relativamente à eletrificação.

A nova geração Yaris e o Yaris Cross são os primeiros modelos a usar o mais recente sistema híbrido da Toyota, desenvolvido diretamente a partir dos propulsores maiores de 2,0 e 2,5 litros usados por novos modelos como Corolla, C-HR, RAV4 e Camry. O Yaris Cross possui um novo motor a gasolina de três cilindros Atkinson de 1.5 litros, projetado com precisão para reduzir o atrito e as perdas mecânicas e otimizar a velocidade da combustão. O resultado é um binário elevado a baixas rotações e excelente eficiência de combustível. A eficiência térmica do motor de 40%, é melhor do que motores diesel comparáveis e garante economia de combustível e baixas emissões de CO2.

O novo sistema híbrido tem uma potência máxima de 116 cv. Atenção especial foi dada à entrega de energia, tornando o sistema muito responsivo e rápido. Em termos de eficiência de emissões, o modelo de tração dianteira apresenta emissões de apenas 120 g / km de CO2 e a versão AWD-i menos de 135 g / km[i]

Plataforma Toyota GA-B

O Yaris Cross, segue o seu irmão Yaris, ao adotar a nova plataforma de veículos GA-B da Toyota. Esta plataforma modular garante um alto nível de rigidez da carroçaria e um chassis equilibrado, tornando o carro ágil.

SUV para aventuras urbanas

Com o Yaris Cross, a Toyota apresenta um SUV autêntico numa escala reduzida, oferecendo aos condutores a posição elevada de condução, versatilidade e espaço interior procuradas num automóvel com dimensões compactas, tornando-o adequado para a condução urbana.

O design evoca as qualidades clássicas dos SUV, com uma carroçaria mais alta e rodas/pneus maiores, que comunicam uma força atlética.

O Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos de 2.560 mm que a nova geração Yaris hatchback, mas é 240 mm mais longo, com 60 mm adicionados à projeção dianteira e 180 mm à projeção traseira, garantindo mais espaço interior. A distância ao solo é 30 mm mais elevada e o veículo é mais alto e mais largo - 90 e 20 mm, respetivamente.

Prático e Versátil

Para ser um verdadeiro SUV, a marca deu atenção especial à utilização prática e à versatilidade.

Há uma porta da bagageira elétrica com sensor de movimento, para quando as mãos estão ocupadas. E um estrado ajustável para oferecer a flexibilidade de um compartimento seguro sob piso ou maior espaço para bagagens. Além disso, o estrado pode ser dividido em dois, dando aos clientes maior versatilidade. A bagageira oferece ainda um novo sistema de cinto flexível para segurar objetos durante a condução.

O Yaris Cross é tão espaçoso quanto prático. Com os bancos levantados e a chapeleira no lugar, a bagageira oferece uma grande capacidade. No entanto, se for necessária mais capacidade de carga, os bancos rebatíveis 40:20:40 permitem equilibrar o espaço entre passageiros e carga.

Tração às quatro rodas inteligente

Um dos recursos que define o novo Yaris Cross como um SUV autêntico, é a disponibilidade de um sistema inteligente de tração às quatro rodas - um recurso exclusivo na sua classe para um modelo híbrido.

O sistema AWD-i fornece estabilidade e tração adicionais em condução diária, em condições de piso precárias e em superfícies com baixa aderência. O sistema elétrico, é mais compacto e pesa menos que as unidades AWD mecânicas, ajudando o Yaris Cross Hybrid AWD-i a obter melhor consumo de combustível e emissões de CO2, do que qualquer um de seus concorrentes com tração integral.

O sistema direciona o binário para o eixo traseiro ao arrancar e ao acelerar. Em condução normal, o Yaris Cross privilegia a tração às rodas dianteiras, mas quando são detetadas condições de baixa aderência, a tração às quatro rodas é ativada automaticamente. Pode ser, por exemplo, em pisos molhados, sob chuva forte, em neve ou em areia.

Sistema avançado de assistência à condução

A base de segurança do novo Yaris Cross é a sua plataforma GA-B, dando ao SUV compacto uma base excecionalmente rígida. Com a intenção de atender aos mais altos e rigorosos padrões dos testes independentes de segurança, o Yaris Cross irá beneficiar dos sistemas de segurança ativa Toyota Safety Sense e das funções avançadas de assistência ao condutor, ajudando a evitar uma ampla gama de situações comuns de acidentes através de informações dadas ao condutor, avisos antecipados e intervenção automática se necessário no sistema de travagem e direção.

A Toyota espera produzir mais de 150.000 Yaris Cross por ano na fábrica TMMF Onnaing, perto de Valenciennes, em França, e alcançar na Europa uma quota no segmento B-SUV de mais de 8%.