Leão soma títulos: Peugeot 508 é o Carro do Ano 2019

01-03-2019

O novo Peugeot 508 foi eleito Carro do Ano 2019 em Portugal pelo Júri de 19 jornalistas que compõem o Prémio Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. Além de vencer o prémio principal, o novo 508 recebeu também o troféu de "Executivo do Ano". A cerimónia de entrega dos prémios nacionais mais importantes do setor Automóvel decorreu ontem à noite, em Lisboa.

O novo Peugeot 508 mereceu a preferência do painel de jurados da iniciativa "Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2019", tendo-se imposto entre o lote de 23 modelos que concorreram à edição deste ano. Além de ter sido escolhido como o melhor automóvel à venda no mercado português em 2019, o modelo da Peugeot conquistou ainda o título de "Executivo do Ano".

Ao longo de quatro meses, os 19 jornalistas do Júri realizaram milhares de quilómetros de testes aos 23 modelos que se apresentaram a concurso na 36ª edição deste galardão. Analisaram itens tão diversos como design, comportamento e segurança, conforto, ecologia, conectividade, conceção e qualidade de construção, performances, preço e consumos. O Peugeot 508 acabou por merecer a preferência da maioria dos jurados na votação final, onde bateu os restantes seis finalistas: Audi A1, DS 7 Crossback, Hyundai Kauai Electric, Kia Ceed, Opel Grandland e Volvo V60.

Ao conquistar este prémio nacional, o novo Peugeot 508 sucedeu a três outras propostas da Marca que já haviam vencido o "Carro do Ano": o SUV Peugeot 3008 em 2017, o seu antecessor Peugeot 508 em 2012 e o 405, vencedor da já longínqua edição de 1989.

Complementando uma noite de sucessos, o Peugeot 508 2.0 BlueHDi 160 cv foi ainda premiado com o troféu de "Executivo do Ano", categoria em que se impôs ao Audi A6 40 TDI 204 CV e ao Honda Civic Sedan 1.5 182 CV.

A criação de um galardão anual designado por "CARRO DO ANO" visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução.

Vencedores das diversas classes:

  • Citadino do Ano - Audi A1 1.0 TFSI 116 CV
  • Familiar do Ano - Kia CEED Sportswagon 1.6 CRDi 136 CV
  • Executivo do Ano - Peugeot 508 2.0 BlueHDI 160 CV
  • Grande SUV do Ano - Volkswagen Touareg 3.0 TDI 231 CV
  • SUV Compacto do ano - DS7 Crossback 1.6 Puretech 225 CV
  • Ecológico do Ano - Hyundai Kauai EV 4x2 Electric

Público também votou

A introdução da votação do público foi uma das principais novidades da edição da edição de 2019. Os visitantes da exposição com todos os automóveis a concurso, que decorreu no final do mês de janeiro, no Campo Pequeno, em Lisboa, votaram no seu automóvel preferido. O automóvel mais votado pelo público, através de uma plataforma digital disponível no local, contribuiu para o apuramento dos sete finalistas.

Além da escolha do prémio principal o Júri do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal distinguiu, ainda, as versões vencedoras das Classes do Carro do Ano, bem como a Personalidade do Ano na Indústria Automóvel e o prémio Tecnologia e Inovação.

Prémio Tecnologia e Inovação

Volvo - Oncoming Lane Mitigation by Braking

O Oncoming Lane Mitigation by Braking é uma tecnologia que permite detetar veículos que se dirigem em contramão. Se a colisão não puder ser evitada, o sistema trava automaticamente e prepara os cintos de segurança para ajudar a reduzir os efeitos do impacto.

Personalidade do Ano

Artur Martins - Vice-presidente de Marketing da Kia Motors Europe