Viaduto Duarte Pacheco entra em obras que vão durar até 2024

01-09-2022

O Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, vai ser alvo de obras de reabilitação, iniciando-se os trabalhos hoje e prologando-se até ao início de 2024, num investimento de 6,9 milhões de euros, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP informa que foi hoje assinado o ato de consignação da obra, que marca o início dos trabalhos, que visam a "reabilitação e reforço sísmico" da infraestrutura.

"A intervenção tem como objetivo melhorar a condição estrutural do Viaduto Duarte Pacheco, através da implementação do reforço sísmico, a reparação localizada da estrutura, a reabilitação geral das pilastras do P2 e P3, a repavimentação da plataforma rodoviária e a aplicação de proteção geral das superfícies de betão e dos elementos metálicos", descreve a IP.

O valor estimado desta obra é de cerca de 6,9 milhões de euros e o prazo de execução de 525 dias.

"Trata-se de um investimento da Infraestruturas de Portugal na beneficiação do estado de conservação e reforço da durabilidade estrutural, promovendo a melhoria dos níveis de conforto, mobilidade e segurança rodoviária dos milhares de automobilistas que diariamente circulam sobre o Viaduto Duarte Pacheco e também de todos, automobilistas e utilizadores do caminho-de-ferro, que cruzam sob esta emblemática infraestrutura da cidade de Lisboa", sublinha a empresa.

A IP informa que, "no decorrer da empreitada, de modo a garantir a boa execução da obra e a segurança de pessoas e bens, será necessário implementar condicionamentos à circulação rodoviária".

"A calendarização e configuração dos constrangimentos serão previamente divulgados pela IP, em data próxima à sua implementação", indica ainda a nota.

O Viaduto Duarte Pacheco foi projetado em 1937 pelo engenheiro João Alberto Barbosa Carmona, tendo a obra sido executada entre abril de 1939 e dezembro de 1944. Duarte Pacheco era o ministro das Obras Públicas na altura.

A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em cinco partes: duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto; dois viadutos com uma extensão de 85,80 metros entre eixos e uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.

Os cookies essenciais são fundamentais para o funcionamento seguro e correto do nosso site e para o processo de registo.
Os cookies funcionais guardam as suas preferências no nosso site e permitem a sua personalização.
Os cookies de desempenho monitorizam o desempenho do nosso site.
Os cookies de marketing permitem-nos medir a analisar o desempenho do nosso site.