Vinhos do Tejo e gastronomia da região em Lisboa no AdeggaWineMarket

É já este Sábado, dia 01 de Dezembro, entre as 14h00 e as 21h00, que se realiza mais uma edição do AdeggaWineMarket em Lisboa (no Armazém 16, situado na Rua Pereira Henriques, n.º 1, em Marvila). 

A celebrar 10 anos desde a estreia, é a primeira vez que tem a presença de uma região convidada. O Tejo congratula-se com tamanho destaque e anuncia que nem só de vinhos se fará a sua presença. Com o intuito de tornar a degustação mais prazerosa, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) desafiou Alexandre Albergaria Diniz, do restaurante CISCO, a apresentar um dueto de iguarias - em jeito de petiscos como manda o conceito do evento - na sua Mesa do Chef.

Com uma selecção de quatro néctares cada, são 14 os produtores que têm lugar reservado no 'Espaço Vinhos do Tejo'. Adega do Cartaxo, Casal Branco, Casa Cadaval, Casal das Freiras, Encosta do Sobral, Encostas do Alqueva (Quinta Vale de Fornos), Enoport United Wines, Falua, Quinta da Alorna, Quinta da Atela, Quinta da Badula, Quinta da Lapa, Quinta da Ribeirinha e Vinhos Zé da Leonor vão mostrar o quão diferente e desenvolvida está a região.

São vinhos destes mesmos produtores - não necessariamente presentes na mostra - que sobem ao Palco Adegga para rechear duas das provas comentadas(gratuitas) que ali vão ter lugar. 'Fernão Pires em boa companhia' e 'Os terroirs do Tejo e seus segredos' dão mote às mesmas, sabiamente conduzidas pelo reconhecido jornalista e crítico de vinhos Fernando Melo. Também na Sala Premium, os grandes apreciadores de vinhos raros e especiais terão a oportunidade de provar alguns néctares da região vitivinícola do Tejo.

Mesa do Chefcom Alexandre Albergaria Diniz, do CISCO

Outro dos momentos altos proporcionado pela CVRTejoé a Mesa do Chef no 'Espaço Vinhos do Tejo'. A batuta estará nas mãos de Alexandre Albergaria Diniz, proprietário e chefe executivo do restaurante CISCO - Cozinha Tradicional, aberto desde 03 de Maio de 2016, na Rua de Coruche, 121 A, Almeirim.

Alexandre é um apaixonado pelos sabores da cozinha tradicional de Norte a Sul do país, o que o levou a criar uma carta de pratos inspirados na culinária portuguesa, com dotes de comida de conforto e uma apresentação que revela modernidade e técnica na confecção. O CISCO denota uma aposta forte nos produtos do Ribatejo. O ambiente clássico e acolhedor, e o serviço personalizado complementam o cenário do restaurante.

Considerado um dos embaixadores da cozinha ribatejana, a sua mestria à volta dos tachos já lhe valeu o terceiro lugar no concurso 'Guerra dos Pratos', transmitido no 24Kitchen e na FOX Life, em2014; e duasdistinções no âmbito do Concurso 'Tejo Gourmet': Diploma de Ouro e Prémio de Restaurante Revelação, em 2017, e Diploma de Ouro e Prémio de Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional, em 2018.

Sobre a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo:

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) foi criada a 24 de Novembro de 2008, tendo sucedido à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, fundada a 17 de Setembro 1997. É uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do sector vitivinícola da região. A sua competência consiste em controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, licorosos e vinagres produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (DO do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo). Todos os vinhos certificados pela CVR Tejo têm o selo de garantia 'Tejo' no rótulo. Tem como missão ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço.

Com mais de 80 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região, a CVR Tejo é presidida por Luís de Castro, desde 01 de Maio de 2014. José Barroso ocupa o cargo de Presidente do Conselho Geral e João Silvestre o de Director-Geral. Maria José Viana e Diogo Campilho são, respectivamente, Vogais do Comércio e Produção. Integra ainda a CVR Tejo um Gestor de Qualidade, um Departamento de Viticultura, uma Estrutura de Controlo e Certificação, da qual fazem parte uma Câmara de Provadores e um Laboratório de Análises subcontratado e um Departamento de Promoção, destinado a apoiar os produtores, nos mercados nacional e internacional.

Sobre o Adegga:

O Adegga é uma marca de vinho e lifestyle que, através de guias de vinho e de eventos, actua como plataforma de promoção nacional e internacional dos melhores produtores de vinho de Portugal. O evento AdeggaWineMarket é um conceito inovador criado pelo Adegga em 2009, com o objetivo de aproximar produtores e consumidores de vinho. Em mais de 25 edições, a experiência WineMarket elevou a qualidade dos eventos de vinho integrando Prova & Compra, Loja Online do Evento, AdeggaRisingStars, Mesa do Chefe, Sala Premium e a tecnologia SmartWineGlass.