Volta a Espanha começa em Lisboa e condiciona trânsito em toda a região até domingo

16-08-2024

A primeira etapa da Volta à Espanha em Bicicleta 2024 ('La Vuelta'), no sábado, vai obrigar a condicionamentos de trânsito entre o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), a Torre (Oeiras) e Cascais. No domingo, a segunda etapa obriga a cortes de estradas entre Cascais, Sintra, Mafra e Torres Vedras.

A edição deste ano de ´La Vuelta' vai ter três etapas em território português, começando no sábado com um contrarrelógio de 12 quilómetros, com partida junto ao Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) e chegada na Praia da Torre (Oeiras), e prosseguindo no domingo entre Cascais e Ourém, e na segunda-feira da Lousã a Castelo Branco.

Devido à prova espanhola e ao Pedala Portugal Bike Tour Lisboa/Oeiras 2024, a autarquia de Lisboa anunciou vários condicionamentos de trânsito na capital, desde logo a interrupção entre quarta-feira e sábado da circulação viária na Praça do Império, avenidas da Índia e de Brasília e áreas adjacentes.

Os constrangimentos na circulação viária abrangem a Avenida de Brasília (sentido Algés- Lisboa), desde 08:00 de segunda-feira às 00:00 de domingo, com a via direita condicionada para paragem de autocarros de Turismo entre o Padrão dos Descobrimentos e a Estação Fluvial de Belém, e a Torre de Belém, das 08:00 de quarta-feira às 21:00 de quinta-feira, com forte condicionamento do arruamento central, paralelo ao restaurante Vela Latina.

Na Praça do Império, das 08:00 de quinta-feira às 00:00 de domingo, o trânsito estará condicionado entre a Rua D. Lourenço de Almeida e o Largo dos Jerónimos, passando o trânsito a circular pela Rua Bartolomeu Dias, Av. do Restelo e Rua dos Jerónimos.

O acesso ao trânsito vai estar interdito em várias artérias à Av. da Índia, nomeadamente na Rua Damião de Góis, Travessa do Forte da Areia, Av. de Brasília (através do Viaduto de Pedrouços), Av. da Torre de Belém (com corredor de circulação, para permitir o acesso à Rua Fernão Mendes Pinto), Rua Lagoa Henriques, parque de estacionamento do Centro Cultural de Belém (acessos pela Rua Bartolomeu Dias), parque de estacionamento do Museu dos Coches (acesso pela Av. da Índia) e Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque.

A circulação viária será cortada no arruamento lateral do Vela Latina, das 16:00 às 22:00 de quinta-feira, no troço entre a Rua Mécia Mouzinho Albuquerque e Av. Torre de Belém da Av. da Índia, das 19:00 de sexta-feira às 00:00 de domingo, na Av. da Índia, das 16:00 de sexta-feira às 00:00 de domingo, entre a Avenida da Torre de Belém e Alcântara e da Avenida da Torre de Belém à Praça Dom Manuel I (Algés), e na Rua dos Jerónimos, das 16:00 às 20:00 de sábado.

A circulação dos transportes públicos também estará condicionada das 08:00 de quinta-feira às 23:00 de sábado, prevendo-se que a operação da frota da Carris será significativamente afetada, com desvios para a Rua Bartolomeu Dias, Av. do Restelo e Rua dos Jerónimos, uma vez que a circulação na Praça do Império está interdita, impedindo o atravessamento dos elétricos naquele período.

Numa nota, a Câmara de Oeiras revelou que, para a realização de vários eventos relacionados com 'La Vuelta', serão encerrados parques e bolsas de estacionamento na Torre, junto ao restaurante 'A Carruagem' e Feitoria do Colégio Militar, das 22:00 de quinta-feira à 01:00 de domingo, e em frente ao Forte de São Julião da Barra e Praia da Torre, das 06:00 de sexta-feira à 01:00 de domingo.

A Avenida Marginal será encerrada parcialmente, nos dois sentidos, entre a Rotunda de Carcavelos e Alto da Barra/Saída Inatel Oeiras, das 08:00 de sexta-feira à 01:00 de domingo, com acesso e circulação condicionada à Marina de Oeiras, mediante acreditação e gestão Oeiras Viva (concessionários, embarcações, fornecedores), e a Alameda do Alto da Barra será encerrada das 06:00 às 20:00 de sábado, com circulação condicionada a residentes.

Além da apresentação de equipas e ciclistas da 'La Vuelta' no Jardim da Torre de Belém (15 de agosto, 17:00), vai realizar-se também no sábado, entre as 09:30 e as 10:30, a 'La Vuelta' Juvenil, prova coorganizada com a Federação Portuguesa de Ciclismo, destinada à categoria de juvenis (jovens entre os 12 e 16 anos), da Avenida da Índia até Alcântara.

O Pedala Portugal Bike Tour, entre a Praça do Império e Praia da Torre, vai decorrer no sábado, das 10:00 às 13:00, antes do tiro de partida do contrarrelógio Lisboa-Oeiras de 'La Vuelta', às 15:30, da Praça do Império à Torre.

Em Cascais, segundo a Câmara Municipal, os cortes de trânsito vão ocorrer entre as 22:00 de sábado e as 16:00 domingo, ficando interditas a Baía de Cascais, Avenida D. Carlos I e Avenida da República.

O parque de estacionamento Marechal Carmona também estará encerrado no mesmo período, enquanto o parque de estacionamento de Carcavelos fecha das 00:00 às 20:00 de sábado.

Acessos dificultados a monumentos de Sintra

Os acessos aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra, com exceção do Palácio Nacional de Queluz, estarão fortemente condicionados, entre as 11h20 e as 13h00, do próximo dia 18 de agosto devido à passagem da "La Vuelta 2024" (Volta a Espanha em Bicicleta) no concelho de Sintra.

A realização desta prestigiada prova de ciclismo internacional implicará condicionamentos de trânsito em pontos fulcrais para quem pretende deslocar-se aos Palácios Nacionais de Sintra e da Pena; ao Castelo dos Mouros; ao Parque e Palácio de Monserrate; e ao Convento dos Capuchos.

Os locais afetados serão os seguintes:

Estrada Nacional 9, do Linhó até ao Ramalhão;

Estrada Nacional 249, do Ramalhão para Avenida Movimento das Forças Armadas;

Praça D. Afonso (Portela de Sintra);

Avenida Heliodoro Salgado;

Estrada Nacional 247 em direção ao Lourel;

Vila Verde;

Estrada Nacional 9 para Fervença;

Fação;

Pêro Pinheiro.

Em Mafra, A realização deste evento irá condicionar o trânsito, neste dia, entre as 12h20 e as 13h30, nas localidades de Cheleiros, Igreja Nova, Carapinheira, Mafra, Paz, Murgeira, Gradil, Barras e Carrascal, prosseguindo em direção ao Concelho de Torres Vedras.

A passagem do pelotão junto ao Palácio Nacional de Mafra está prevista para as 13h00.

Nesta 79.º edição da "La Vuelta", as primeiras três etapas vão começar e terminar em território português. A prova arranca a 17 de agosto, em Lisboa, e no dia seguinte, a segunda etapa ligará Cascais a Ourém, passando por Sintra, numa distância de 194 quilómetros.

Contando com a participação de 176 ciclistas de 22 equipas, a "La Vuelta 2024" terá um total 21 etapas e percorrerá mais de 3300 quilómetros. A prova termina em Madrid, a 8 de setembro.

Fotos: Câmara Municipal de Lisboa