'We call it Alentejo'. Filme chama turistas estrangeiros à região

02-06-2020

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros.

Ofilme, que tem como título 'We Call it Alentejo', é uma iniciativa da Agência de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), que também desenvolveu o conceito criativo, tendo a película sido realizada pela empresa Click and Play.

Com o lançamento deste filme, que vai ter "versões narradas e adaptadas para alguns idiomas, como o espanhol, o alemão ou o português do Brasil", o objetivo passa por "gerar notoriedade para o Alentejo junto dos principais mercados emissores internacionais", assumiu a ARPTA, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Neste filme promocional, coloca-se "em evidência os atributos com que, ao longo dos últimos anos, os principais meios de comunicação social internacionais têm descrito o destino" Alentejo.

O território é associado a conceitos como "a sustentabilidade, a ruralidade, a natureza, a baixa densidade populacional, a boa gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias" e a sua própria dimensão, uma vez que ocupa praticamente um terço da área de Portugal continental.

"Este filme assenta num conceito criativo muito simples e que resulta de um trabalho intenso que a ARPTA tem realizado nos últimos anos junto da imprensa internacional", disse o presidente da agência, Vítor Silva, citado na nota.

Esse trabalho tem passado por colocar os outros a falar da região e "evidenciar o que de tão bom tem sido escrito nos principais jornais e revistas em todo o mundo".

"O resultado é um filme simples que evidencia toda a beleza do território e que, estou certo, irá seduzir muitos turistas, assim que situação sanitária permita as viagens internacionais", afirmou, referindo-se aos efeitos da pandemia de covid-19.

O filme promocional pode ser visionado na Internet, na página da ARPTA na rede social YouTube ( https://youtu.be/8awJ50ye2OQ).

A ARPTA é a entidade responsável pela promoção turística do Alentejo em todos os mercados externos.

Constituída em 2004, a agência é uma parceria entre os setores público e privado, participada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, por todas as associações nacionais representativas do setor do turismo e por empresas e câmaras municipais, sendo financiada por estas e pelo Turismo de Portugal I.P.

A promoção da Agência de Promoção Turística do Alentejo é cofinanciada pelos fundos europeus, através dos programas Alentejo 2020 e Portugal 2020.