Xiaomi apresenta o seu primeiro carro elétrico

29-12-2023

A Xiaomi acaba de lançar globalmente a sua tecnologia Xiaomi EV (Electric Vehicle), concebida especificamente para revolucionar o segmento dos veículos elétricos, revelando oficialmente as suas cinco componentes principais – E-Motor, Bateria, Xiaomi Die-Casting, Xiaomi Pilot Autonomous Driving e Smart Cabin. A partir do desenvolvimento de raíz de soluções fundamentais, a Xiaomi pretende assim redefinir a tecnologia da indústria automóvel.

O primeiro produto da Xiaomi EV, o Xiaomi SU7, foi "pré-lançado", com o seu design, desempenho, autonomia, segurança e outros pormenores, posicionando-se como um "sedan ecológico de alto desempenho de tamanho normal", com o objetivo ultrapassar os limites da performance, do ecossistema e do espaço móvel inteligente.

Durante a apresentação, Lei Jun, Fundador, Presidente e CEO da Xiaomi Corporation, partilhou o objetivo automóvel da Xiaomi: criar um carro de sonho para a nova Era da indústria automóvel – um veículo que seja estético, agradável de conduzir, confortável, inteligente e seguro. 

Com um motor elétrico desenvolvido pela própria empresa - HyperEngine, tecnologia de bateria integrada CTB e uma série de inovações tecnológicas desafiantes, como a estrutura da carroçaria fabricada a partir do cluster de fundição sob pressão Xiaomi Die-Casting T9100, o Xiaomi SU7 Max atinge uma aceleração de zero a cem em impressionantes 2,78 segundos, enquanto é capaz de atingir uma velocidade máxima surpreendente de 265 km/h.


O Xiaomi SU7 também tem um desempenho verdadeiramente versátil. Com um algoritmo de controlo Xiaomi Smart Chassis, totalmente desenvolvido pela marca, possui duas capacidades principais: Multidimensional Sensing e Global Synchronized Control. Isto permite um controlo dinâmico adaptativo do chassis ao nível dos milissegundos em todos os cenários, proporcionando uma experiência de condução estável e, ao mesmo tempo, uma experiência de condução quase sem solavancos.

Mais importante ainda, o Xiaomi SU7 incorpora três grandes capacidades de ecossistema, integrando aplicações, hardware e ecossistemas CarIoT de terceiros, proporcionando uma experiência de espaço móvel inteligente sem precedentes. O ecossistema Xiaomi CarIoT é totalmente aberto a terceiros, apresentando interfaces padronizadas, padrões de protocolo de comunicação extensos e soluções leves de adaptação para dispositivos existentes.

As especificidades do novo Xiaomi SU7.

E-Motor

Na conferência de lançamento, a Xiaomi apresentou os seus motores elétricos desenvolvidos e fabricados de forma independente, HyperEngine V6/V6s e HyperEngine V8s. Os três motores elétricos, que empregam tecnologias inovadoras como a tecnologia de arrefecimento total do óleo bidirecional, o design do circuito de óleo em forma de S e o design das laminações de aço silício escalonadas, rivalizam com o desempenho dos grandes grupos motopropulsores V8 e V6 tradicionais da Era dos motores de combustão interna, elevando os limites de desempenho da indústria a novos patamares.

O HyperEngine V8, com uma velocidade máxima de 27.200 rpm, uma potência de 425 kW e um binário máximo de 635 N-m, estabelece um recorde mundial para os motores elétricos. Para permitir o padrão de 27.200 rpm, o HyperEngine V8s emprega a primeira placa de aço silício de ultra-alta resistência da indústria, com uma resistência à tração de 960MPa, ostentando uma resistência que ultrapassa em mais de duas vezes as ofertas da indústria convencional.

Para o design de arrefecimento, o HyperEngine V8s adota uma tecnologia de arrefecimento total do óleo bidirecional e um design de circuito de óleo em forma de S. Para o estator, é utilizado um circuito de óleo de ciclo duplo, aumentando a área de dissipação de calor em 100% e obtendo um efeito de arrefecimento de até 20°C. Entretanto, a secção do rotor utiliza um circuito de óleo patenteado em forma de S, aumentando a área de dissipação de calor em 50% e conseguindo um efeito de arrefecimento de até 30°C. Além disso, as laminações de aço silício do estator apresentam um design escalonado, tipo degrau, aumentando ainda mais a área efetiva de dissipação de calor em mais 7%.

O HyperEngine V8s está em desenvolvimento e deverá ser produzido em massa e implementado nos veículos elétricos da Xiaomi em 2025.

Os motores elétricos HyperEngine V6/V6s desenvolvidos pela própria Xiaomi apresentam uma velocidade de rotação de 21.000 rpm, líder na indústria, ultrapassando o motor elétrico mais potente produzido em massa a nível mundial. Entre eles, o super motor HyperEngine V6 tem uma potência máxima de 299 PS e um binário máximo de 400 N-m, enquanto o super motor HyperEngine V6s atinge uma potência máxima de 374 PS e um binário máximo de 500 N-m.

Bateria

A Xiaomi também desenvolveu a Tecnologia de Bateria Integrada CTB, através da inovadora Tecnologia de Célula Invertida, camada intermédia elástica multifuncional e um sistema de cablagem minimalista; apresenta uma eficiência de integração da bateria de 77,8%, a mais elevada das baterias CTB em todo o mundo, uma melhoria do desempenho global de 24,4% e uma redução da altura de 17 mm, com uma capacidade máxima da bateria de até 150 kWh e uma autonomia teórica de recarga CLTC superior a 1.200 km.

Para garantir um desempenho estável durante viagens de longo alcance, a Xiaomi emprega padrões de design de segurança líderes do setor. A válvula de alívio de pressão virada para baixo liberta rapidamente a energia em situações extremas, maximizando a segurança da cabina dos passageiros. Um sistema de proteção física robusto de 14 camadas inclui três camadas de suporte superior, três camadas de proteção lateral e oito camadas de proteção inferior.

Em termos de dissipação de calor, uma solução de arrefecimento a água de lado duplo implementa placas de dissipação de calor em ambos os lados longos das células da bateria, alcançando uma área de arrefecimento de 7,8m² – quatro vezes a média da indústria. Os lados das células da bateria apresentam 165 peças de material de isolamento de aerogel, capazes de resistir a temperaturas até 1000°C.

O Xiaomi EV está equipado com um Sistema de Gestão de Baterias (BMS) desenvolvido pela própria empresa com ASIL-D, o mais alto nível de segurança funcional. Este BMS inclui três monitores e alarmes de fuga térmica independentes, juntamente com um sistema de alerta precoce 24 horas por dia. Cada bateria Xiaomi apresenta uma fiabilidade líder na indústria e é submetida aos mais rigorosos testes de segurança de baterias, incluindo mais de 1.050 verificações de segurança e 96 vezes a norma internacional de duração dos testes de durabilidade.