A maior do Mundo: Roseira do Estoril a caminho do Guinness

01-08-2018

Em São João do Estoril há uma roseira candidata a um recorde do Guinness. Trata-se de um príncipe negro com cinco metros e setenta e dois centímetros de altura, que pertence a José Pedro Salema. À sua medição assistiu o presidente da Junta de Freguesia de Cascais-Estoril, Pedro Morais Soares, e várias individualidades da sociedade civil local.

Testemunhas da medição: Eng.º Tiago Veloso, José Pedro Salema, Marcelo Fonseca Santos, Eugénio Balinhas, Sara Saraiva, António Aires, Miguel Marçalo, Sofia Vieira, Margarida Castelo-Branco, Ricardo Lacerda, Raquel Santos, Maria João Fialho Gouveia e João Cambão

Na manhã deste dia 30 de Julho reuniram-se no jardim de José Pedro Salema cerca de 20 pessoas de olhos postos na sua alta roseira. Esperavam ansiosamente pelo resultado da medição daquela que ameaça destronar do título da roseira mais alta do mundo uma planta norte-americana, de cinco metros e sessenta centímetros de altura.

As rigorosas regras da candidatura ditam que o acontecimento seja testemunhado, entre outros, por autoridades locais e por especialistas na matéria. Pedro Morais Soares, presidente da presidente da Junta de Freguesia de Cascais-Estoril, aceitou de pronto o repto, fazendo-se acompanhar por Emília Sabino, Marcelo Fonseca Santos, Emília Ribeiro e Eugénio Balinhas, encarregado dos espaços verdes desta freguesia.

A Câmara Municipal de Cascais fez-se representar pela arquitecta paisagista Raquel Santos, do gabinete de Joana Balsemão, vereadora do Ambiente; por Sofia Vieira, coordenadora operacional dos espaços verdes camarários; por Sara Saraiva, da Divisão Marca e Comunicação da CMC; e pela fotógrafa Margarida Castelo-Branco.

Outra presença de peso foi a de Tiago Veloso, engenheiro florestal e técnico responsável pelo Jardim Primavera, que participou no processo de medição enquanto perito da sociedade civil.

Compareceram também algumas personalidades da comunidade local, tais como o empresário Ricardo Lacerda; o bancário João Cambão; a violinista e naturopata Corinna Horster; o empresário António Aires, proprietário do Crew Bar; o chef Miguel Marçalo; a escritora Maria João Fialho Gouveia; e o fotógrafo Paulo Paz, que registou cada segundo do simpático encontro. Um encontro que teve um sabor particularmente especial para Jorge Melo, o jardineiro que plantou a ditosa roseira há cerca de vinte anos anos.

O evento teve como ponto alto a revelação de que a roseira de José Pedro Salema batia em comprimento aquela que ainda é considerada a mais alta do mundo, e que está registada nos Estado Unidos da América.

E a animação tomou conta do ambiente, esperançosos como ficaram todos de poder vir a ter o Estoril como detentor do título em disputa, enquanto degustaram as bebidas e os petiscos servidos, entre os quais uma iguaria feita a partir de uma planta autóctone: o funcho-do-mar.

Resta agora esperar pela deliberação do Guinness Book of Records.

Façamos figas!

Texto: Maria João Gouveia

Fotos: Paulo Paz