Água engarrafada pode não ser tão segura quanto isso...
As principais marcas de água em garrafa estão contaminadas com partículas
de plástico, que provavelmente entram em contacto com o líquido durante o
processo de engarrafamento, revela um estudo realizado em nove países e
publicado esta quarta-feira.
Foram analisadas 250 garrafas de água no Brasil, China e Estados Unidos, entre outros países, num estudo dirigido pela investigadora Sherri Mason, professora da Universidade Estadual de Nova Iorque, em Fredonia.
O plástico foi encontrado em 93% das amostras, que incluíram as principais marcas, como Aqua, Aquafina, Dasani, Evian, Nestlé Pure Life e San Pellegrino.
Nas garrafas de água analisadas foram encontradas partículas de polipropileno, nylon e tereftalato de polietileno (PET).
Em média, os investigadores encontraram em garrafas de um litro de água 10,4 partículas de tamanho médio de 0,10 milímetros.
"Acredito que venham dos processos de engarrafamento, e creio que a maior parte procede da própria garrafa, de sua tampa e do processo industrial", explicou Mason à AFP. "Mas a água em garrafas de vidro também continha microplásticos".
Ignora-se, para já, o alcance dos riscos que representam estas partículas para a saúde humana, escreve a agência de notícias France Presse.
Jacqueline Savitz, diretora para a América da Oceana, ONG que luta contra a contaminação dos mares, destaca que o estudo é mais uma razão para se limitar a produção de garrafas de plástico.