Amadora cria Fundo de Emergência para apoiar instituições e famílias carenciadas

22-06-2020

A Câmara Municipal da Amadora aprovou a criação de fundos de emergência para apoiar famílias, instituições e o movimento associativo da cidade, num valor superior a meio milhão de euros.

A implementação do estado de emergência, renovado por duas vezes, e o consequente estado de calamidade, necessário para a segurança de todos, fez com que diversas famílias vivessem situações económicas adversas, bem como várias entidades locais, que se viram forçadas a cessar e/ou reduzir o seu funcionamento por tempo indeterminado.

Como forma de apoiar as instituições da nossa cidade, a Câmara Municipal aprovou o Fundo Municipal de Apoio a IPSS, Instituições de Cultura e Desporto, num total de 75 entidades abrangidas.

Foi, ainda, aprovado o Fundo Municipal de Emergência COVID19 para apoio a Famílias, a transferir para as Juntas de Freguesia as quais, através do Sistema de Atendimento e Acompanhamento Integrado, terão a responsabilidade de fazer a respetiva gestão. Estão abrangidas por este fundo as famílias, cujos rendimentos tenham sido significativamente diminuídos decorrentes de quarentena ou isolamento profilático, situações de lay off, de despedimento, de ausência de respetivo subsídio, ou diminuição súbita de rendimentos de trabalho, resultantes da situação de pandemia associada à Covid19.