Apenas 25% dos hotéis têm reservas para o verão, turismo cria plataforma para reembolsos

03-03-2021

O Turismo de Portugal lançou uma plataforma 'online' para agilizar os processos de pagamento dos créditos dos viajantes, devido ao incumprimento de serviços contratados às agências de viagens e turismo.

"No âmbito do programa Simplex+, o Turismo de Portugal disponibiliza a partir de agora uma plataforma 'online' que simplifica e agiliza para os viajantes a submissão e tramitação dos processos na Comissão Arbitral, no caso do acionamento do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo", informou a autoridade turística, em comunicado.

Desta forma, o processo passa a poder "decorrer de forma totalmente digital", podendo ser submetido um formulário 'online' para o pedido de intervenção da Comissão Arbitral, que aprecia os pedidos de acionamento do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo (FGVT).

Aquele fundo, esclareceu o Turismo de Portugal, é "responsável por responder solidariamente pelo pagamento dos créditos dos viajantes, decorrentes do incumprimento de serviços contratados às agências de viagens e turismo".

Após a receção dos pedidos de acionamento do FGTV, o Turismo de Portugal, notifica as agências de viagens e turismo responsáveis para proceder ao pagamento da quantia devida no prazo de 10 dias, antes de acionar o fundo.

"Quando haja lugar a pagamento por parte do FGVT, isto é, na ausência do pagamento devido pela agência ou agências de viagens e turismo responsáveis, estas devem repor o montante utilizado, no prazo máximo de 15 dias, a contar da data do pagamento pelo FGVT", explicou a entidade.

Apenas um em cada quatro hotéis tem reservas para o verão 

Apenas um em cada quatro hotéis disse ter reservas para o verão deste ano, revelou um inquérito promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) aos seus associados.

De acordo com a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, que apresentou esta manhã aos jornalistas o inquérito "Balanço 2020 & Perspetivas 2021", apesar de se sentir "algum movimento" nas reservas em estabelecimentos hoteleiros, elas são "de uma timidez confrangedora", com apenas cerca de 25% dos inquiridos já com reservas para aquela altura.

Assim, para julho, apenas 23% dos inquiridos disseram ter já reservas registadas, para agosto 24% e para setembro 25%.

"Temos aqui um trabalho enorme pela frente, que é perceber o que é que falta para consolidar estas reservas e reparem o risco que isto é: são reservas também reembolsáveis", sublinhou a responsável.

De acordo com os dados recolhidos pela AHP, em 2020, a hotelaria nacional registou, em média, uma taxa de ocupação de 26% e com um preço médio por quarto de 86 euros.

As perdas foram expressivas, com menos 69% de receitas de alojamento e 73% de receitas totais na hotelaria.

O Alentejo foi a região com melhores resultados no ano passado, enquanto que o Açores foi o que mais sofreu os efeitos da pandemia.

No ano passado, quase metade (48%) das reservas em estabelecimentos hoteleiros foram canceladas e 61% das reservas realizadas foram de modalidade de possibilidade de reembolso.

O inquérito foi realizado entre 04 e 28 de fevereiro, pelo Gabinete de Estudos e Estatística da AHP, junto dos empreendimentos turísticos associados e aderentes ao AHP Tourism Monitors, de todas as regiões do país.