Autocarros gratuitos em Cascais já têm mais de cem mil utentes

16-01-2020

A adesão dos munícipes de Cascais ao programa de mobilidade gratuita está a exceder todas as expetativas, afirmou Carlos Carreiras, presidente da autarquia.

De acordo com os dados disponibilizados pelo autarca nos primeiros 13 dias de janeiro já foram efetuados 108 mil e 575 pedidos de adesão ao Cartão Viver Cascais, o novo título de transportes que permite a todos os que residem, trabalhem ou estudem no concelho usufruir de autocarros totalmente gratuitos dentro do concelho de Cascais.

Segundo estes dados, os novos pedidos ultrapassam em média os 8 mil por dia. Este facto causou, logo nos primeiros dias, alguns constrangimentos no sistema de registo informático. Essa situação, segundo Carlos Carreiras foi entretanto resolvida com enorme esforço por parte dos técnicos e trabalhadores municipais.

A acrescentar estes números, até o dia 13 de janeiro foram transportados, mais de 145 mil passageiros (145 mil e 118) ou seja, mais 11.150 pessoas por dia, durante este período transitório sem necessidade de registo.

A adesão ao cartão Viver Cascais é feita através do "site" da MOBICascais, na loja Cascais, em Cascais ou Tires. A Câmara Municipal vai adotar outras medidas para registo do novo título de transporte com vista a uma maior proximidade dos cidadãos, nomeadamente com setores populacionais mais idosos.

Carlos Carreiras prestou estas informações no período de antes da Ordem do Dia, na primeira reunião de Câmara de 2020 que se realizou hoje no dia 13 de janeiro.

Este programa de mobilidade, pioneiro a nível nacional, não abrange apenas os autocarros da rede MOBI, mas todas as carreiras de percurso municipal.

É uma medida que tem um impacto muito forte do ponto de vista ambiental e promove a coesão social e territorial.

Mas a medida tem um alcance ainda mais lato: também do ponto de vista económico atraindo mais empresas que por sua vez criam mais postos de trabalho.