Câmara de Cascais já tem plano para recuperar zona ardida de Alvide

03-08-2020

Recuperação de área ardida, novos acessos e mais estacionamento são as propostas da Câmara de Cascais para aplicar no Alto de Alvide, após o grande incêndio do passado dia 16 de julho.

O incêndio de 16 de julho evidenciou a necessidade de reordenamento das acessibilidades às Varandas de Cascais, no Alto de Alvide, freguesia de Alcabideche, em particular na zona entre as ruas Mário Viegas e São Bernardo - importante eixo viário de distribuição que faz ligação à 3ª Circular e à Autoestrada A5 - e a encosta verde, onde existem pinheiros de grandes proporções, parte deles ardidos neste incêndio.

A proximidade entre área florestal e edifícios, associada a uma malha viária com enorme pressão de veículos, impõe um novo desenho que permita minimizar as dificuldades sentidas no combate ao fogo e melhorar a resposta à população em caso de emergência.

Neste sentido, decorreu nas Varandas de Cascais, a apresentação do projeto de regeneração e requalificação da zona. O objetivo é recuperar a área ardida e as zonas contíguas à área florestal, sendo que estão já em curso trabalhos de desmatação, abate de árvores ardidas e criação de faixas de contenção junto aos aglomerados urbanos.

Seguem-se trabalhos para implementação de um plano de reflorestação, privilegiando a plantação de espécies autóctones e mais resilientes ao fogo. Por outro lado, serão criados novos acessos à malha viária envolvente e cerca de 300 novos lugares de estacionamento.

Este foi o culminar de uma tarde dedicada a visita de obras, que decorrem no Concelho, em diversas áreas - educação, cultura e acção social.