Câmara de Oeiras vai recuperar parte do Palácio Restani em Queluz de Baixo

11-02-2019

Oeiras vai iniciar "ainda durante este ano" uma intervenção no terreno do Palácio Restani, em Queluz de Baixo, no distrito de Lisboa, ficando para "2020 ou 2021" a recuperação da fachada do edifício, afirmou hoje Isaltino Morais.

De acordo com o presidente da Câmara de Oeiras, "já só resta a parede principal do edifício" na sequência de um processo longo de "abandono e tentativa de expropriação", ao proprietário do edifício, que terminou com a cedência do Palácio Restani (Quinta do Raio) ao município.

"A doação foi aceite, neste momento já estamos a fazer um projeto para aquele espaço. Irá nascer ali uma bonita praça e no edifício vai manter-se aquela fachada, eventualmente iremos fazer ali habitação jovem ou equipamento social e isso vai ser junto a uma intervenção que vamos fazer até à rotunda do IC19, porque há ali uma antiga escola onde funciona hoje um espaço jovem", explicou à agência Lusa o presidente da autarquia, Isaltino Morais.

Segundo o autarca, a avenida será alargada, transformando o jardim que está na frente da antiga escola num espaço público, uma intervenção que será realizada entre a rotunda de acesso ao Itinerário Complementar 19 (IC19) e o Palácio Restani.

"Vamos começar já este ano. Este ano já vai haver alguma obra, não no edifício, mas na praça e no alargamento do espaço da escola, vai avançar ainda este ano, depende agora dos procedimentos. O edifício é que possivelmente só em 2020, 2021, é preciso fazer projeto de execução, concurso público, etc", clarificou Isaltino Morais.

De acordo com a autarquia, a Quinta do Raio tem uma área total de terreno de 2.215,48 metros quadrados (m2), sendo que irá ser recuperado o imóvel, com 856,98m2, e o estacionamento e jardim, com 1.358,50m2.