Cascais aposta na revitalização do comércio e restauração no centro da vila e cria rua amarela
No âmbito das medidas de desconfinamento que a Câmara Municipal de Cascais tem vindo a implementar, com foco especial no comércio e na restauração, o Bairro Amarelo, no centro histórico da vila, tornou-se num novo pólo de atração.
Esta intervenção no espaço público, que surgiu no seguimento de um projeto apresentado pela Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) em conjunto com treze empresários locais, teve como principal objetivo conferir a esta zona de restauração histórica melhores condições de acesso ao consumidor, ao tornar a mesma mais agradável e atrativa. Uma amplificação da iniciativa que tem sido realizada nos últimos cinco anos, ao restringir a circulação automóvel nesta zona às sextas-feiras e fins de semana, e que se alarga agora a todos os dias da semana até ao dia 30 de setembro.
Como tal, as ruas do Bairro Amarelo fazem agora jus ao seu nome: pintadas de amarelo, acolhem zonas de esplanada mais amplas, oferecendo um verdadeiro espaço de lazer e convívio com o devido distanciamento social para todos os que lá passam. A circulação automóvel passa também a ser proibida, tornando o Bairro num espaço dedicado aos peões e à Mobilidade Suave.
Recorde-se que a CM Cascais tem implementado diversas medidas de apoio à restauração e comércio no concelho, como é exemplo a disponibilização de cerca de 5000 testes rápidos de rastreio à Covid-19 (em parceria com a DNA Cascais e a AECC), a isenção do pagamento de taxas ou o regime excecional e temporário de alargamento das esplanadas. Tudo com o objetivo de reerguer a economia.