Celebrações dos 657 anos de Cascais 'são um alento', diz Carlos Carreiras

08-06-2021

"Vamos continuar a construir novas páginas da história", afirma Presidente da Câmara Municipal de Cascais durante as celebrações do Dia do Município.

"Se já cá estamos há milénios, e enquanto Cascais há 657 anos, certamente não vai ser por aqui que vamos ficar e vamos continuar a construir novas páginas da história", afirmou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, por ocasião das comemorações do Dia do Município.

Para Carlos Carreiras, as celebrações dos 657 anos da Vila de Cascais "são um alento" porque Cascais "não vai baixar os braços, apesar da pandemia que afeta todo o mundo, e vai ganhar forças para o pós-pandemia e para melhor se preparar para o futuro".

Em dia de aniversário, o município promoveu uma exposição de pintura centrada em aguarelas do Rei D. Carlos, alusivas à vila, e a obras de outros pintores de renome numa celebração com Cultura sobre o passado de Cascais.

O Conselho Diretivo da Fundação D. Luís I adquiriu três objetos artísticos diretamente ligados ao concelho, seja pelos autores, seja pela temática: D. Carlos, Veleiro (aguarela, oferta habitual do rei ao General Jacinto Parreira); Enrique Casanova, Marinha - Farol da Guia, Cascais (aguarela s/ papel colado em cartão); Carlos Bonvalot, Inspiração (óleo s/ madeira, 1918). A estas obras junta-se um livro, Cartas d'El-Rei D. Carlos I. a João Franco Castello-Branco, também adquirido pela Fundação D. Luís I, um exemplar raro, publicado em Lisboa, em 1924 e uma moeda datada de 1892.

Estas aquisições estão expostas no 1º Piso dos Paços do Concelho, acompanhadas por uma seleção de obras dos acervos do Museu Condes de Castro Guimarães.

Em simultâneo foi publicada uma obra sobre o "Museu da Vila Cascais" que conta a história da "família cascalense" que "são os valores da nossa identidade, valores de partilha, da amizade, da solidariedade e do esforço e que incorporam valores que ao longo de gerações nos foram caracterizando", escreveu Carlos Carreiras no prefácio do livro. S.R.S.