Alunos e famílias da região de Lisboa participam no Boot Camp EPIS 2020

07-07-2020

Cerca de 50 alunos, entre os 15 e os 17 anos, acompanhados pela EPIS - Empresários pela Inclusão Social durante o ano letivo que terminou, vão participar esta semana no Boot Camp que a Associação promove anualmente. 

Pela primeira vez, face à atual conjuntura, esta edição decorre em formato digital, possibilitando que os jovens e também as suas famílias acompanhem as sessões. São alunos com histórico de insucesso escolar que, apesar das adversidades, conseguiram baixar o peso das notas negativas de 30%, no 2.º período de 2018/19, para 10% em 2019/20 e aumentaram a média das notas de 2,92, em 2018/19, para 3,25 em 2019/20.

Esta evolução positiva no desempenho escolar decorre da dedicação deste grupo de jovens, que são apoiados em proximidade por mediadores da EPIS que trabalham, com cada um, no desenvolvimento de atitudes e competências adequadas para alcançarem o sucesso escolar.

Nesta edição, o Boot Camp da EPIS vai incidir nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, no contexto pós-pandémico. O programa desta semana inclui sessões temáticas para abordar o impacto da Covid-19 na vida quotidiana e identificar as melhores práticas a adotar, ou que devem ser reforçadas, face a esta nova realidade.

O programa conta com a participação de diferentes entidades, personalidades e empresas, designadamente Associadas da EPIS, cujas intervenções vão incidir em áreas como a Ciência, Saúde, Mobilidade, Desporto, Tecnologia e «Media», Água ou Alimentação.

A 10.ª edição do Boot Camp EPIS conta com o apoio da Presidência da República, do Convento do Sacramento, do Ministério da Educação, da Direção-Geral da Saúde, da Brisa, da Fundação Champalimaud, da EPAL, da CUF Saúde, do Grupo Jerónimo Martins, e do Professor Doutor Carlos Fernandes da Silva, do jornalista Bernardo Ferrão (SIC) e do cartoonista Pedro Ribeiro Ferreira.

Para o último dia do Boot Camp estão reservados dois encontros especiais, igualmente em formato virtual, um com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e outro com o Presidente Aníbal Cavaco Silva. Vão estar a assistir cerca de 75 jovens e as suas famílias, incluindo 30 participantes das edições anteriores do Boot Camp, estimando-se que assistam a estes dois momentos cerca de 150 pessoas.

Os participantes no Boot Camp 2020 da EPIS são alunos que integraram o programa da Associação "Mediadores para o sucesso escolar", entre 2018 e 2019, e são estudantes do 8.º e 9.º anos de escolaridade e do ensino secundário de escolas dos concelhos de Alenquer, Amadora, Grândola, Lagoa, Loures, Mafra, Moura, Odivelas, Oeiras, Pampilhosa da Serra, Peniche, Seixal, Sesimbra, Sintra, Torres Novas e das ilhas do Pico, de São Miguel e da Terceira dos Açores. Foram selecionados de um universo de 3.024 alunos integrados nos programas de promoção do sucesso escolar da EPIS no 3.º ciclo.

Para Leonor Beleza, Presidente da Direção da EPIS, "o Boot Camp EPIS é uma experiência que desejamos inesquecível para estes jovens. Este ano, em virtude das circunstâncias excecionais que estamos a viver, tem um formato diferente, exclusivamente virtual. Inclui conversas informais e práticas, de forma a envolver mais os alunos, assegurando a partilha de temas que serão importantes nas suas vidas, que os possam capacitar para escolhas e atitudes informadas e livres no seu futuro de pessoas, cidadãos e profissionais."

Esta iniciativa foi lançada pela Associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social em 2011 e, em 9 edições, participaram cerca de 450 alunos de todo o país.

SOBRE A EPIS

A EPIS - Empresários Pela Inclusão Social foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, tendo escolhido a Educação como forma de concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. Com este foco, tem desenvolvido os seus projetos de intervenção cívica na área do combate ao insucesso e ao abandono escolar.

A Associação EPIS - Empresários Pela Inclusão Social tem como missão principal apoiar alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário em Portugal, que vivem em contextos socioeconómicos desfavorecidos, com risco acrescido de insucesso e abandono escolar e maior probabilidade de não chegarem ao fim da escolaridade obrigatória concluindo o 12.º ano de escolaridade. Este ano letivo de 2019/2020, em parceria com o Ministério da Educação, o Governo Regional dos Açores e diversas autarquias em todo o país, a EPIS está a acompanhar 11.645 alunos de todos os ciclos, em 294 escolas de 46 concelhos do continente e 3 ilhas dos Açores, na que é a sua maior presença geográfica desde a fundação em 2006.

A EPIS é, atualmente, o maior parceiro privado do Ministério da Educação e dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira no combate ao insucesso e abandono escolar. Desde a sua fundação, contou com mais de 426 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno e esteve presente em 67 concelhos de todo o país (Continente e Ilhas), em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, 35 Autarquias parceiras e 462 escolas de todo o país.