Chama-se Muscarium e cumpre a sexta edição como festival de artes performativas em Sintra

15-09-2020

A 6.ª Edição do Festival de Artes Performativas MUSCARIUM#6 realiza-se em Sintra de 17 a 27 setembro. Dança, música, teatro e cinema e duas estreias de produções próprias do Teatromosca, que promove o evento, marcam a programação maioritariamente nacional.

Nesta sexta edição, a atuação que inaugura o festival fica a cabo da Quorum Ballet, uma das mais importantes companhias de dança nacionais. A edição do ano de 2020 aposta numa programação nacional de onde se destaca o concerto de Surma no Palácio Nacional de Queluz e a presença das companhias de teatro: Trincheira Teatro, Visões Úteis, Teatro do Silêncio, Companhia Mascarenhas Martins, Musgo - Produção Cultural e o Teatromosca em coprodução com o Centro Dramático Rural.

O MUSCARIUM é um festival de artes performativas com a duração de duas semanas, que inclui propostas artísticas distintas, apresentadas em lugares dispersos do concelho de Sintra, como o AMAS - Auditório Municipal António Silva, Casa de Teatro de Sintra, Casa da Cultura Lívio de Morais, Casa da Juventude da Tapada das Mercês, Teatroesfera e Palácio Nacional de Queluz.

A primeira semana de espetáculos acolherá propostas multidisciplinares de coletivos como Quorum Ballet, Teatro Efémero, Trincheira Teatro e Companhia Mascarenhas-Martins. A encerrar a primeira semana, a artista Débora Umbelino, nome artístico de Surma, presenteia-nos com os seus mais recentes trabalhos em primeira mão, num sunset de domingo, no espaço mágico dos jardins do Palácio Nacional de Queluz.

A segunda, e última semana, apresentará coletivos como Visões Úteis, MUSGO Produção Cultural e Teatro do Silêncio. Será uma semana particularmente querida para a equipa do teatromosca uma vez que estrearemos duas novas produções, "Estúdio: Flores" e "O Macaco do Rabo Cortado", para os públicos geral e infanto-juvenil, respetivamente.

"Estúdio: Flores" nasce de uma proposta pensada propositadamente para estes tempos incertos que vivemos: criar também a partir de plataformas online um espetáculo transmédia, documental e com recurso a técnicas cinematográficas ou teatro de objetos, que possa tanto servir de homenagem ao emblemático e desaparecido Cinema Estúdio Flores - onde, atualmente, se situa o AMAS -, como permitir uma viagem pela memória e pelas histórias dos seus criadores, o encenador espanhol Adolfo Simón, a atriz Carolina Figueiredo e o cenógrafo Pedro Silva. Um projeto onde a realidade se fundirá com a ficção, as recordações com o sonho e a documentação com o imaginário. Em parceria com a RTP Palco, o espetáculo será transmitido online e em direto através desta plataforma.

Este festival MUSCARIUM é produzido pelo Teatromosca e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.