Clássicos de outros tempos exibem-se nas estradas da Linha e no autódromo

11-10-2019

Este fim de semana Cascais é a capital dos automóveis clássicos. Uma prova única que celebra o automóvel nas suas vertentes estética, técnica e desportiva. Exposições, desfiles, provas no autódromo e na serra de Sintra marcam o Estoril Classics.

Um dos pontos altos do Estoril Classics acontece nos jardins do Casino Estoril, com mais uma edição do Concurso de Elegância. Vão a competição 60 automóveis clássicos que nos contam a história do automóvel no século XX. Nascidos entre os anos 20 e os anos 70, as bólides concorrem em sete categorias, de onde saem 7 vencedores candidatos ao grande prémio final. O "Best of Show" reconhece o melhor automóvel a concurso.

O ambiente vintage vai dominar a paisagem. Desafiamo-lo a vestir-se a rigor para apreciar o Rolls Royce Silver Ghost, considerado o melhor automóvel do mundo. Mas, se preferir os poderosos desportivos não vai querer perder os motores turbo dos anos 80, passando pelos Porsche 356 ou pelos desportivos dos anos 50 e 60. São peças de coleção raras e belas, testemunhos do génio de construtores como Charles Rolls e Henry Royce, Walter Owen Bentley, Nicola Romeo, Enzo Ferrari ou Ferry Porsche.

Mas, por detrás de um grande carro há sempre histórias que fazem as delícias dos mais curiosos. É o caso do Hispano-Suiza H6C, com motor de oito litros que veio da Holanda para participar no Concurso de Elegância.

A curiosidade é que este carro foi adquirido por Alves dos Reis, o maior golpista de todos os tempos, que em 1924 ludibriou o estado português, ao fazer 200.000 notas de quinhentos escudos. Com o produto do seu "crime (quase) perfeito", que chegou a a abalar a economia nacional, adquiriu dois Hispano-Suiza, um desportivo e uma limousine. Mas Alves dos Reis nunca se sentou ao volante. Foi preso antes de desembarcar num navio proveniente de Angola. Ficou a lenda e o carro, esse, já está em Cascais.

No sábado, à hora do chá (17h), acontece a corrida mais louca do mundo - a Grande Gimkana do ACP Clássicos. Uma prova exclusiva para os automóveis mais antigos (produzidos até Dezembro de 1939). Tem diversos testes para o condutor e pendura e vai realizar-se na área dos Jardins do Casino junto à Estrada Marginal.

No domingo, às 10h, também na Marginal, mais de 600 veículos clássicos irão passear pelo concelho de Cascais. A participação é gratuita e está aberta a todos os veículos clássicos que estejam no estacionamento junto ao Autódromo Estoril na manhã de domingo.

Rally de Portugal Histórico na Serra de Sintra

O Rally de Portugal Histórico cumpre a sua etapa final nos troços míticos da serra de Sintra, com partida às 23h50, na Lagoa Azul e dupla passagem pelos troços que fizeram as delícias de pilotos e adeptos da modalidade. 

Mikko Hirvonen e Ari Vatanen irão integrar a derradeira etapa na célebre dupla passagem pela noite de Sintra, como no slalom que terá lugar no sábado (13h15)  e domingo (14h00) no Autódromo do Estoril.

Ari Vatanen irá estar ao volante de um Opel Manta 400 (de rali e orginal), quanto a Mikko Hirvonen tripulará um Ford WRC.

Autódromo revive provas de Fórmula 1

Este fim-de-semana vai poder rever no Autódromo do Estoril os fantásticos bólides que marcaram a história da categoria máxima do desporto automóvel.

É já este domingo que vai poder seguir as corridas Classic F1 pre-1986. A prova emblemática onde pode rever os inesquecíveis Fórmula 1 dos anos 70 e 80. No circuito do Estoril vão rolar marcas como a Lotus, Mclaren e Williams que travaram lutas incríveis numa época de talentosos pilotos como Alain Prost, Ayrton Senna, Nigel Mansell ou James Hunt.

Ao vivo e a cores McLaren MP4 e Lotus 91

São autênticos ícones do mundo da velocidade, com destaque para o fantástico McLaren MP4 que venceu em Detroit em 1982 pelas mãos de John Watson. Mas, também o Lotus 91, com as cores da John Player Special, que certamente fará recordar Ayrton Sena ou o britânico Nigel Mansel, outro dos virtuosos que se sentaram ao volante do mítico automóvel. Potência, velocidade, adrenalina. Uma oportunidade de ver ao vivo peças raras e extremamente valiosas.

O Lola T292 do Team BIP também no Estoril

Outro dos momentos altos para os amantes da competição motorizada ao alto nível será certamente a presença de um dos mais carismáticos modelos do desporto automóvel nacional: um dos Lola T292 que pertenceu ao Team BIP.

No início dos anos 70, o Team BIP transformou-se na melhor e mais bem preparada equipa nacional para encarar a competitiva realidade internacional. Mas, o seu emblemático carro sofreu várias alterações até chegar ao modelo T292 que marcou a história do automobilismo nacional.

O Lola T280 de 3 litros conseguiu a vitória na prova de estreia, quando da inauguração do Autódromo do Estoril. Todavia, a escolha do carro revelou-se desajustada e como tal, para 1973, foram alugados dois Lola T292 FVC e feita uma associação com o preparador suíço Heini Mader/Ecurie Bonnier.

Mais vitórias se somaram: Na categoria de 2 Litros nos 1000 Km de Spa Francorchamps (Carlos Santos - Santos Mendonça); O 4º lugar na prova do Europeu de Sport 2 Litros na prova francesa de Charade; E, em Vila Real, a vitória de Carlos Gaspar ao volante do carro com chassis HU52.

Entretanto, o novo Lola T292 com o chassis HU64 chegou a Portugal. O carro foi estreado por Carlos Gaspar no Circuito de Vila do Conde, disputado em agosto. Mas, seria também nas mãos de Carlos Gaspar que o HU64 chegaria à vitória no Grande Prémio do Estoril, disputado em outubro.

O Lola T292 vai competir na prova 1000 KM Sports Cars, recriando as corridas de Sports Cars dessa época. As corridas vão ter lugar no circuito do Estoril, este sábado às 17h15 e no domingo, às 16h.

Entrada livre para a bancada da reta da meta e bilhetes limitados para o paddock, à venda no website do evento ou na Fnac e Worten de todo o país.