Comerciais ligeiros da Ford conquistam prémios internacionais

21-11-2019

A Ford está comemorar a dupla conquista alcançada no domínio dos veículos comerciais ligeiros, após a electrificada gama Ford Hybrid Transit Custom ter obtido o título de "International Van of the Year (IVOTY) 2020" e a gama Ford Ranger se ter sagrado vencedora do "International Pick-up Award (IPUA) 2020".

A Ford torna-se, assim, no primeiro construtor a conquistar por duas vezes os galardões IVOTY e IPUA num mesmo ano, depois de semelhante feito alcançado em 2013 .Os novos Transit Custom Plug-In Hybrid e Transit Custom EcoBlue Hybrid foram avaliados colectivamente por um painel de 25 jurados, especialistas da imprensa de outros tantos países europeus,tendo o prestigiado prémio anual IVOTY sido anunciado e entregue numa cerimónia que teve lugar em Lyon (França). Os jurados elogiaram o leque de soluções mecânicas electrificadas da gama Ford Hybrid, integradas nos furgões Transit Custom, projectadas para ajudar a reduzir os gastos com combustível dos operadores, permitir a entrada no número crescente de zonas de baixas emissões e oferecer soluções práticas para as empresas que tentam reduzir a sua pegada ecológica, em termos de emissões e metas ambientais.Os furgões de 1 tonelada Transit Custom Plug-In Hybride Transit Custom EcoBlue Hybrid, bem como o furgão Transit EcoBlue Hybrid de 2 toneladas, proposta que alcançou o 2.º lugar na edição deste ano dos troféus, são 3 dos 14 veículos electrificados que a Ford irá introduzir no mercado europeu até final de 2020. É a sexta vez que a Ford conquista o troféu IVOTY.

Quanto ao Ford Ranger, a pick-up mais vendida na Europa, o modelo impressionou os 18 jurados do troféu IPUA, quer através do mais potente e mais eficiente motor diesel 2.0EcoBlue, como pelo conjunto de avançadas tecnologias de assistência à condução. 

"Os nossos novos modelos Transit Custom Plug-In Hybrid and EcoBlue Hybrid são os veículos certos no momento certo, ajudando os nossos clientes a reduzir os seus custos e emissões, permitindo-lhes enfrentar os desafios de operação no actual panorama de negócios, sem sacrificar as características práticas ou a carga útil. Já o nosso novo Ranger está a elevar a fasquia em termos de requinte, tecnologia e produtividade no segmento das pick-up", afirmou Hans Schep, Director Geral de Veículos Comerciais, da Ford Europa. 

Combinando uma capacidade de condução em zero emissões e sem a ansiedade da autonomia, o Transit Custom Plug-In Hybrid pode ser recarregado em sistemas normais para uma autonomia elétrica pura até 56 km(NDEC). As rodas dianteiras são propulsionadas em exclusivo por um motor elétrico de 92,9 kW, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh. 

O multipremiado motor a gasolina Ford EcoBoost, de 1,0 litros, funciona como um extensor de autonomia, garantindo ao modelo uma autonomia superior a 500 km. A mecânica mild-hybriddoTransit CustomEcoBlue Hybridintegra um sistema de arranque/gerador operado por correia, em substituição do alternador tradicional, permitindo a recuperação e armazenamento da energia gerada pela desaceleração, carregando um pack de baterias de iões de lítio de 48 volts, arrefecido a ar. A energia armazenada é usada para fornecer binário adicional ao motor, tendo sido otimizada para gerar uma melhoria de até 8 por cento em termos de eficiência de combustível ao já de si eficiente motor diesel 2.0 EcoBlue da Ford.

Disponível nos formatos de Cabina Simples, Alongada e Dupla, o novo Ford Ranger integra, de série,tracção às quatro rodas e uma versão aprimorada do motor Ford EcoBlue de 2,0 litros,gerando uma melhoria de eficiência de combustível de 9 por cento,quando combinado com a nova transmissão automática de 10 velocidades. O leque de tecnologias de apoio à condução inclui, de série.Assistência Pré-Colisão com Detecção de Peões, e novas ferramentas,incluindo a tecnologia FordPass Connect, via modem integrado a bordo, permitindo aumentaras vertentes de conveniência e de produtividade. A gama Ranger também inclui o novo Ranger Raptor, a versão de mais elevada performance de sempre. Dotado de um motor 2.0 EcoBlue bi-turbo, com 213 cv, o Ranger Raptor exibe um estilo exterior mais agressivo e conta com um chassis optimizado pela Ford Performance, permitindo-lhe chegar a todo o lado e ter uma capacidade em offroad única.