Mercedes-Benz E 300de station: Uma combinação perfeita

12-01-2022

A renovada gama do Classe E mantém o caminho para a eletrificação traçado pela Mercedes. A nova carrinha E 300de junta um motor diesel de 4  cilindros, tão do agrado dos clientes fiéis à marca, com uma unidade elétrica de 122 cv numa combinação perfeita para o dia a dia e para os passeios em família.  

Com vista à eletrificação de toda a sua gama, a Mercedes-Benz segue um caminho diferente das restantes marcas e mantém o Diesel como opção muito válida nas variantes plug-in de modelos como o renovado Classe E. 

O Classe E não esquece os tradicionais (e são muitos) apreciadores de motores diesel e a versão 300de combina, precisamente, um motor eficiente, da mais recente geração, 2.0 de 194 cv e 400 Nm com uma unidade elétrica de 90kW/122 cv e 440 Nm, permitindo uma potência combinada de 306 cv e binário máximo de 700 Nm, sendo todo o sistema gerido por uma caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic.

Com especialistas e entusiastas ainda divididos quanto a virtudes e escolhas entre veículos 100 por cento elétricos e híbridos plug-in, o melhor dos dois mundos parece estar nesta segunda opção, com o Classe E 300de, aqui testado na versão station, a revelar-se como ótimo exemplo.

A bateria de iões de lítio kWh garante autonomia eléctrica em circuito normal até 60 km, segundo a marca, menos dez, durante o ensaio efetuado pelo Jornal da Região Online. 

Ora, esta será a autonomia suficiente para as deslocações de casa para o trabalho e para as pequenas deslocações, sendo que, em todos os percursos é possível, através das diferentes opções e modos de condução, poupar, reservar ou regenerar energia (nas desacelerações e travagens), utilizar apenas o motor de combustão ou os dois em conjunto. Enfim, uma gestão que requer algum treino na carga do pedal mas leva a um objetivo comum: a redução de consumos e de emissões.

Assim, em percursos mistos, e recorrendo apenas a três carregamentos domésticos (5 horas em tomada comum, 2 horas numa wallbox), foi possível percorrer cerca de 350 quilómetros, gastando apenas ¼ do tanque de combustível, com uma média final de 2,2 litros/100 km e uma taxa de utilização elétrica na ordem dos 170 km. Nada mau, portanto. 

Veja o Vídeo: 

Sem cuidados ou preocupações com consumos, quando os dois motores funcionam em conjunto, aparece então todo o potencial desta combinação e os 306 cv tornam esta carrinha num autêntica fera. 

A sensação é a de condução de um desportivo, pois apesar das duas toneladas que ostenta, esta é uma carrinha com chassis francamente melhorados, rigidez estrutural, precisão, equilíbrio e muito conforto na condução e uma sensação de segurança única, de resto, características presentes em todos os modelos da marca.

O sistema "Dynamic Select", que permite ajustar a resposta dos motores e a sua articulação, a atuação da caixa 9G-Tronic ou a assistência da direção, bem como os níveis eco e de utilização ou preservação da carga elétrica, dão ao condutor a possibilidade de escolher a forma como pretende enfrentar cada percurso.

Em estrada, o Classe E 300 de está equipado com os mais recentes sistemas de ajuda ao condutor, como o cruise control adaptativo, que permite manter a distância para o veículo da frente, permitindo nessa desaceleração regenerar carga para a bateria.

O novo volante integra sensores que detetam se o condutor não tem as mãos no volante, o que, depois de um aviso, poderá terminar numa assistência de travagem de emergência se o condutor continuar a não reagir.

 O Active Brake Assist pode travar de forma autónoma perante obstáculos inesperados, como veículos parados, peões ou animais na estrada.

Ainda no interior, renovado e com o requinte a que a Mercedes já nos habituou, os bancos combinam o conforto de referência da marca para longas viagens com o design vanguardista. 

A regulação adaptativa do banco do condutor é particularmente confortável: quando a altura do corpo é inserida no sistema através do ecrã multimédia ou da aplicação Mercedes me, o banco é regulado automaticamente para uma posição normalmente adequada, que apenas necessita de ser ajustada pelo condutor.

Enfim, uma panóplia de tecnologia e de novidades nesta nova geração Classe E que aqui resumimos:

Factos principais sobre a nova geração:

• Design mais dinâmico

- Linha exterior Avantgarde de série para o exterior

- Faróis dianteiros redesenhados (faróis full-LED de série, faróis MULTIBEAM LED disponíveis como opção)

- Farolins traseiros redesenhados

- Grelha do radiador e para-choques dianteiro redesenhados

• Sistemas de assistência à condução de nova geração, incluindo:

- Nova geração de volantes com capacidade de deteção da remoção das mãos do volante

- Active Distance Assist DISTRONIC com regulação da velocidade em função do percurso

- Active Stop-and-Go Assist

- Active Steering Assist

- Active Brake Assist; no Pack Driving Assistance agora também disponível com função de manobra de mudança de direção

- Active Blind Spot Assist - agora também com aviso de saída

- Pack Parking em conjunto com a câmara da 360°: nova vista lateral alargada e pela primeira vez estacionamento automático não só em lugares de estacionamento paralelos e perpendiculares ao eixo da estrada, mas também em áreas com lugares de estacionamento marcados.

• Ainda mais conforto no interior

- Dois ecrãs digitais de série (2 x 10.25 polegadas, ligados), cockpit panorâmico com dois ecrãs de 12.3 polegadas como equipamento opcional)

- MBUX com controlo por voz LINGUATRONIC (de série) e realidade aumentada

- Assistente Interior

- Função de controlo de conforto ENERGIZING com ENERGIZING COACH e PowerNap (nas versões híbridas plug-in)

- Bancos ativos ENERGIZING

• "E" como sinónimo de eficiência: eletrificação da cadeia cinemática

- Sete híbridos plug-in nas variantes Limousine e Station, com motores a gasolina e Diesel, com tração traseira ou tração integral

- Novo motor M 254: motor a gasolina de dois litros, quatro cilindros com motor de arranque/alternador integrado e sistema elétrico de bordo de 48 V, potência máxima de 200 + 15 kW, turbocompressor inovador com ligação de fluxo, compressor elétrico adicional (eVZ), camisas dos cilindros revestidas com tecnologia NANOSLIDE®, paredes dos cilindros CONICSHAPE®, variador de fase CAMTRONIC para controlar as válvulas de admissão

- Versões adicionais de motores e modos da transmissão off-road para a versão All-Terrain

Saiba mais sobre a nova geração Classe E: