Novo Renault Zoe: Autonomia reforçada permite condução sem stress
Reivindica autonomia próxima dos 400 km e apresenta agora um habitáculo mais moderno, com melhores materiais e equipamento reforçado. Na sua terceira geração o citadino elétrico da Renault está melhor do que nunca. Conduzir um Zoe já não é sinal de stress ou ansiedade, porque o destino fica logo ali.... (veja o vídeo).
Imagem de marca da Renault na aposta na mobilidade eléctrica, o Zoe foi dos primeiros modelos 100% livres de emissões a chegar ao mercado. Estávamos em 2012 e o utilitário francês começou a fazer a diferença no mercado. Hoje, já depois de uma atualização com reforço de autonomia (para 150 km) em 2015, o Zoe está melhor do que nunca.
Na sua terceira geração, lançada no final de 2019, o Renault Zoe assume-se como o utilitário eléctrico com maior autonomia do segmento. A marca anuncia 395 km, homologados em ciclo WTPL, que não ficam muito longe dos 352 km registados no ensaio efectuado pelo Regiaonline.
Foi, de resto, o ensaio mais concludente e satisfatório que realizámos a bordo de um modelo totalmente eléctrico, já que a ansiedade e o medo relativo à eventual limitação de autonomia nos percursos efectuados nunca estiveram presentes.
Durante uma semana realizámos percursos distintos, entre casa e a nossa redação, 50 km para cada lado, e também numa saída para mais longe num percurso entre Sintra, Setúbal, Arrábida e regresso à capital.
Sempre sem problemas de autonomia e com resposta e potência adequadas a todo o tipo de percursos e condições de trânsito que encontrámos.
Nos primeiros dias, apenas com deslocação casa-escritório (redacção) e com mais uns desvios para compras e café, fizemos 352 km, e só ao final do terceiro dia houve necessidade de realizar um carregamento num posto público. Aí, em apenas duas horas, conseguimos recuperar toda a capacidade energética do Zoe e partir para mais uma rodada de viagens.
Para além do reforço de 25% da capacidade da bateria, que passou de 41 para 52 kW, o segredo para alcançar o nível máximo de autonomia do Zoe está, obviamente, numa condução regrada e suave e no aproveitamento das descidas e desacelerações para, através de modo B da caixa de velocidades agora introduzido, promover a regeneração de energia.
Em modo ECO, o Zoe gasta ainda menos , mas a velocidade máxima fica limitada a 100 km/h, enquanto em modo normal o limite cifra-se nos 145 km/h . O binário máximo é de 245 Nm, o que permite arranques rápidos e uma acelçeração do zero aos 100 km/h em apenas 7,1 segundos.
Tudo com a máxima suavidade, em silêncio quase absoluto, num ambiente totalmente renovado. Isto porque, a par com o reforço de autonomia, é no interior que se verificam as principais mudanças operadas nesta terceira geração do Zoe. O habitáculo recebeu uma alteração profunda em termos de arqutectura, com a utilização de materiais e revestimentos de maior qualidade, muitos dos quais reciclados. Os bancos, com posição elevada, estão mais atractivos e confortáveis, mas é o tablier e o novo painel de instrumentos que mais copntribuem para a modernização do interior. O painel de instrumentos é agora digital, em todas das versões, surgindo o ecrã de 9,3´´colocado no topo da consola central de forma horizontal como opcional, já que de série o Zoe integra um painel de 7´´.
O volante é agora revestido a pele e integra novos comandos satélite.
No exterior, o Zoe apresenta uma secção dianteira mais pujante e arredondada, com novas luzes LED e faróis de nevoeiro emoldurados em cromado. As luzes e os "piscas" traseiros também acompanham a modernização operada no modelo.
Em suma, o Novo Renault ZOE tornou-se referência entre os automóveis elétricos. Uma proposta única no preço - disponível a partir de 23.690€* -, nos quase 400 quilómetros de autonomia que reivindica (norma WLTP em ciclo misto), bem como no facto de ser o automóvel elétrico do mercado que propõe mais e diferentes soluções de carregamento das baterias. Em relação ao antecessor, o Novo Renault ZOE também se distingue pelas mais modernas linhas exteriores e pela autêntica revolução operada no habitáculo, com novo design, novos materiais (muitos deles resultantes de reciclagem) e uma impressionante lista de equipamentos tecnológicos e de segurança.
*Em regime de aluguer da bateria da versão Z.E. 40, com o motor R110. Com a bateria incluída, o valor é de 31.990€. Com o novo motor R135, associado à bateria Z.E. 50, o Novo Renault ZOE poderá ser adquirido a partir de 26.190€ (em regime de aluguer da bateria) ou de 34.990€ (bateria incluída).
Em janeiro, com 230 unidades vendidas, o Novo ZOE liderou a tabela de vendas de automóveis elétricos, em Portugal, num segmento que registou um crescimento de 35 por cento em relação ao período homólogo de 2019.
Um resultado que, como afirma Fabrice Crevola, administrador delegado da Renault Portugal, "resulta do reconhecimento dos portugueses por um produto que é verdadeiramente ímpar: nenhum outro automóvel elétrico oferece tanto por tão pouco! O Renault ZOE é o símbolo da democratização dos elétricos e a inquestionável referência entre os automóveis zero emissões acessíveis".
Como admite Fabrice Crevola, "e é com expetativa que vamos acompanhar o evoluir das vendas nos próximos meses, até para percebermos o eventual impacto do ECO-Plan, o programa que apresentámos há cerca de duas semanas".
Na realidade, depois de 22 anos consecutivos de liderança automóvel, o ECO-Plan é a inovadora e ambiciosa proposta da Renault para uma mobilidade mais sustentável em Portugal, assente em cinco planos: ECO Abate, Classe Zero, ECO Charge, ECO Tour e ECO Mobility. Financiar a renovação do parque automóvel com mais de 12 anos e com isso contribuir para uma mobilidade mais sustentável e maior segurança nas estradas, oferta de uma Via Verde com um carregamento no valor de 200€ para os proprietários do Renault ZOE, instalação de 60 pontos de carregamento de automóveis elétricos, iniciativas de divulgação e de esclarecimento da mobilidade elétrica, bem como oferta de soluções de aluguer operacional também para clientes particulares (transversal a toda a gama Renault e Dacia de ligeiros de passageiros), são alguns dos pressupostos do revolucionário Renault ECO-Plan.