Volvo XC40: O mais pequeno dos SUV suecos é campeão de prémios e vendas. Saiba porquê:

03-07-2020

O mais premiado modelo da história da Volvo, galardoado em 2018 com os títulos de Carro do Ano a nível europeu e mundial continua a somar troféus. Voltámos a bordo de um XC40, desta vez na versão T4 R-Design para comprovar o espírito conquistador do modelo sueco.

O Volvo XC40 foi recentemente galardoado como Best Compact SUV na Ucrânia, Premium Compact SUV of the Year em Israel e com o prestigiado troféu britânico New Car of the Year da Motor Trader Awards. O júri deste último distinguiu o XC40 pelo seu design, nível de equipamento e performance dinâmica aliados a uma qualidade de construção e nível de segurança ímpar.

Nesta versão T4 R-Design, mais desportiva, equipada com o bloco de três cilindros e 1477 cm3, mas com incríveis 190 cavalos, fica patente toda a evolução e aposta da marca em motores a gasolina de pequeno porte mas de alta eficiência. Contudo, há que dizê-lo, os níveis de consumo, embora aceitáveis para um carro com estas características e nível e potência, podem ser desmotivantes para o cliente português, mercê do preço proibitivo dos combustíveis (leia-se gasolina) por via da carga fiscal que suportam.

A Volvo anuncia para esta versão do motor T4 um consumo combinado de 7,7 l/100 km, valor a que só conseguimos chegar nos ensaios realizados quando rolámos em estrada aberta a uma velocidade constante de 90-100 km/hora, registando uma média ponderada (estrada, auto-estrada, cidade e campo) na ordem dos 8,9 l/100 km. Um valor que parece elevado, mas que para um SUV com esta potência tem de ser considerado aceitável.

De resto, o apetite mais voraz do motor 1.5 de 190 cv é compensado pelo prazer de condução oferecido, pela pronta resposta a todas as solicitações, independentemente do modo de condução escolhida (Eco, Conforto, Dinâmica ou Off-Road).

Com o Diesel cada vez mais em desuso e sujeito a nova penalização fiscal anunciada para novos compradores, apesar dos valores de consumo aparentemente elevados, a opção gasolina proposta pela Volvo mostra-se mais vantajosa para a maioria dos clientes particulares do que a teimosia pelo Diesel, compensador sim para empresas, frotas e para os que fazem muitos, mas mesmo muitos quilómetros. (Nota: estamos a ter em conta apenas as motorizações tradicionais, reservando para mais tarde uma opinião sobre as opções PHEV e 100% elétricas da Volvo).

Factor igualmente determinante para o balanço muito positivo que fazemos deste modelo tem a ver não só com o conforto a bordo, mas sobretudo com o nível de segurança que a Volvo oferece aos seus condutores e passageiros.

Entre os inúmeros sistemas de segurança a bordo, temos o City Safety (veja o vídeo), o sistema automático de travagem de emergência (AEB) que deteta peões, ciclistas, animais e outros obstáculos na via agilizando o sistema de travagem para os evitar. O mesmo acontece quando nos distraímos no trânsito citadino e não reparamos a tempo na travagem brusca da viatura que circula à nossa frente. Pois o AEB faz tudo por nossa conta. Foi o que nos aconteceu em plena Av. 24 de Julho, em Lisboa, em hora de ponta, quando o Volvo travou literalmente sozinho evitando o embate no tuk-tuk que seguia à nossa frente."Ufa! Desta livrámo-nos e o sistema foi devidamente testado e com nota 20!

Além disso ainda temos o "Oncoming Lane Mitigation", que avisa caso estejamos a sair de faixa ou em direção a um veículo que venha em sentido contrário, ajudando a voltar em segurança para uma trajetória ideal, simbolizando um pouco daquilo que será a condução autónoma do futuro.

O nível de equipamento, o requinte do habitáculo e o conforto a bordo, aliados ao design moderno e sofisticado fazem deste um caso de sucesso no completo portfólio da gama SUV da Volvo, mais apetecível, sem dúvida, para quem não gosta de imensidão de tamanho dos irmãos mais velhos XC60, XC70 e XC90.

Ficamos a aguardar pelas versões electrificadas que, certamente, constituem mais uma pedrada no charco, sem o "handicap" dos consumos elevados, único ponto negativo registado nesta versão T4 1.5 de 190 cv.

Paulo Parracho